Adutora

Recuperação de adutora deve ser concluída hoje

Recentemente, bairros da área Itaqui-Bacanga foram afetados com interrupção no abastecimento; apesar da nova adutora, os problemas continuam na região

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Adutora se rompeu, na Barragem do Bacanga, no dia 25, e nova tubulação está sendo colocada no lugar
Adutora se rompeu, na Barragem do Bacanga, no dia 25, e nova tubulação está sendo colocada no lugar (Adutora bacanga)

Moradores do eixo Itaqui-Bacanga estão, desde quarta-feira, 25, sofrendo com a falta d’água. A situação começou devido ao rompimento de uma adutora de 900 milímetros, na Barragem do Bacanga, em São Luís. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), enquanto o abastecimento não é normalizado, carros-pipa estão abastecendo a região. A previsão para o término da troca de tubulações é na noite desta sexta-feira, 27.

O cano do Sistema Italuís se rompeu por volta das 18h, o que deixou o trânsito lento na Barragem do Bacanga. A água alcançou uma altura de 15 metros. Condutores registraram o momento por meio de fotos e vídeos, que foram divulgados nas redes sociais. Muitos motoristas deram marcha à ré para evitar passar pelo local. Outros pararam para aguardar que o problema fosse solucionado logo, o que não aconteceu.

Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram na Barragem, para orientar o fluxo de veículos, sobretudo os pesados.

Troca de tubulações
Em nota, a Caema disse que a operação para troca de tubulação está sendo feita desde a noite de quarta-feira, quando o rompimento aconteceu. E que os serviços foram iniciados com abertura de registros e manobras para evitar desperdício de água, antes do começo da etapa de manutenção corretiva. “A previsão de finalização da obra é para a noite desta sexta-feira (27). A Companhia esclarece que a programação de troca das tubulações do trecho já estava prevista para o início de janeiro, mas, devido ao rompimento acidental, está sendo efetivada de forma imediata. Cinco tubos estão sendo substituídos por outros novos”, frisou o órgão.

A Caema também explicou que a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foi acionada para comparecer ao trecho, mas a desenergização só pôde ser feita na manhã dessa quinta-feira, 26. Ainda segundo o órgão do Governo do Estado, a mudança de tubulação estava programado para janeiro do próximo ano. Porém, em virtude desse rompimento, a operação foi antecipada.

Rompimentos frequentes
Apesar das promessas do Governo do Estado de que os problemas de abastecimento seriam evitados com a nova adutora, que entrou em funcionamento em dezembro de 2018, os casos continuam acontecendo, o que prejudica moradores de várias regiões da Grande Ilha. No último dia 10, mais de 150 bairros da região metropolitana de São Luís ficaram sem água, por conta de uma manutenção eletromecânica no Sistema Italuís.

Antes disso, no dia 12 de junho, igualmente mais de 150 bairros da capital maranhense foram afetados com a interrupção no abastecimento. Naquela ocasião, a Caema informou que o desligamento do sistema foi um pedido da Companhia Energética do Maranhão para manutenção preventiva na linha de transmissão que alimenta a subestação de energia.

Nova adutora
No fim de 2017, ocorreu a instalação da nova adutora, que entrou em funcionamento em dezembro. A população ludovicense sofreu durante 10 dias sem água. A demora na inauguração da tubulação aconteceu, segundo informou na época da Caema, porque uma peça chamada “Y” apresentou defeitos e gerou os transtornos, que afetaram 159 bairros. Em várias partes da ilha, foi possível verificar moradores até com enormes caixas d’águas nas costas.

As torneiras ficaram vazias desde o momento em que a Caema fez uma intervenção no Sistema Italuís, para que a nova adutora começasse a operar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.