Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Guia o ano todo

Há quem diga por aí que o Natal perdeu sua essência. Mas a verdade é que o Natal continua sendo uma data especial, porque nele as famílias se reúnem. Por um lado, o Natal, em sociedades plurais, ampliou o seu sentido, se tornando universal. Família, solidariedade e emoção – anseios e raízes de todos os humanos. Fazer o bem, sorrir e pensar no próximo são, de certa forma, dívidas que temos uns com os outros. Muita gente se engana, achando que dá para pagar tudo de uma vez, com desconto à vista. Ao contrário. O espírito de Natal é um farol cuja luz deve nos servir de guia o ano todo.

O padre Heitor Moraes cumprimentando o autor Meireles Jr.
O padre Heitor Moraes cumprimentando o autor Meireles Jr.

Noite de autógrafos de Meireles Jr.

Depois de revelar ao mundo belezas únicas do Maranhão, tais como a grandiosidade dos Lençóis Maranhenses e a pluralidade de São Luís, capital Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecida pela Unesco, o fotógrafo Meireles Jr. usa agora o seu trabalho para apresentar um dos maiores e mais importantes ecossistemas do mundo: os manguezais.
A concorrida noite de autógrafos do livro “Manguezais: Raízes Maranhenses” aconteceu no São Luís Shopping, e os convidados foram brindados com um show especial da banda Alcmena Revival.
Como já sugeriu o renomado poeta marahense Sebastião Salgado, “um fotógrafo terá cumprido muito bem sua missão quando as pessoas, após verem as suas fotos, saírem diferentes das que eram antes de entrar nessa exposição”. Salgado também lembra que, a fotografia é com certeza, “a nova linguagem universal, que pode ser lida sem tradução, em todo o mundo”.
Meireles Jr. cumpriu com seu novo livro essa dupla missão: a de transformar a todos que forem ver a mostra e ler o livro Manguezais. E mais, revela ao mundo com a linguagem da fotografia todo esse punjante e ao mesmo tempo frágil ecossistema brasileiro, que precisa e merece ser preservado, para garantir que a vida siga bela e pulsante, como assim deve ser.

O poeta Luís Augusto Cassas e Jane Dune ao lado de Graça e o economista Lino Moreira
O poeta Luís Augusto Cassas e Jane Dune ao lado de Graça e o economista Lino Moreira
Os advogados Daniel Blume e Thiago Brhanner
Os advogados Daniel Blume e Thiago Brhanner
Noite de autógrafos de Meireles Jr.
Noite de autógrafos de Meireles Jr.

Espaço Del Mar Ouro
O assunto tomou conta das rodas de conversas mais elegantes da cidade. E já é grande a corrida aos ingressos para o Espaço Del Mar Ouro do Réveillon Del Mar, do Rio Poty Hotel, que, além de já ser apontado como o que vai reunir mais gente badalada da sociedade por metro quadrado, conta com o total apoio desta coluna.
Proporcionando muito mais conforto, com ambiente climatizado, o espaço Del Mar Ouro – que tem lugares limitadíssimos – é um espaço all inclusive, com espumante Chandon e whisky 12 anos.
Vale lembrar que o Réveillon Del Mar tem como atração principal o sambista Xande de Pilares.

Simpatias
O amor é importante, mas, na hora da “virada”, os brasileiros querem mesmo é uma ajudinha para ganhar mais dinheiro. Uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostrou que as tradicionais simpatias de ano novo terão como principal alvo a conta bancária: 16% dos brasileiros vão contar com alguma superstição para ganhar mais dinheiro.
Segundo o levantamento, o segundo maior desejo é “encontrar ou manter um amor”, com 6%. Os brasileiros também farão simpatias para conseguir pagar as dívidas (6%), conseguir um emprego (5%), emagrecer (4%), comprar um carro (3%) e curar uma doença (1%). Ao todo, 32% dos brasileiros pretendem fazer algum tipo de simpatia na virada para 2020.

A cor da roupa
O amarelo – que na superstição “atrai” dinheiro – deverá ser só a terceira cor mais usada no Réveillon, com 6% das preferências. A maioria (37,1%) dos entrevistados pretendem manter a tradição e usar branco; outros 8% usarão roupas azuis; e 3%, vermelhas.
E muita gente investe em roupa nova para a ocasião: segundo o SPC, 54% dos entrevistados pretende comprar itens de vestuário para a virada, com gasto médio de R$ 213,39.
Mas na hora de escolher onde comemorar, apesar da preparação muita gente vai ficar em casa mesmo.

Festa no Boteco
Quem está mudando de idade hoje é o médico Márcio Assub, um dos profissionais mais queridos e admirados de sua geração.
A data será festivamente comemorada com muito chopp e roda de samba, a partir das 13h, no Boteco da Lagoa.
Em tempo: a grande festa, no entanto, será em Barreirinhas, dia 30, com um pré-réveillon que deverá atrair para os Lençóis Maranhenses muita gente badalada de nossa sociedade.

