VOTAÇÃO

Área da Cohab e Cohatrac escolheram Conselheiros Tutelares neste domingo

Eleições foram realizadas há duas semanas, em São Luís, mas votação da região precisou ser anulada após identificação de fraudes; eleitos serão nomeados em 10 de janeiro em todo o país

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Votação para conselheiro tutelar foi realizada na área da Cohab e Cohatrac
Votação para conselheiro tutelar foi realizada na área da Cohab e Cohatrac (Conselho Tutelar)

A escolha de Conselheiros Tutelares para o mandato 2020 a 2024 da área Cohab e Cohatrac aconteceu ontem (29) por meio da eleição promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A votação inicial, ocorrida há duas semanas em toda a cidade, precisou ser anulada na área devido a problemas detectados durante a apuração. Dez conselheiros, entre titulares e suplentes, foram eleitos e o resultado será divulgado pelo conselho municipal. Os conselheiros atuam como intermediadores na salvaguarda de direitos de crianças e adolescentes e devem manter dedicação exclusiva ao órgão.

Oficialmente, as eleições para o Conselho Tutelar foram realizadas em outubro em todo o país, mas, em São Luís, os conselheiros foram escolhidos em 15 de dezembro, há duas semanas. As eleições da área Cohab e Cohatrac, no entanto, precisou ser anulada após confirmação de fraudes e a votação foi refeita ontem para que todos os eleitos sejam nomeados em 10 de janeiro, seguindo a previsão nacional. De acordo com o presidente do CMDCA, Marco José Japi, a suspensão foi justificada por problemas nas urnas.

“No dia da apuração dos votos, no dia 15, cerca de cinco urnas foram impugnadas e, pelo menos, outras cinco apresentaram problemas que poderia resultar na impugnação também. Por isso, resolvemos cancelar e se não fizéssemos isso, o Ministério Público faria, então nos antecipamos, além de que seria um desrespeito com o eleitor manter uma votação com tantos problemas constatados”, esclareceu Japi.

Apesar dos transtornos registrados na eleição anterior, muitas pessoas foram às urnas, localizadas em quatro escolas – Complexo Educacional Professor Barjonas Lobão, Centro Educacional Cidade de São Luís, Centro Educacional Júlio de Mesquita Filho e Unidade Integrada Cônego Ribamar Carvalho – e exerceram seu direito de votar, entre eles a estudante Renata Correia Abreu, 19, que votou pela primeira vez.

“O que me motivou a vir votar foi o simples fato de ser necessário para a comunidade do bairro onde moro. Foi a primeira vez que votei e acredito que todo voto faz diferença e tenho certeza que o meu também fará”, frisou após deixar a urna de votação.

Para o microempresário, Lourenço Procópio, de 56 anos, o conhecimento sobre a atuação dos conselheiros tutelares é recente, mas considerada essencial, principalmente devido aos constantes dados sobre violência relacionado a crianças e adolescentes. Apesar de estar em um dia de trabalho, para ele, valeu a pena fazer um esforço para votar no candidato melhor avaliado por ele.

“Para conselheiro tutelar estou votando pelo primeiro ano. Soube da importância e vi que é preciso se mobilizar, inclusive, eu ainda vou trabalhar, mas aproveitei para tirar uns minutos e vir votar. A gente tem de escolher como escolhe um vereador ou um deputado, porque é um papel muito importante e vai tratar das nossas crianças. Hoje, a gente vê a violência e o descaso do poder público, então, a gente tem de escolher um candidato que realmente confie, que já tenha analisado o perfil dele para que ele faça algo em prol daquilo para o que ele foi eleito. E, a partir de hoje, vou acompanhar mais de perto o mandato daqueles que forem eleitos”, declarou.

Cancelamento da eleição

Após ter sido realizada, a eleição para conselheiros tutelares da área Cohab/Cohatrac foi anulada. O cancelamento ocorreu após uma informação sobre compra de votos. Dois cadernos de votação, inclusive, teriam sumido. Por este motivo, o pleito foi invalidado. Nova data, então, foi marcada pela coordenação.

Cabe ressaltar que os conselheiros são pessoas que têm o papel de porta-vozes das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

Conselheiros eleitos

Foram eleitos, na área Itaqui-Bacanga: Rose Araújo (705 votos), Luís Fernando (581 votos), Benesoete Dias (534 votos), Danielle Bucele (492 votos) e Dallyon Estrela (419 votos). Na área do Anil/Bequimão, venceram Nélio Lobato (479 votos), Letícia Almeida (461 votos), Hilsa Damasceno (442 votos), Ana Karla (354 votos) e Cassio Silv (311 votos).

Para a área João Paulo/Coroadinho, foram eleitos Irmão Wanderson Gomes (505 votos), Regina Nunes (485 votos), Francidalva Coelho (475 votos), Francis Hime (413 votos) e Cleonice Martins (370 votos). Foram eleitos na Cidade Operária/Cidade Olímpica: Willian Bezerra (556 votos), Wilton Santos (417 votos), Lucia Aragão (349 votos), Maria Farias (349 votos) e Diego Mesquita (308 votos).

Na Zona Rural, foram eleitos Cosmo de Assis (436 votos), Rosana Mesquita (417 votos), Maria da Conceição Ferreira (399 votos), Cilene Pires (355 votos) e Edson Luz (313 votos). Na área São Raimundo/São Cristóvão, venceram Jefferson Silva (789 votos), José Ribamar Filho (463 votos), Irmã Eliane (434 votos), Irmão Edvaldo (412 votos) e Professor Riba (313 votos). Leia Pereira (578 votos), Michele Chaves (344 votos), Beatriz Ferreira (281 votos), Bruna Sousa (237 votos) e Lucilene Ribeiro (229 votos) foram eleitas no São Francisco/Cohama.

Na Vila Luizão/Turu, foram eleitos Léo Pires (695 votos), Lindalva (500 votos), Iranelma Souza (433 votos), Valeria Matos Silva (416 votos) e Elizabete Pantoja (252 votos). No Centro/Alemanha, os vencedores foram Edilson Ribeiro (434 votos), Sandra Silva (333 votos), Daniel Ferreira (324 votos), Kaká Ferreira (286 votos) e Christyanna Letícia (284 votos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.