Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Primeiro cortejo de Carnaval

Amanhã, primeiro dia do novo ano, será dado o pontapé para a temporada pré-carnavalesca em São Luís. Sairá às ruas a charanga Máquina de Descascar Alho, ao cair da tarde, com concentração na Praça Estação da Máquina, no Morro do Querosene, na Madre Deus. Acompanhada do bloco Fuzileiros da Fuzarca, o animado bloco percorrerá as ruas do bairro e, ao término do percurso, retornará ao Morro, para com andar a primeira edição do ano do projeto “Tribuna do Samba”.

OCÂNCER de pele causado pela radiação solar é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Diversas campanhas e alertas médicos sempre lembram que a exposição excessiva ao sol, pode causar sérios danos à saúde da pele. A marca de dermocosméticos Biomarine aderiu à campanha Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer de pele e alerta as pessoas sobre os riscos da exposição ao sol. Na foto, Giselle Pereira, que comanda a loja de dermocosméticos Biomarine, entre Dé Cavalcante e Lorena Bessani
OCÂNCER de pele causado pela radiação solar é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Diversas campanhas e alertas médicos sempre lembram que a exposição excessiva ao sol, pode causar sérios danos à saúde da pele. A marca de dermocosméticos Biomarine aderiu à campanha Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer de pele e alerta as pessoas sobre os riscos da exposição ao sol. Na foto, Giselle Pereira, que comanda a loja de dermocosméticos Biomarine, entre Dé Cavalcante e Lorena Bessani

É hoje no Poty
Mais de 3 mil pessoas estão sendo esperadas hoje no Rio Poty Hotel para a maior festa da virada nesta cidade: o Réveillon Del Mar, que terá como atração principal o sambista Xande de Pilares, considerado um dos mais animados da atualidade.
Autor do grande sucesso “Tá Escrito”, que este ano foi tema de abertura da novela “A Dona do Pedaço”, da Rede Globo, Xande trará um show completo e tocará os hits dos seus consagrados álbuns solo, tais sejam, “Perseverança”, lançado em 2014, e “Esse Menino Sou Eu”, de 2017.
Sobre o Réveillon no Rio Poty, a sensação lançada nesta última semana é o Espaço Del Mar Ouro que, além de já ser apontado como o que vai reunir mais gente badalada da sociedade por metro quadrado, conta com o total apoio desta coluna.
Proporcionando muito mais conforto, com ambiente climatizado, o espaço Del Mar Ouro – que tem lugares limitadíssimos – é um espaço all inclusive, com espumante da melhor referência e whisky de 12 anos.

Alguns avanços
O ano de 2019 vai saindo de cena com alguns inegáveis avanços do ponto de vista econômico para o Brasil.
Depois de mais de 20 anos de discussões, a Reforma da Previdência foi finalmente aprovada, trazendo perspectivas melhores para as contas públicas nos próximos anos.
A inflação se manteve em níveis bastante comportados e a taxa de juros fecha o ano em 4,5%, patamar inimaginável há bem pouco tempo.

Alguns avanços 2
Além disso, os indicadores econômicos divulgados nos últimos meses apontam para uma aceleração da recuperação da atividade econômica, ou seja, algo fundamental para que seja possível minimizar uma das nossas maiores mazelas atualmente.
Qual? A ainda alta taxa de desemprego.
Mas, também, houve muita frustração. A começar pelo próprio crescimento econômico, estimado em janeiro pelos economistas em algo em torno de 2,5%, mas que deve ficar mesmo pouco acima de 1%.

Revista científica
Já disponível, online, a revista TICs & EaD em Foco, publicação científica do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão.
É focada em compartilhar trabalhos que destacam a pesquisa, o desenvolvimento e as práticas da Educação à Distância e das Tecnologias de Informação e Comunicação com impacto positivo no ensino e na aprendizagem.
A revista reúne artigos que tratam da aprendizagem mediada pelas tecnologias e pelo uso de metodologias ativas. São pesquisas e relatos de experiência que exploram cenários de ensino-aprendizagem diversos, até mesmo fora do ambiente acadêmico tradicional.

Bailinho em Barreirinhas
O show “Nosso Bailinho” animará a festa de Réveillon do Gran Lençóis Flat Residence, em Barreirinhas. A banda é formada pelos cantores Emanuel de Jesus, Luciana Pinheiro, Marco Duailibe e Natália Coelho, sendo uma das atrações mais charmosas e solicitadas do pré-Carnaval maranhense.
Marchinha, frevo, samba e diversos outros ritmos integram o repertório do show carnavalesco do grupo, que estreou em 2016 com sucesso de público.
Trata-se de uma viagem musical em que os artistas resgatam sucessos dos mais diferentes gêneros, indo de Sidney Magal a Glória Gaynor.
O colorido do figurino e as performances musicais tornam o show mais atraente e, por onde passa, o projeto agita o público, que dança, canta e pede bis.

