Solidariedade

Projeto social de Natal leva alimento a pessoas carentes

Iniciativa solidária completou um ano com uma série de ações em favor do próximo

Daniel Matos / coordenador de Reportagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Pessoas carentes recebem alimento em projeto social de Natal
Pessoas carentes recebem alimento em projeto social de Natal (Alimento)

Um grupo de amigos movidos pela solidariedade comemorou na noite de segunda-feira, 23, com mais um gesto de generosidade, o primeiro ano do projeto “Amigos do Malta”, iniciativa que tem por objetivo amenizar o drama de pessoas que vivem nas ruas, em flagrante vulnerabilidade social e sem perspectivas. Graças à união de esforços e ao espírito natalino aguçado, a ação foi um sucesso, o que pode ser constado nos rostos das pessoas beneficiadas.

O ato solidário foi realizado no início da noite no entorno do Mercado Central, onde um número expressivo de homens e mulheres, que vivem em situação de rua, veem suas vidas definharem dia após dia. Em contraste com a crueldade que vivenciam em seu cotidiano sofrido, os indigentes foram surpreendidos com uma ceia preparada especialmente para eles. O alimento, temperado com o mais profundo amor ao próximo, aplacou a fome dos desvalidos, que sobrevivem de doações motivadas por uma compaixão cada vez mais rara ou mesmo de sobras de comida dos restaurantes situados nos arredores.

Idealizador do projeto, o acadêmico de Direito Antônio Luiz Monteiro Malta Neto diz que é gratificante poder fazer algo pelo próximo, principalmente para quem a esperança de dias melhores é algo que não se vê no horizonte. “Nosso projeto está completando um ano e essa data é muito significativa, pois renova o nosso desejo de fazer o bem às pessoas, sobretudo àquelas que mais precisam”, diz o universitário, sem conseguir esconder a emoção pelo gesto do qual é protagonista.

E assim, ao longo dessa caminhada, temos feito o bem sem olhar a quem. Essa é a nossa filosofia”Antônio Luiz Monteiro Malta Neto, idealizador do projeto

Malta, como é chamado carinhosamente por familiares e amigos, recorre à etimologia para tentar definir sua generosidade. “Alguns dicionários se referem ao termo doar como sendo ‘dádiva, generosidade, lembrança, retorno, obrigação, dom, legado e repartir’. Levando em consideração esses conceitos e a vontade de ajudar o próximo, criei o projeto ‘Amigos do Malta’, que encerra 2019 ajudando”, ressalta.

Ele lembra que há muito tempo tinha em mente fazer algo para ajudar o próximo, mesmo que por meio de um pequeno gesto, que poderia tornar-se grandioso com a ajuda de pessoas que possuem o mesmo objetivo, de bom coração.

“E assim, ao longo dessa caminhada, temos feito o bem sem olhar a quem. Essa é a nossa filosofia. Essa doação é feita de forma material e espiritual, pois nos transformamos e temos a certeza de que a cada missão cumprida somos pessoas melhores”, diz, realizado.

Além do segundo Natal solidário, o grupo já fez a Páscoa e a festa das crianças, com distribuição de brinquedos e lanches. “E a cada dia, cada ano o projeto cresce com ajuda de amigos e pessoas de bom coração”, finaliza Malta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.