Energia elétrica

Contas de luz terão bandeira amarela no primeiro mês de 2020

Cobrança adicional será de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Manutenção da bandeira amarela se dá pelo baixo nível de armazenamento dos reservatórios
Manutenção da bandeira amarela se dá pelo baixo nível de armazenamento dos reservatórios (bandeira amarela)

As contas de luz do Brasil terão bandeira tarifária amarela em janeiro de 2020, com cobrança adicional de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira para o próximo mês é a mesma aplicada em dezembro.

De acordo com a Aneel, a manutenção se dá em razão do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico nessas regiões.

Na quinta-feira passada, a Reuters noticiou que as hidrelétricas do Sudeste, que concentram os maiores reservatórios do país, estão atualmente com o menor nível de armazenamento desde 2014 - mesmo em um período tradicionalmente de boas precipitações.

Segundo a Aneel, a previsão hidrológica para janeiro mostra elevação gradativa dos principais reservatórios, mas ainda em patamares abaixo da média histórica, o que afeta a capacidade de produção das usinas hidrelétricas e demanda o acionamento de parte do parque termelétrico, de maior custo de geração.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia indicado previsão de menor índice de chuvas em importantes regiões, como Sudeste (75% da média histórica) e Nordeste (29% da média), em janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.