COMEMORAÇÃO

Patrimônio cultural: cortejo vai celebrar título ao Bumba Meu Boi

Comemoração acontece no fim da tarde desta segunda-feira, 30, no Centro, com cortejo e apresentações; grupos de todos os sotaques devem participar da festa, que celebra o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Grupos de Bumba meu boi de todos os sotaques farão cortejo para celebrar título concedido pela Unesco
Grupos de Bumba meu boi de todos os sotaques farão cortejo para celebrar título concedido pela Unesco (Bumba meu boi)

Mais de 20 grupos de Bumba meu boi participam, hoje (30), de um cortejo pelas ruas do centro de São Luís para comemorar o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na primeira quinzena de dezembro. O cortejo tem concentração na Praça João Lisboa e encerramento na Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro.

A festa faz parte da programação do Réveillon do Maranhão, iniciada no último sábado (28). Além disso, foi a forma escolhida para comemorar e homenagear a manifestação que, atualmente, representa mais um patrimônio cultural imaterial da humanidade, de São Luís. A festa está marcada para iniciar-se às 16h, na Praça João Lisboa, no Centro. De lá, os grupos seguem em cortejo, a partir das 17h, pela Rua Grande até a Praça Deodoro, onde se apresentam por volta das 19h em frente a Biblioteca Benedito Leite. Estarão representados grupos de costa de mão, zabumba, da Baixada, orquestra e matraca.

O título
No dia 11 deste mês, o Bumba meu boi do Maranhão foi escolhido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em reunião realizada em Bogotá, na Colômbia. Em 2011, a manifestação artística já havia sido reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

O título foi dado a todo o complexo cultural que constitui o Bumba meu boi, já que congrega diversos valores e atividades: performances dramáticas, musicais e coreográcas e elementos materiais, como artesanatos, bordados do couro do boi, instrumentos musicais, indumentárias dos personagens, entre outros. Sob forte inuência do catolicismo, o Bumba meu boi é considerado a manifestação mais importante da cultura popular do Maranhão e está diretamente relacionado à devoção aos santos juninos (Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal) e aos cultos religiosos afro-brasileiros do Maranhão, como o Terecô e o Tambor de Mina.

O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão
Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, a manifestação envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal. O Bumba meu boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega diversos bens culturais associados, como as performances dramáticas, musicais e coreográficas, associadas aos bordados do boi e à confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. De um modo geral, o auto do Bumba meu boi é apresentado como a morte e a ressurreição de um boi especial. As apresentações cômicas são feitas com grande participação do público e são entremeadas por toadas curtas contando a história sobre um boi precioso e querido pelo seu amo e pelos vaqueiros.

Pai Francisco, o escravo de confiança do patrão, mata e arranca a língua do boi para satisfazer os desejos de grávida de sua esposa, Mãe Catirina. O crime de Pai Francisco é descoberto e por isso ele é perseguido pelos vaqueiros da fazenda, caboclos guerreiros e os índios. Quando preso, são infligidos terríveis castigos e, para não morrer, Pai Francisco se vê forçado a ressuscitar o animal. É quando o doutor entra em cena para ajudar a trazer à vida o boi precioso, que, ao voltar, urra. Todos, então, cantam e dançam em comemoração.

SAIBA MAIS

O quê: Cortejo de grupos de Bumba-Meu-Boi em comemoração ao título de patrimônio cultural imaterial da humanidade, concedido pela Unesco.

Quando: Hoje (30), a partir das 16h.

Onde: Concentração na Praça João Lisboa e encerramento na Praça Deodoro, no Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.