Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Cinco estrelas no Poty

O Réveillon do Copa, no Rio de Janeiro, é uma festa muito elegante e bonita. E ali é famoso o espaço vip que reúne os amigos de Hildegard Angel. Trata-se do ambiente mais chique e requintado e que é sempre o mais disputado e badalado da festa. Este ano, o Del Mar Réveillon do Rio Poty Hotel, seguindo o exemplo do Copa, criou o Espaço Del Mar Ouro, com total apoio deste Repórter PH e a garantia de um serviço cinco estrelas. Teresa Martins entrou no circuito e está colaborando na montagem das mesas.

CONVERSA descontraída de três decanos e grandes amigos: o advogado Kleber Moreira (decano da OAB), o desembargador Antonio Bayma Araújo (decano do Tribunal de Justiça do Maranhão) e o ex-Presidente da República, escritor José Sarney (decano das Academias Maranhense e Brasileira de Letras), na residência de Teresa e Fernando Sarney
CONVERSA descontraída de três decanos e grandes amigos: o advogado Kleber Moreira (decano da OAB), o desembargador Antonio Bayma Araújo (decano do Tribunal de Justiça do Maranhão) e o ex-Presidente da República, escritor José Sarney (decano das Academias Maranhense e Brasileira de Letras), na residência de Teresa e Fernando Sarney

TRIVIAL VARIADO

Cíntia e Fernando Motta estão com toda a família reunida em São Luís neste Natal. A top Bianca Klamt já está entre nós desde o começo de dezembro. Ontem, chegaram o filho Rodrigo a bordo da bela esposa Marcella Tranchesi, digital influencer de grande prestígio em São Paulo. Eles comemoram o Natal com almoço, no feriado.

O médico Márcio Assub muda de idade no dia 27 e vai comemorar a data com uma tarde festiva no Boteco da Lagoa. Mas a grande festa será no dia 30, sábado, em Barreirinhas, com um pré-réveillon que deverá atrair para os Lençóis Maranhenses dezenas de nomes badalados de nossa sociedade.

Quem andou circulando pela sede do Grupo Mirante, na tarde de ontem, fazendo uma visita de cortesia ao empresário Fernando Sarney, foram os deputados Marcelo Tavares e Roberto Costa e o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos do Governo, advogado Rodrigo Lago.

Candidatos a cargos no Executivo não precisam prestar concurso. Basta ter nacionalidade brasileira; filiar-se a um partido político; possuir domicílio eleitoral na região onde concorrem e estar no pleno exercício dos direitos políticos. O resto vai por conta do visual e das propostas, muitas vezes inviáveis.

Tem mais: podem ser amadores. Porém, um experiente observador da política brasileira diz e repete: “Amador bem sucedido, só o Aguiar”. Referência ao gênio do Bradesco. Em 1926, Amador Aguiar começou como office boy e em 1969 assumiu a presidência da grande instituição bancária.

A conversa diária com simpatizantes na porta do Palácio da Alvorada é a tática do presidente Jair Bolsonaro para se contrapor ao noticiário que lhe é desfavorável. Cada encontro matinal vira uma panela de pressão. Os repórteres entram de carona e aproveitam brechas para provocações, sabendo que nada fica sem resposta.

A propósito: quando a repercussão do que diz não é boa, Bolsonaro volta atrás e pede desculpas, como fez anteontem, durante encontro com jornalistas.Nenhum outro presidente teve os mesmos hábitos.

Nos Legislativos, o que seus integrantes chamam de negociações com o Executivo têm outra interpretação dos eleitores: é arranjo do toma lá dá cá.

Há anos, espalharam-se no país fábricas de diplomas. Governantes passaram a se vangloriar por expandir as matrículas, o que não passou, em grande parte, de falácia. Ficou comprovado que o mais difícil não é a entrada do aluno na faculdade, mas garantir que ele saia bem formado, com todas as competências para o desempenho profissional de qualidade.

No assunto: o lado cruel do ensino em faculdades, sobretudo as privadas: 1) o Ministério da Educação não penaliza suficientemente as que têm mau desempenho; 2) alunos pagam mensalidades com sacrifício. Após a formatura, constatam que foram vítimas de engodo; 3) a denominação ensino superior merece, em muitos casos, mudar para baixo ensino.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinará ainda nesta semana pacote com 102 medidas de simplificação tributária. Os contribuintes enfrentarão menos burocracia e terão custos de seus negócios reduzidos. Zema é empresário e conhece as dificuldades de quem está do outro lado do balcão.

Com um ano de gestão, muitos prefeitos repetem frase do rei Luiz XIV: “Ao preencher um cargo público, consegui um ingrato e dez descontentes.”

