ANO NOVO

Orla de São Luís está preparada para festas de virada do ano

Daniela Mercury comandará a festa na Avenida Litorânea; evento é oportunidade para quem deseja iniciar o ano com positividade; celebrações religiosas também acontecerão, a umbanda no Olho d'Água e evangélica, na Beira-Mar

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]As festas de Ano Novo serão realizadas amanhã (31) e a orla de São Luís já está pronta para recepcionar as milhares de pessoas que mantêm viva a tradição de celebrar o Réveillon à beira-mar. Ocasião será de diversão e, também, de muito trabalho para vendedores ambulantes que atuarão na Avenida Litorânea. Festas públicas, privadas e religiosas serão realizadas nas principais praias da capital maranhense com programação diversa.

Às vésperas da virada de ano, o cenário das praias de São Luís já é diferenciado. Além da movimentação mais intensa que o de costume, as estruturas de palco, arquibancada, entre outros, já demonstram que a celebração será boa na orla da capital. Na Avenida Litorânea, acompanhado pelo ar festivo, há a expectativa de renda extra, por parte dos vendedores ambulantes, durante a festa de recepção do novo ano.

Para Natália Barbosa Maciel, vendedora de água de coco, a temporada é uma excelente oportunidade para quem não possui emprego formal e tem as bancas como fonte de renda familiar. Segundo ela, a movimentação mais intensa já se reflete nas vendas e a intenção é iniciar 2020 com saldo positivo nas finanças, com o lucro que pretende alcançar durante o Réveillon.

“A nossa expectativa é grande e, para alcançá-la, a gente tem estratégias para conquistar o público. Tratar todos com educação, manter a banca limpa, manter cocos frescos e gelados, por exemplo. Como a concorrência aumenta nesses dias, a gente tenta dar o nosso melhor e ser diferenciado no atendimento mesmo. Com fé em Jesus vamos entrar o ano novo com saldo positivo”, declarou a vendedora.

Assim como ela, outras pessoas disponibilizarão produtos e serviços durante a festa, muitos já atuam na orla, outros vão especificamente para a festa e, para garantir o espaço, iniciaram a marcação das barracas há cerca de um mês, como foi o caso do vendedor ambulante Cristóvão Gonçalves. Ele venderá espetinhos e contará com o auxílio de toda a família para conquistar a renda extra.

“Eu venho para a Avenida Litorânea há uns três anos e as vendas são sempre muito boas. As pessoas se divertem e, para isso, precisam se alimentar também e é aí que encontramos uma oportunidade. Eu, minha esposa e meus dois filhos formamos uma equipe para garantir que tudo esteja sob controle e, também, comemoramos a virada de ano juntos”, contou.

[e-s001]A festa
Para receber o ano novo, uma grande estrutura de palco, luz e som está sendo montada na Avenida Litorânea. É nessa estrutura que, na terça-feira, 31, será realizada a festa Réveillon do Maranhão 2020, com show da cantora baiana Daniela Mercury, que promete animar maranhenses e turistas durante a contagem regressiva da virada do ano. “Vou fazer um réveillon com alegria, um show especial com minha banda completa, bailarinos, pra gente virar o ano com toda energia positiva”, garante Daniela.

A cantora sobe ao palco às 23h mas, antes dela, a DJ Vanessa Serra, Márcio Guimarães, Michael Wesley e o grupo Feijoada Completa animam a festa. A partir de 1h20 do dia 1º, será a vez da Banda My Love subir ao palco e encerrar o show da virada 2020.

Réveillon Umbandista
A Festa de Iemanjá, realizada há 72 anos na virada de ano, acontece, neste ano, em um novo local, devido às obras de extensão da Avenida Litorânea, mas permanecem na praia do Olho d’Água. Segundo os organizadores, os tambores e cabaças rufarão para saudar 2020 pedindo muita paz, saúde e prosperidade para toda humanidade.

A popularidade de Iemanjá, sempre descrita com palavras de afeto mesmo por aqueles que não praticam as religiões de matriz africana, fez dela a divindade mais festejada em todo o Brasil. Em São Luís, a data da festa - realizada ao final do ano na Praia do Olho d'Água - foi escolhida por força do sincretismo de Iemanjá com Nossa Senhora da Conceição, reverenciada em 8 de dezembro. Isso também explica as diferentes datas nas quais a divindade é celebrada pelo país.

Iemanjá representa a função social da maternidade e é considerada mãe de todos os orixás. As tendas que darão suporte a festa já começaram ser montadas e a previsão é que até o domingo já esteja tudo pronto.

Contando com a participação de milhares de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana de diversos pontos da ilha e do interior, as homenagens à Rainha do Mar iniciam a partir das 21h, com o rufar dos tambores, seguidas por estouro de fogos de artifícios e entrega de oferendas e perfumes, à meia-noite, e se estenderão até o amanhecer do primeiro dia de 2020 numa grande demonstração de fé e compromisso com as tradições herdadas de nossos ancestrais.

A festa é organizada pela Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Estado do Maranhão (FUCABMA) em parceria com o vereador e pai de santo Astro de Ogum, vice-presidente da Câmara de São Luís, que há 25 coordena a celebração.

Réveillon Cristão
A banda Som e Louvor, os cantores Gabriela Rocha, Maurício Paes e Nicoleti, o pastor Célio Santana e ainda artistas locais são as atrações da “Virada com Jesus”, promovida pela Prefeitura de São Luís com o apoio do Governo do Estado. O evento será realizado nesta terça-feira (31), a partir das 19h, na Praça Maria Aragão. Na Avenida Litorânea, “Virada do Ano com Jesus”, da Renovação Carismática Católica de São Luís também pretende animar os católicos durante o Réveillon.

A celebração da “Virada com Jesus”, na Praça Maria Aragão, inicia com os artistas locais, a partir das 19h. Na sequência, é a vez das atrações nacionais confirmadas darem seguimento às celebrações. Gabriela Rocha, Som e Louvor, Maurício Paes, Pastor Célio e o cantor Nicoleti conduzirão a celebração que seguirá até as primeiras horas da madrugada do dia 1º de janeiro de 2020.

Na Avenida Litorânea, o público católico também terá uma programação especial para celebrar a chegada do novo ano. A Renovação Carismática Católica (RCC) de São Luís realizará a grande “Virada do Ano com Jesus”, na Praça do Pescador. Esta será a 21ª edição do evento que conta com o apoio da Prefeitura de São Luís.

A programação começa às 20h. Às 21h, o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, celebra Santa Missa. Em seguida acontecem shows com as bandas Face de Cristo e Parresia. A estrutura que será montada no local contará ainda com queima de fogos, espaço kids e espaço gourmet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.