Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Divisão muito injusta

Tome nota: em março, começará no Senado a discussão sobre o projeto de mudança do pacto federativo, denominação dada ao sistema político brasileiro. A expressão significa que o poder não é centralizado na União e que os estados e municípios possuem governo próprio, além de autonomia nos assuntos locais. Porém, na gestão do dinheiro recolhido dos impostos, o modelo continua centralizador. Os percentuais da divisão comprovam: 58 por cento vão para Brasília; 24 ficam nos Estados e apenas 18 nos municípios. Quem presta mais serviços? As prefeituras, que têm a menor fatia. É injusto com as populações.

O ex-presidente José Sarney e Benedito Buzar fazem moldura para a ex-presidente do IPHaN, Kátia Bogéa
O ex-presidente José Sarney e Benedito Buzar fazem moldura para a ex-presidente do IPHaN, Kátia Bogéa

Confraternização da AML

Este ano o evento de confraternização da Academia Maranhense de Letras foi marcado por um diferencial com relação aos anos passados e fez com que o encontro acadêmico se revestisse de singularidade especial.
Primeiro, pela presença do imortal José Sarney, o decano da Casa de Antônio Lobo, eleito em março de 1952, com a idade de 22 anos.
Segundo, pela participação da ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa, que, por sua atuação em prol da preservação e restauração do patrimônio cultural do Brasil, foi homenageada pela AML e recebeu uma placa das mãos do acadêmico José Sarney, que pronunciou uma bela oração em reconhecimento ao trabalho realizado por ela à frente do IPHAN.
O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, também agradeceu a Kátia os recursos liberados para o prédio da imortalidade, este ano, passar por ampla reforma. E para relembrar os tempos de juventude, na sessão caraokê, pegou o microfone e mandou bem um dos sucessos de Roberto Carlos.
O encontro de confraternização da AML aconteceu no Hotel Blue Tree São Luís e foi prestigiado pela presença de um número expressivo de acadêmicos.

Os acadêmicos Aureliano Neto, Ana Luiza Ferro, Joaquim Haickel, José Carlos Sousa Silva, Luís Felipe Andrés, Benedito Buzar, José Sarney, José Ewerton Neto, Lorival Serejo, Sebastião Jorge, Carlos Gaspar, Laura Amélia Damous, Sônia Almeida, Lino Moreira e Alex Brasil
Os acadêmicos Aureliano Neto, Ana Luiza Ferro, Joaquim Haickel, José Carlos Sousa Silva, Luís Felipe Andrés, Benedito Buzar, José Sarney, José Ewerton Neto, Lorival Serejo, Sebastião Jorge, Carlos Gaspar, Laura Amélia Damous, Sônia Almeida, Lino Moreira e Alex Brasil

Mensagem do Papa
Natal chegando, novenas, preparações, correria, gastos e outras coisas mais… Aí vem o Papa Francisco e divulga este texto:
“O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor.
Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma.
O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida. Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne.
A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros.
Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor.
A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor. Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos. A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior. O presente de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano. O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos.
Você será os “votos de Feliz Natal” quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício.
A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado. Você é a noite de Natal quando consciente, humilde, longe de ruídos e de grandes celebrações, em silêncio recebe o Salvador do Mundo.
Um Feliz Natal a todos que procuram assemelhar-se com esse Natal”.

Há esperança
Há algum tempo li um excelente o artigo do gaúcho Ricardo Hingel, intitulado “Esperando Godot”, com as metáforas do livro de Samuel Beckett sobre a Segunda Guerra e que retratam o Brasil de hoje.
Mas, claro, há esperança, que pode ser expressa assim:
a) Frase famosa de Goebbels: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”;
b) Frase famosa de Lincoln: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo, ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”;
c) Então, creio que se possa formular a seguinte frase, muito apropriada ao Brasil de hoje: “É possível transformar uma mentira em verdade repetindo-a mil vezes. Mas isso vale durante algum tempo, não vale para o tempo todo”.

Del Mar Ouro
Já estão disponíveis no site e nas lojas físicas da Bilheteria Digital no Rio Anil Shopping, Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel os ingressos para o Espaço Del Mar Ouro do Réveillon Del Mar, que conta com o total apoio desta coluna.
Proporcionando muito mais conforto, com ambiente totalmente climatizado, o espaço Del Mar Ouro – que tem lugares limitadíssimos – é um espaço all inclusive, com espumante Chandon e whisky 12 anos.
Vale lembrar que o Réveillon Del Mar, que tem como atração principal o sambista Xande de Pilares, este ano acontece no Rio Poty Hotel e é uma realização da Promo 3 Eventos e J Produções.

TRIVIAL VARIADO

Presos ao passado: a revisão do pacto federativo deve acabar com a ida rápida do dinheiro dos impostos a Brasília. Lento e difícil é o retorno aos Estados e aos municípios. O formato remonta ao período imperial do qual, segundo consta, livramo-nos há 130 anos.