E agora mais essa: contas falsas do Facebook com fotos de pessoas que não existem. Elas são geradas artificialmente e têm todas as características de imagens verdadeiras. É impossível identificá-las sem a ajuda de tecnologia sofisticada. Alertado por organizações que trabalham com checagem de dados, o Facebook apagou uma leva.

Ser oposição é diferente de ser sempre contra o governo. O antagonismo patológico que marca a postura de partidos e candidatos preteridos nas urnas faz mal, no fim, aos cidadãos.

Tem mais: não confio em oposição que só sabe dizer não. Isso não é fazer aposição. É fazer birra e demagogia. Este tem sido um dos maiores males no Brasil, ainda mais depois do surto de polarização dos últimos anos.

DE RELANCE

É tempo de expressar afeto
Eis a lição do sábio Hamilton Mabi: “Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor”. Daí a necessidade de falar esperança. De alimentar esse ser humano especial que existe dentro de nós. De perceber quantas pessoas profundamente generosas cruzam em nossa história de vida todos os momentos. É preciso perceber a realidade que nos cerca e encontrar maneiras de contribuir para sua transformação. Fazer mutirões de solidariedade. Organizar campanhas que conscientizem a todos nós da responsabilidade pessoal e comunitária que temos para com nossa cidade. Precisamos de utopias que alimentem nosso imaginário e nos permitam dar vida à mágica de perseguir sonhos, condição para que nos sintamos vivos.

É tempo de expressar afeto 2
Sim, a água-viva ainda está na fonte. Bebamos desse manancial chamado humanidade, o reverso da cultura da barbárie e de uma vida banalizada. Há mais de 2 mil anos esse menino chamado Jesus continua a inquietar e a exigir de todos nós a superação da coisificação humana e a constituição plena de nossa humanidade. Comercializamos a vida e esquecemo-nos da essência desse tempo.
Natal não é uma mercadoria. É acolher a vida que brota naquela gruta, fonte de esperança.

É tempo de expressar afeto 3
É da gruta de Belém que surgem os segredos da felicidade humana. Lá reinam a simplicidade, a generosidade e o amor gratuito. Ali nasceu um projeto de vida com causa e consequência. Jesus nasce e cresce em idade, sabedoria e graça. Dizendo em outras palavras, esse menino nasce e descobre que há uma sutil diferença entre aquilo que é essencial e o acessório.

É tempo de expressar afeto 4
Naquele primeiro Natal, não houve lugar para o consumismo desenfreado vendido de todas as formas em todos os lugares. Naquela gruta, a humanidade ali presente nas pessoas de pastores e reis magos era a síntese da possibilidade de que toda a vida, quando amada, aproxima todos de um mesmo sentido. Faz entender que o ato de amar é fruto daquilo que fazemos quando dizemos que amamos.

É tempo de expressar afeto 5
Então é Natal, tempo de expressar afeto por alguém. Tempo de dizer às pessoas que elas são o presente mais maravilhoso deste Natal. Hora para o exercício da reconciliação.
Momento para trocar abraços e deixar-se enternecer pela mensagem de pureza que chega da gruta de Belém.

É tempo de expressar afeto 6
Escutemos as crianças e os jovens sobre qual o presente que gostariam de ganhar. Ficaríamos surpresos e maravilhados com suas respostas. Diriam, provavelmente, que sonham com uma família equilibrada, uma escola dialógica e uma cidade cidadã. Escutemos nossos idosos. Diriam que são especiais, que sua maturidade pode contribuir para um mundo com mais esperança. Pediriam mais respeito e valorização. Sonham com abraços de filhos, netos, amigos e de uma comunidade engajada também na causa por uma velhice amada em todos os sentidos.

É tempo de expressar afeto 7
Natal, hora do resgate do nascimento do ser humano que sempre podemos ser. Melhores em tudo, melhores no amor, construindo dias melhores. Peçamos a esse menino que nos ajude a cultivar esse sonho e a construí-lo com paciência e persistência nos lugares onde vivemos. Em cada lugar de nossa cidade existe uma Gruta de Belém. Descobre-a sem medo. Ela está próxima do teu coração. Sigamos a estrela sob o signo da fé, da esperança e da caridade.

É tempo de expressar afeto 8
Que a correria do final do ano não nos impeça de fazermos um gesto, por menor que seja, em direção ao próximo. Celebrar a vida e abraçar as muitas formas que possuímos para tornar esse momento sublime do Natal num espaço onde possamos ver o brilho no olhar de quem recebe nossa atitude natalina. É da gruta de Belém que chega esse desafio.

Para escrever na pedra:
“A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.