Beleza

Botox: mitos e verdades sobre procedimento popular no Brasil

Cirurgião plástico explica como o botox pode ser feito de maneira segura ainda para as festas de final de ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(botox)

São Paulo – Junto com o verão, uma das épocas mais agitadas do ano se aproxima: festas de final de ano. Se sentir bonito e estar de bem com a autoestima nos faz aproveitar ainda mais o Natal e o Ano Novo. No entanto, algumas dúvidas, como segurança, rapidez e a precisão dos resultados cercam a mente de quem gostaria de fazer procedimentos estéticos, como o botox.

Segundo o cirurgião plástico e especialista em procedimentos faciais, Dr. Rafael Werneck, entre os diversos tipos de tratamentos estéticos que proporcionam um ótimo resultado final, um dos mais procurados nessa fase é a toxina botulínica, conhecido popularmente por botox. A toxina trata-se de uma substância produzida a partir de uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum e, geralmente, é indicada para amenizar rugas e linhas de expressão.

Realizado de maneira pouco invasiva e de rápida recuperação, o botox ajuda a melhorar não só a aparência física, mas também a autoestima. “As aplicações de botox proporcionam o relaxamento da musculatura, o que gera uma aparência mais rejuvenescida, e os primeiros resultados acontecem entre 48 e 72 horas após a aplicação”, explica o cirurgião plástico.

Confira abaixo, alguns mitos e verdades sobre o uso de botox:

1. É melhor fazer a aplicação durante o inverno para garantir resultados mais duradouros. MITO.

Apesar de o inverno ser o melhor momento para realizar cirurgias faciais, devido uma maior facilidade durante a recuperação, a aplicação da toxina botulínica independe do clima, já que não faz necessidade de recuperação cirúrgica. E, geralmente, o botox dura até seis meses em pessoas que não fazem muita atividade física. Já entre pessoas que praticam bastante exercícios físicos, a durabilidade é menor porque a musculação estimula a reabsorção da substância do botox.

2. O botox deixa o rosto com a expressão congelada? MITO.

Com o passar do tempo, os músculos do rosto, que se contraem constantemente, ocasionam as famosas linhas de expressão. Por meio da aplicação de pequenas doses de toxina botulínica, essas marcas são amenizadas e não “congeladas", o que proporciona um aspecto mais natural, suavizando as rugas do rosto, pescoço, cantos da boca, mandíbulas, entre outros locais, sem perder a aparência natural e a mímica facial da paciente. Para isso, a importância da utilização de dosagens moderadas de acordo com a necessidade de cada pessoa e de escolher profissionais qualificados.

3. A aplicação do botox é dolorida. PARCIALMENTE

Durante a aplicação, provavelmente a paciente possa sentir a picada da agulha, que costuma ser leve. No entanto, depende da sensibilidade de cada pessoa e o nível de dor que irá sentir. É possível aplicar anestésicos locais ou outras técnicas antes do procedimento para o alívio local.

4. A aplicação requer repouso. MITO

A aplicação é feita em, geralmente, 20 minutos e a paciente pode retomar às suas atividades na mesma hora, embora atividades físicas não sejam recomendadas pelas próximas 4 horas.

5. É preciso ficar sem se deitar após 4 horas depois da aplicação do botox. VERDADE.

Após a aplicação, o paciente não deve deitar, abaixar a cabeça ou realizar atividades físicas intensas para que não haja dispersão da toxina aplicada para outras regiões da face durante 4 horas. Massagens ou esfoliações na face também não são recomendadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.