Caso controverso
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai discutir a validade do aumento das mensalidades de planos de saúde com base na faixa etária dos segurados.
O caso é controverso na Justiça e deverá ser decidido pelo tribunal em um recurso repetitivo, que deverá ser julgado em 2020. A decisão será
aplicada em 766 processos que tratam do assunto em todo o País.
Para embasar a decisão, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, relator do processo, convocou uma audiência pública para ouvir especialistas sobre a questão, que será realizada no dia 10 de fevereiro de 2020, às 14h, no próprio tribunal.

DE RELANCE

Bolsonaro e as universidades
Andou bem o presidente Jair Bolsonaro ao assinar a Medida Provisória 914, já publicada no Diário Oficial da União, definindo a competência do presidente da República na definição final das nomeações de reitores em universidades federais e diretores de institutos federais.

Redução do aparelhamento
A medida proposta pelo presidente Bolsonaro enfrenta o aparelhamento das instituições federais de ensino que, escudadas na chamada autonomia, apenas mandam a conta mensal das nomeações de diretores, pagamentos de diárias e viagens internacionais para o governo federal pagar. Muitas destas nomeações de diretores, autorizações de viagens e diárias nacionais e internacionais fazem parte da conta da campanha eleitoral dos reitores.

A volta do DPVAT
Se o Supremo Tribunal Federal (STF) não tivesse resolvido pela volta do DPVAT, o Congresso teria tomado essa decisão. Essa era a tendência da comissão na Câmara que vinha analisando a medida provisória. A volta do DPVAT não significa que a cobrança obrigatória do imposto não enfrenta problemas. As suspeitas de irregularidades no processo, levantadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), precisam ser apuradas. Esse é um sistema que necessita de mais transparência.

Posicionamento da Líder
A nota acima foi dada por esta coluna e a Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, enviou o seu posicionamento, afirmando que gere os recursos deste seguro de acidente de trânsito com total rigor e transparência. A empresa diz que sempre esteve aberta e disposta a construir – num esforço conjunto entre Estado, Sociedade e Seguradoras – um modelo de administração do Seguro DPVAT que seja sustentável, eficiente e ágil, para garantir o amparo e a proteção para os milhares de vítimas de acidente de trânsito no Brasil.

Ainda a nota da Líder
A Seguradora Líder acrescenta, na nota enviada a esta coluna, que os processos de Governança e Compliance da administração do Consórcio DPVAT refletem as melhores práticas do mercado segurador. O Código de Conduta e Ética, aprovado pelo Conselho de Administração, é seguido e eventuais desvios são apurados e punidos, conforme o caso. A Seguradora Líder lançou, em 2017, um Portal da Integridade que é um canal direto entre a companhia e a sociedade e garante acesso a informações e dados sobre a gestão dos recursos do Seguro DPVAT, com total transparência, em linguagem clara e objetiva.

Consegue domar
O ministro da Economia, Paulo Guedes, levará o troféu Toureiro do Ano. A previsão era de que a inflação ficaria em 4,25 por cento. Não passará de 3,95 por cento. Tem mais: a Bolsa de Valores bateu recorde e, aos poucos, a produção industrial se recupera.

Quem levou vantagem
O projeto que propõe fundir municípios pequenos e com baixa arrecadação, além de restringir a criação de novas prefeituras, voltará a ser debatido em março. Desde a Constituição de 1988, foram criados 1.327 municípios. A maioria não tem base econômica para sustentar seus serviços. Muitos não contam com arrecadação própria. O crescimento beneficiou apenas 15 mil e 500 pessoas, que passaram a receber vencimentos como prefeitos e vereadores.

Sem noção
A qualidade dos alimentos é requisito indispensável na defesa da saúde pública. Porém, os que se dedicam ao setor primário enfrentam dor de cabeça permanente para se adaptar ao Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. É uma teia burocrática com 540 artigos. Produtores precisam contratar assessores especializados para ler e buscar o enquadramento. Já foi pior: quando surgiu, em 1950, o Regulamento tinha 952 artigos. O setor público consagra a famosa pergunta: por que simplificar se dá para complicar?

Termômetro
O atentado à produtora do Porta dos Fundos é aquele sintoma de febre que não pode ser desprezado, pelo risco da infecção generalizada. É nessas horas que a sociedade precisa marcar posição forte em defesa da liberdade de expressão, o que não significa gostar do conteúdo ou concordar com ele.

Mantidos privilégios
Constatações de Ricardo Kirschbaum, editor do jornal O Clarin, de Buenos Aires: “O peronismo conseguiu alinhar o Congresso Nacional para conceder ao presidente Alberto Fernández, se não todo o poder, poderes fundamentais para governar o país por sua própria mão por pelo menos 180 dias. (…) A nova administração eliminou os ajustes automáticos na previdência. Só deixou de fora da regra os que ganham mais.”

Para escrever na pedra:
“Se um dia tiveres que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolheres o mundo, ficarás sem o amor. Mas, se escolheres o amor, com ele você conquistará o mundo”. De Albert Einstein.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.