Em Barreirinhas, com a família e alguns amigos, para passar o Réveillon, o vereador André Jardins, de Presidente Dutra, encontrou o amigo Manoel Ribeiro, que igualmente optou pelos Lençóis Maranhenses para a festa da virada
Em Barreirinhas, com a família e alguns amigos, para passar o Réveillon, o vereador André Jardins, de Presidente Dutra, encontrou o amigo Manoel Ribeiro, que igualmente optou pelos Lençóis Maranhenses para a festa da virada

TRIVIAL VARIADO

As agências bancárias estarão fechadas para o atendimento ao público nesta terça-feira e no feriado de amanhã.

Um cortejo de bois em comemoração ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conquistado neste mês de dezembro, foi realizado ontem, na Praça João Lisboa, com exibição do vídeo apresentado à Unesco para a defesa do mesmo.

Inaugurada no início de dezembro, na Avenida dos Holandeses, a Boss Barbearia tem agradado a ala masculina com seu atendimento associado à música ao vivo, serviço de bar e a outros atrativos.

Modalidade de crédito com taxas que quadruplicam uma dívida em 12 meses, o cheque especial terá juros limitados a partir da próxima segunda-feira. Os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano.

A inércia de muitos gestores demonstra que a relação do poder público com os cidadãos é de descaso, desrespeito e, muitas vezes, de abuso.

O Congresso Nacional prestaria um serviço se tornasse as punições mais rigorosas do que as aplicadas hoje.

DE RELANCE

Ano de eleições
A partir de amanhã, eleitores, partidos e candidatos deverão estar atentos ao calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições municipais de 2020, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Pelo calendário eleitoral aprovado pela Corte, todas as pessoas envolvidas no pleito devem respeitar regras e prazos para garantir a realização da votação. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo, no dia 25 do mesmo mês.

Juiz de Garantias
Um dos assuntos polêmicos de 2019 foi a criação do Juiz de Garantias. No Maranhão, por determinação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Figueiredo, foi criada uma Comissão de Estudo para analisá-la. A Comissão será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda das inviolabilidades pessoais. É que, considerando o prazo de 30 dias estabelecido para que a lei que cria o Juiz de Garantias entre em vigor, o Poder Judiciário maranhense manifesta a sua preocupação com a aplicabilidade da medida em tempo tão exíguo.

Novo horário
A partir desta quinta-feira, os cidadãos que precisarem dos serviços da unidade Procon/VIVA do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, deverão ficar atentos ao novo horário de funcionamento. O atendimento, que antes acontecia de segunda a quinta e aos sábados e domingos, passará a ser de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, com emissão de senhas até as 21h, e aos sábados, das 13h às 19h, com emissão de senhas até às 18h.

Dez horas de música
No Blue Tree Towers Hotel, no Calhau, os dois palcos do Réveillon Sunrise receberão, hoje, Avine Vinny, Luís Marcelo & Gabriel, Michael Wesley, Os Parças, Thalles Lessa, Bruno Shinoda, DJ Arsênio Filho, Diógenes, Crasy Monkeys, Amanda Tavares, Habibe e Blemes. Serão três ambientes e dez horas de música.

Na Cozinha Massari
No Olho d’Água, mais precisamente na Cozinha Massari, haverá uma festa de Réveillon somente para 250 pessoas, que terão direito a um cardápio com entrada, ceia, mesa de frutas e caldos na madrugada. As atrações musicais serão DJ Ksyfux, Black Brasil SLZ, Jhorge Araújo e Tássia Campos.

Maiara e Maraísa
As irmãs gêmeas Maiara e Maraísa, atrações principais do Réveillon Villa Reale, celebram aniversário hoje, na festa da virada em São Luís, com direito a bolo e tudo mais. Elas prometem fazer um show histórico. As meninas são donas dos hits “Medo bobo”, “Sorte que cê beija bem”, “Aí eu bebo”, “No Dia Do Seu Casamento”, “Quem ensinou fui eu” e “10%”, entre outros sucessos.

Virada no Rio
Muita gente debandou de São Luís para festejar a chegada de 2020 no Rio. Lá, a programação contará com atrações nacionais, como a bateria da Escola de Samba da Mangueira, Ferrugem, Diogo Nogueira e DJ Marlboro. Isto sem falar no tradicional show pirotécnico na Baía de Guanabara. O palco principal ficará localizado em frente ao Copacabana Palace e terá uma boa mistura de ritmos musicais. Os palcos restantes ficarão situados no Leme, na altura da Rua Santa Clara, e próximo ao Posto 6.

Para os professores
O reajuste do piso nacional dos professores deve ser de 12,84%, em relação ao valor definido para 2019. Segundo previsão da Confederação Nacional de Municípios, com base na nova estimativa de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o valor mínimo do magistério passa de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15, em janeiro de 2020. A entidade alerta para os impactos às finanças municipais e
atua há anos junto ao Legislativo e ao Executivo para alterar o critério de reajuste.

Para escrever na pedra:
“Jamais haverá ano novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.