Lucas Silva, estudante, artista plástico e músico

Talento, fé e força de vontade para a superação de limites

Ele tem artrogripose múltipla e conseguiu dar asas a suas habilidades artísticas, pintando quadros e tocando instrumentos musicais, como guitarra e teclado

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Lucas Silva pinta quadro com a boca
Lucas Silva pinta quadro com a boca

Lucas Luciano Silva, de 18 anos, nasceu com uma doença congênita chamada artrogripose múltipla, caracterizada por múltiplas contraturas articulares e que pode incluir fraqueza muscular e fibrose. Mas, com a ajuda da família e dos amigos, tem conseguido conviver com ela e superar limites.

De cara dá para ver que é um vitorioso. Ele tem surpreendido com suas habilidades artísticas e foi tão longe que passou a integrar a Associação de Pintores com a Boca e os Pés, uma organização internacional com sede na Suíça. Estudante de Design, o artista plástico e músico dá outras provas de seu talento tocando em duas bandas, sendo uma delas, a Fogo de Jeová, formada na igreja que frequenta.

Lucas Silva com instrumentos que toca
Lucas Silva com instrumentos que toca

O pai, Messias Fernandes da Silva, conta que o menino começou a demonstrar gosto pelas artes muito cedo, primeiramente colecionando tampinhas de garrafas pet, com as quais produzia diversos objetos para brincar. As limitações físicas em braços e pernas não impediram de ser matriculado numa escola e conseguir acompanhar as aulas.

“À parte a síndrome, Lucas é um menino normal. Só é um pouco tímido, o que é algo típico da adolescência. Mas, mesmo assim, ele nos impressiona com os quadros que pinta e outras coisas que é capaz de fazer, como embaixadinha, chegando a fazer entre 600 e 700, sentado em uma cadeira de rodas”, conta o pai, acrescentando que o filho também gosta de soltar pipas.

O estudante Lucas Silva, com o pai, Messias Fernandes, e o irmão Yan Guilherme
O estudante Lucas Silva, com o pai, Messias Fernandes, e o irmão Yan Guilherme

Acolhimento

Lucas sente-se à vontade para dizer que nunca sofreu bullying na escola. “Muito pelo contrário, sempre fui acolhido pelos meus colegas de turma, que me tratavam muito bem”, afirma ele, que começou a pintar aos três anos de idade.

A família é humilde. Pai solteiro, Messias Fernandes é quem cuida de Lucas e dos outros dois filhos mais novos, Yan Guilherme e Luan Luciano. Ele conta que, quando o mais velho nasceu, no município de Lago da Pedra, os amigos ficaram um pouco assustados com sua forma física, mas ele não se importou e não desistiu de ver o filho crescer e se desenvolver.

“Hoje, ele é cheio de vida e nos alegra com sua arte, dando exemplos de fé e perseverança para muita gente. Ele é autodidata e fez a primeira exposição de quadros no Fórum Desembargador Sarney Costa. E pretende fazer outras exposições”, conta o pai, que se orgulha das proezas do filho. E deixa os contatos dele (@lucaslucianosilva.silva e (98) 98169-8216 (também whats app).

O estudante Lucas Silva fazendo embaixadinhas
O estudante Lucas Silva fazendo embaixadinhas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.