Brutalidade

Preso em São Luís mais um envolvido em ''tribunal do crime''

Criminoso filmava e divulgava em rede social as ações de julgamento de facções criminosas

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Matheus dos Santos Barbosa que foi preso em São Luús
Matheus dos Santos Barbosa que foi preso em São Luús (Matheus)

SÃO LUÍS - Em cumprimento a mandado de prisão preventiva, foi capturado Matheus dos Santos Barbosa, conhecido como “Macaco”, durante a segunda-feira, 29, após diligências da Seccional Sul. Ele era foragido por ter participado da tentativa de homicídio contra Edrick Melo Oliveira, o “Alma”, em um “tribunal do crime”. A vítima recebeu diversos golpes de facão no pescoço, mas, milagrosamente, sobreviveu e desapareceu após receber alta do hospital.

O delegado Marcone Matos, titular do 16º Distrito Policial (DP), Vila Embratel, declarou que o mandado de prisão contra “Macaco” é referente aos crimes de tentativa de homicídio qualificado e organização criminosa. Matheus dos Santos foi localizado no fim da tarde, perto das 17h, naquela região, onde Edrick Melo quase foi executado depois de receber golpes de facão no pescoço. Outros envolvidos no caso continuam sendo procurados pelas forças policiais.

Outro preso

Um dos suspeitos do crime, Ihugi dos Santos da Costa, conhecido como “Iugi ou Chinês”, foi capturado na tarde do último dia 19 de dezembro, perto de sua casa, na Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga. O 16º DP apurou que ele ordenou e também participou da tentativa de homicídio contra Edrick Melo Oliveira. O criminoso é considerado líder de uma facção que instaurou o “tribunal do crime” contra “Alma”.

Segundo informado pelo delegado Marcone Matos, Ihugi dos Santos foi localizado logo nas primeiras horas da tarde daquele dia, por volta das 13h, quando caminhava nas proximidades de sua residência. Os policiais civis, na oportunidade, deram cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de “Chinês”, tido como “torre” de uma facção criminosa que predomina naquela região.

O crime

De acordo com o titular do 16º DP, Edrick Melo foi “decretado” pela facção depois que matou, sem autorização da liderança, outro faccionado, na Vila Embratel, com golpes de faca, após uma bebedeira entre ambos. Sob domínio dos comparsas, “Alma” foi conduzido até um matagal da região, por trás de um lava a jato. Dentro do mato, ele foi jogado no chão, momento em que foi atingido por vários golpes de facão no pescoço. O objetivo dos autores era decapitá-lo.

A ação foi filmada e divulgada nas redes sociais pelos envolvidos. A gravação, inclusive, foi anexada ao inquérito policial. O delegado Marcone Matos explicou que a pessoa que aparece cortando o pescoço da vítima é um adolescente. “Nesse momento, Ihugi estava observando tudo ao vivo. Ele presenciou a cena. Sabemos disso por meio da investigação”, declarou o titular da Delegacia da Vila Embratel.

O delegado disse que, de forma surpreendente, “Alma” sobreviveu aos violentos golpes. Ele foi levado por desconhecidos ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1). Depois de alguns dias, recebeu alta e, desde então, sumiu. Conforme Marcone Matos, Edrick também é foragido da Justiça pela morte do faccionado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.