Segurança

Policiamento será reforçado na região metropolitana para o Réveillon

Para o reforço, serão deslocados cerca de 800 policiais militares. O policiamento também será feito nos terminais de integração

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Polícia Militar promete reforço para as festas na orla marítima esta ano
Polícia Militar promete reforço para as festas na orla marítima esta ano (Policiamento)

SÃO LUÍS - Para as festas de fim de ano, o policiamento será reforçado em vários pontos da região metropolitana de São Luís, incluindo a orla marítima, como as praias do Olho d’Água e Avenida Litorânea, onde há uma grande concentração de pessoas para comemorar a passagem para 2020. Aproximadamente 800 policiais militares atuarão em várias modalidades. O objetivo é proporcionar um Réveillon tranquilo para a população. Os plantões de Polícia Civil também serão preparados para receber as ocorrências.

De acordo com o coronel Ismael Fonseca, comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, o planejamento para o policiamento ostensivo não somente na Grande Ilha, como no interior maranhense, foi realizado a partir do momento em que as prefeituras e o Governo do Estado definiram os eventos que ocorrerão durante o Réveillon. Como o oficial frisou, cerca de 800 policiais militares, de várias unidades, atuarão nessas abordagens e patrulhamentos.

“Todos os batalhões e demais unidades estarão mobilizadas para esse reforço. Do total do contingente, 490 farão os patrulhamentos a pé, da Ponta d’Areia até o município de São José de Ribamar, para garantir a segurança no fim de ano”, explicou o coronel Ismael Fonseca. Segundo esclareceu o comandante geral da PMMA, o policiamento será feito em várias modalidades, como montado, por meio do Esquadrão de Polícia Montada (EPMont), conhecida como cavalaria, e motorizado, por meio das viaturas.

Fiscalização abrangente

Conforme o oficial, o policiamento não se resumirá à orla marítima, pois os militares também estarão presentes nos terminais de integração, onde há um grande fluxo de pessoas. “Nos terminais, existe uma confluência grande de passageiros que embarcam em ônibus para comemorar as festividades em outros pontos da ilha. Então, o reforço também será estendido para esses locais, para evitar assaltos e outros delitos”, pontuou Ismael Fonseca.

Além disso, de acordo com o comandante geral, o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário (BPRv) se posicionará em pontos estratégicos da região metropolitana, para montar blitzes. O objetivo, como destacou Ismael Fonseca, é coibir que as pessoas dirijam ao volante. “Vamos focar nesse consumo excessivo de álcool, que, infelizmente, acontece muito”, ressaltou o oficial da corporação.

O comandante da PMMA orientou os condutores a optarem por meios de transportes alternativos, como táxis e aplicativos, para evitar colocar em risco a própria vida e a de terceiros. “O importante é que as pessoas terminem o ano seguras e iniciem outro melhor ainda, sem ter multas ou veículos apreendidos”, declarou o coronel Ismael Fonseca.

Outros apoios

Para o policiamento ostensivo, em conjunto com as guarnições de área, atuarão as equipes especializadas, como o Batalhão Tiradentes, a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), o Batalhão de Choque e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/MA). Os policiais por terra serão auxiliados por equipes em helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), que irão sobrevoar toda a ilha, nos principais pontos de festas.

As festividades de fim de ano são marcadas por vários crimes, como furtos (arrombamentos de veículos) e roubos, além de confusões, com registros de brigas violentas nessas festas, quando as pessoas estão, geralmente, sob efeito de álcool. As forças policiais pretendem evitar esse tipo de situação ou intervir rapidamente quando ocorrerem esses desentendimentos antes e depois da soltura dos fogos de artifício, conforme o coronel Ismael Fonseca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.