PRAIAS SUJAS

Com língua negra, banho de mar pode não dar sorte no Réveillon

Situação foi observada quatro vezes durante o ano de 2019; problema reflete nas condições de balneabilidade das praias, que possuem apenas quatro pontos próprios para banho na Região Metropolitana de São Luís

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]A língua negra voltou a ser vista na Avenida Litorânea, em São Luís, e preocupar banhistas e frequentadores da orla da cidade no último dia de 2019. De acordo com o mais recente laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), as praias de São Marcos e do Meio são as únicas apropriadas para banho na capital e região metropolitana. Segundo o órgão, apenas dois pontos em cada uma das praias apresentaram condições favoráveis ao banho e lazer. Ludovicenses e visitantes que mantêm a tradição de tomar banho de mar no primeiro dia do ano precisam estar atentos para que o costume não gere problemas de saúde.

A mancha de sujeira, denominada como língua negra por especialistas, foi vista pela quarta vez neste ano, na manhã de ontem, 31, na Praia de Calhau, próximo ao parquinho localizado na Avenida Litorânea. A situação, decorrente do despejo de esgoto no Rio Calhau, havia sido observada pela última vez há pouco mais de uma semana, no último dia 23 de dezembro, nas praias de São Marcos e entre o Caolho e Olho d’Água, quando foi noticiada por O Estado. Na ocasião, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que a obra de esgotamento sanitário para interceptação de esgotos na Bacia do Rio Calhau está em andamento com 95% da execução realizada.

No entanto, a presença cada vez mais constante do líquido preocupa quem buscou a orla da capital como ponto para passar a virada de ano, como a turista goiana Cacilda Santana. “É muito triste ver esse tipo de coisa, porque a gente que vive em cidades que não têm praias, vêm à São Luís com a intenção de desfrutar dessa maravilha da natureza e quando chega se depara com esse braço de esgoto sendo despejado no mar”, lamentou.

Balneabilidade
Apesar de ser visto em duas praias, o problema pode ter reflexos toda orla que, de acordo com o último laudo de balneabilidade disponibilizado pela Sema, possui apenas quatro pontos – dos 21 analisados – próprios para banho, sendo dois localizados na Praia de São Marcos, em frente aos bares do Chef e Marlene’s e Barraca da Marcela, e outros dois na Praia do Meio, em São José de Ribamar, em frente ao Bar do Capiau e ao Bar da Praia.

Uma notícia nada agradável para quem mantém o costume de pular sete ondas ou tomar banho de mar com o intuito de renovar as energias para o novo ano. Isto porque, de acordo com especialistas, as condições das águas podem oferecer risco à saúde humana, causando, por exemplo, gastroenterites, que podem ser provocadas por bactérias ou protozoários, como as amebas, ou por vírus, como o rotavírus e o norovírus. Esses micro-organismos entram no corpo em contato com a água contaminada e pode desencadear vômito, diarreia, cólicas, febre e até sangue nas fezes.

“O efeito no homem é acumulativo, em logo prazo pode gerar problemas neurológicos e motores. Em curto prazo, a poluição pode gerar problemas que variam de dermatites à intoxicação, sendo os problemas de pele mais prováveis em relação ao banho em águas impróprias e, em casos mais complexos, infecção intestinal, que também pode ocorrer pela ingestão dos sais que compõem a água do mar”, esclareceu o biólogo Jorge Luiz Nunes.

[e-s001]Mais sujeira
Além da poluição causada pelo despejamento de esgoto na orla, muita sujeira chegou às praias carregadas pelas chuvas. Na Praia do Caolho, na Avenida Litorânea, diversos tipos de resíduos como garrafas plásticas, latinhas de alumínio, copos descartáveis, galhos de árvore, entre outros, foram levadas à faixa de areia pela maré. A situação é resultado do descarte incorreto de resíduos em toda a cidade.

Confira os pontos

Pontos impróprios
Praia da Ponta d’Areia

- Ao lado do Forte de Santo Antônio
- Atrás do Hotel Praia Mar
- Atrás do Bar do Dodô
- Em frente a Praça de Apoio ao Banhista
- Em frente ao Edifício Herbene Regadas
- Em frente ao Hotel Brisamar
Praia de São Marcos
- Em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar
- Em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo
- Foz do Rio Calhau
Praia do Calhau
- À direita da elevatória II da CAEMA
- Em frente a Pousada Tambaú
- Em frente ao Bar Malibu
Praia do Olho d’Água
- À direita da Elevatória Pimenta I
- À direita da Elevatória Iemanjá II Praia do Araçagi
- Em frente ao Fátima’s Bar
- Em frente ao Bar Novo Point
- Em frente ao Bar do Isaac

Pontos próprios
Praia de São Marcos

- Em frente aos bares Do Chef e Marlene’s
- Em frente a Barraca da Marcela
Praia do Meio
- Em frente ao Bar do Capiau
- Em frente ao Bar da Praia

NÚMEROS

6 praias analisadas

17 pontos impróprios

4 próprios

SAIBA MAIS

Balneabilidade

A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada por meio da coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação de indicadores coliformes termotolerantes.

Como são feitos os testes

Os testes de balneabilidade são simples e são feitos por amostragens. Biólogos retiram do mar amostras da água em diferentes pontos da praia e em diferentes profundidades. Estas amostras são levadas para os laboratórios especializados, onde são feitas as contagens de bactérias fecais presentes nas amostras – que não pode ser superior a 100 enterococcus (gênero de bactéria) por 100 ml – e, então, é determinado se a praia está apropriada ou não para o banho. Porém, este resultado não é obtido somente por uma medição. São apurados os resultados de cinco medições realizadas durante uma semana para obter o laudo. Se em duas destas medições o número de bactérias for maior que o determinado como seguro, a praia é considerada imprópria para banho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.