Nas eleições às prefeituras municipais, será difícil identificar linhas de pensamento e propostas não fantasiosas. A maioria dos partidos ainda não passa de mera união de letras ou palavras soltas. Acrescenta-se o time das siglas alugadas para atender apetites de carreiristas.

Com a mudança na legislação, pela primeira vez não haverá puxadinhos nas escolhas de vereadores. Antes, votava-se no candidato A do partido X para acabar elegendo, sem querer, o candidato B do partido Y a ele coligado.

De volta à Ilha, após algumas semanas em Brasília, Tiana e Clorisval Gomes Pereira vieram acompanhados da irmã dela, Lázara, que passou por um período de preocupações com a saúde, mas graças a Deus está bem. Veio passar as festas de Natal e Ano Nova com sua única irmã sobrevivente de uma grande prole.

Rosário Saldanha e Fernando Albuquerque aproveitaram sua noite natalina com transmissão ao vivo do programa de fim de ano do “Rei” Roberto Carlos, para informar aos amigos que vão, com toda a família, para São Paulo, onde passam as festas de fim de ano. Rosário aproveita para dar andamento no tratamento de saúde com o Dr. Fernando Maluf.

Cíntia e Fernando Motta abrem seu apartamento na Península da Ponta d´Areia, no começo da tarde de hoje, para festejar o Natal com um Almoço Natalino, reunidos com os filhos e a nora, e um expressivo grupo de amigos.

DE RELANCE

Afirmação e negação
Cada um reage à alegria e à dor do seu jeito. Se ficarmos apenas na aparência, corremos o risco de julgamentos errados. Tem gente que chora quando está feliz e ri quando está triste. Vai saber o que acontece abaixo da fina camada perceptível ao olhar do outro. Um dos sintomas mais claros desses tempos de polaridades burras é a confusão entre a afirmação de uma circunstância pessoal e negação das outras.

O caráter no trânsito
Como não acreditar nos brasileiros? Veja-se o trânsito, por exemplo. É ali que o caráter das pessoas se revela. Impacientes, intolerantes e infratores, motoristas ultrapassam os limites de velocidade, dirigem pelo acostamento onde não é permitido, fazem manobras irregulares e tentam empurrar o carro da frente a buzinaços. Quantos fazem isso? Muitos. Mas a maioria, a imensa maioria dos milhões de condutores que trafegam pelas estradas diariamente, ou num feriado como esse do Natal, cumpre as regras de trânsito.

Os que têm consciência
Mais do que isso: essa maioria vai e volta sem se envolver em acidentes. Ainda que pareça milagre, dadas a quantidade incalculável de veículos em circulação e as insanidades cometidas por alguns, prefiro pensar que existe uma maioria de motoristas habilidosos e conscientes.

Criminalidade e perigo
Outro exemplo: criminalidade. É um perigo viver no Brasil. Ninguém sai de casa sossegado, ninguém fica em casa sossegado. O crime organizado – e o desorganizado também – comanda as (más) ações, a polícia não dá conta de reprimir os criminosos, os presídios estão superlotados e a droga rola solta em todos os segmentos da sociedade.

Desespero dos jovens
A vontade de fugir para o Exterior é tanta, que todo dia tem um jovem brasileiro investigando a árvore genealógica da família para ver se consegue dupla cidadania em algum país mais civilizado e ordeiro. Mesmo nesse cenário desesperador, a maioria dos brasileiros, a imensa maioria se isso não for uma redundância, trabalha, estuda e obedece às leis – como comprovam estatísticas e censos oficiais.

O pecado original
E a corrupção? Agora, dirão os críticos que já se preparam para me acusar de polianismo, quero ver você dizer que a maioria dos brasileiros escaparia da Lava-Jato se os juízes inflexíveis não virassem ministros flexíveis. É verdade: do pecado original, acho que ninguém escapa. Nem neozelandeses e dinamarqueses, que ocupam os primeiros lugares no ranking dos menos corruptos da Transparência Internacional.

Pecados venial e mortal
Mas (para ficarmos com a visão do catolicismo) há uma distância considerável entre o pecado venial (a maioria que comete pequenos deslizes éticos) e o pecado mortal (uma minoria que rouba e suborna). Difícil mesmo é estabelecer o limite. Caixa 2, por exemplo. Com a devida vênia, Excelência, creio que continua sendo pecado mortal.

É preciso acreditar
Para terminar estas reflexões pouco filosóficas de Natal, redes sociais. É a maioria ou a minoria que agride, destila ódio e planta notícias falsas? Se você não é usuário, está entre a minoria de brasileiros que nem sequer pode ser avaliada. Se você usa redes sociais, faz parte de uma maioria conectada (mais de 60% da população). Basta, então, que observe nos seus grupos de amigos se é a maioria ou a minoria que tem comportamento antissocial. Se for a maioria, talvez seja hora de escolher outros amigos. Muitos – certamente a incomensurável maioria – lutam para que o país se torne mais íntegro, digno e próspero. Acredite neles.

Para escrever na pedra:
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso”. De Antoine de Saint-Exupéry para este Dia de Natal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.