Cinema

Filme narra trajetória de jovem durante a Primeira Guerra Mundial

"Mosquito", de João Nuno Pinto, coproduzido pela brasileira Delicatessen Filmes, é o filme de abertura do Festival de Roterdã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cena do filme "Mosquito", do cineasta João Nuno Pinto
Cena do filme "Mosquito", do cineasta João Nuno Pinto (Mosquito)

São Paulo - "Mosquito", dirigido por João Nuno Pinto, foi selecionado para o Big Screen Competition 2020, do Festival International de Cinema de Roterdã, que chega em sua 49ª edição em janeiro de 2020. O filme é uma produção da Leopardo Filmes em co-produção da Alfama Films Production, APM Produções, Mapiko Filmes e da brasileira Delicatessen Filmes, empresa que atua no mercado de áudio visual, e este ano passou a investir no cinema nacional.

O filme acompanha Zacarias, um jovem português sedento por viver grandes aventuras heroicas durante a Primeira Guerra Mundial. Enviado para Moçambique, onde o conflito se desenrola longe dos olhares do mundo, o jovem soldado é deixado para trás pelo seu pelotão, partindo numa longa caminhada selva adentro, em busca dos seus camaradas, da guerra e dos seus sonhos de glória.

Durante a sua odisseia, acossado por febres de malária e ameaças constantes, Zacarias é confrontado com situações que o colocam frente a frente com os limites do seu corpo, a loucura dos homens e os ideais que persegue. Baseado numa história verídica, "Mosquito" navega num limbo entre o espaço e o tempo, cruza constantemente a linha que divide a realidade e a ficção, num confronto com o horror da guerra e a subjugação dos povos.

No elenco estão João Nunes Monteiro, João Lagarto, Filipe Duarte, Josefina Massango, Aquirasse Nipita, Sebastian Jehkul, Miguel Moreira, Alfredo Brito, Miguel Borges, João Vicente, Messias João, Hermelinda Simela, Gigliola Zacara, Gezebel Mocovela e com participação especial de Ana Magaio e Camané. A fotografia de é do brasileiro Adolpho Veloso, e o roteiro é da também brasileira Fernanda Polacow em parceria com Gonçalo Waddington.

Sinopse
Zacarias é um jovem português sedento por viver grandes aventuras heroicas durante a Primeira Guerra Mundial. Enviado para Moçambique, onde o conflito se desenrola longe dos olhares do mundo, o soldado vê-se deixado para trás pelo seu pelotão e parte numa longa odisseia mato adentro, à procura da guerra e dos seus sonhos de glória.

Ficha Técnica
Direção: João Nuno Pinto
Roteiro: Fernanda Polacow e Gonçalo Waddington
Fotografia: Adolpho Veloso
Produção Paulo Branco
Produção Executiva: Ana Moura Pinhão, Mário Peixoto and Enrico Saraiva
Música original: Justin Melland
Edição: Gustavo Giani
Direção de Arte: Nuno G Melo
Figurino: Lucha D’Orey
Empresas produtoras: Leopardo Filmes em co-produção com Alfama Films Production, APM Produções, Delicatessen Filmes e Mapiko Filmes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.