Cidades | Programe-se

Feriado de Natal altera rotina de atividades e serviços em SL

Órgãos públicos, comércio de rua e shoppings funcionam em horários especiais; apenas serviços públicos essenciais serão mantidos
MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO24/12/2019
Feriado de Natal altera rotina de atividades e serviços em SLMilhares de pessoas foram às compras de Natal durante o dia de ontem na Rua Grande, principal centro comercial da capital maranhense (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - A rotina de São Luís tem alterações hoje,24, e amanhã,25, devido ao feriado natalino. Repartições públicas, agências bancárias, supermercados, entre outros serviços têm expediente modificado durante as celebrações, alguns, com retorno das atividades programadas para segunda-feira,30, apenas órgãos estaduais e municipais considerados essenciais mantêm funcionamento normal. Comércio de rua e shoppings da capital também funcionam em horário diferenciado. Missas e programações culturais acontecem em diversos pontos da cidade, confira a programação.

Órgãos Públicos

Não haverá expediente nos órgãos municipais nesta terça-feira, 24, (ponto facultativo) e amanhã, dia de Natal, 25. O Governo do Maranhão informou que, devido ao Decreto nº 35.939, de 14 de novembro de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado, os órgãos estaduais estarão de recesso entre os dias 23 a 27 de dezembro, voltando a funcionar na segunda-feira, 30.

Nesses dias, tanto a gestão municipal quanto a estadual assegura a continuidade dos serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, policiamento, abastecimento de água, fiscalização de trânsito, dentre outros serviços de atendimento de necessidades inadiáveis da população. O atendimento deve ser realizado por escalas de serviço ou plantão.

Durante o feriado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai destacar agentes com motos e viaturas para atuarem na fiscalização em vários pontos de grande fluxo de trânsito de veículos em função das festividades de Natal e Ano Novo no Centro de São Luís. A ação, que consiste em orientar o tráfego e disciplinar estacionamentos, tem como foco as áreas da Rua de Santana, Rua do Outeiro, entorno da Praça Deodoro e de outros locais, como shoppings centers (cujo fluxo de veículos possam afetar o tráfego das vias próximas).

Os serviços de urgências e emergências das unidades de Pronto – Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Dr. Clementino Moura (Socorrão II), unidades mistas, também continuam atendendo a população normalmente.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias funcionam em horário especial nesta terça-feira, das 9h às 11h. Na quarta,25, não haverá expediente nos bancos, que retornam suas atividades e atendimentos normais a partir da quinta-feira,26.

Os carnês e demais boletos que tem data de vencimento no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia 26, quinta-feira. A população também poderá utilizar os canais alternativos bancários, como o internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. Os consumidores também podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Correios

Os Correios também atuam em horário diferenciado durante o Natal. Segundo o órgão, o plantão especial inicia às 7h de hoje e vai até as 8h de quinta-feira (26), quando o funcionamento volta ao normal.

Equatorial Maranhão (Cemar)

Os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam hoje até às 12h e retornam apenas na quinta-feira,26, no horário normal. Na terça-feira,31, ficarão abertos das 8h às 12h e retornam na quinta-feira (2 de janeiro) normalmente. Vale lembrar que o atendimento por WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão, além da Central 116, Aplicativo Equatorial Energia, ou ainda pelo site, funcionam 24h, com 100% da operação. Judiciário

Judiciário

O tecesso forense do Poder Judiciário do Maranhão teve início na sexta-feira,20, e se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2020. Durante esse período, a Justiça Estadual funcionará em regime de plantão judicial. No 2º Grau, o recesso de fim de ano é regulamentado pela Portaria GP nº 953/2017. O regime de plantão é estabelecido pelo Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Maranhão, pela Resolução GP nº 67/2016 e Portaria GP nº 953/2017.

O telefone celular disponibilizado para contato no 2º Grau é o (98) 98815-8344. O serviço funciona em regime de sobreaviso e, após o peticionamento, o advogado deve entrar em contato com o servidor plantonista por telefone, conforme disposto na Portaria GP nº 953/2017. O presidente do TJ-MA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, assumirá o plantão do dia 20 ao dia 25 de dezembro. A oficiala de Justiça do período é Alyne Cruz Lopes.

Segurança

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) reforçou a segurança na Região Metropolitana e interiores com operação especial de fim de ano. O policiamento foi ampliado e a atuação da PM ocorre em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e nos municípios turísticos de Barreirinhas e Santo Amaro. A operação mobiliza todos os grupamentos da PM, com apoio da Polícia Civil, e se estende até o período das férias escolares.

No planejamento que atende áreas onde ocorrem festividades de Natal e Ano Novo, estão destacados os batalhões, as companhias de polícia, o policiamento de bairro e os grupamentos especiais – Centro Tático Aéreo (CTA), Grupo de Operações Especiais (GOE), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria), (BPRv) e (BPTur).

Locais onde ocorre programações, espaços turísticos e orla marítima estão recebendo cobertura especial, dado o aumento no fluxo de pessoas. O trabalho tem parceria com órgãos municipais e estaduais da Cultura, Turismo e Trânsito. Bairros de grande movimentação comercial e a Rua Grande, principal centro do comércio da capital, estão na lista de áreas cobertas pelo trabalho da polícia.

Além dos pontos de festas no Centro Histórico – Praça Deodoro, Praça Benedito Leite, Praça Pedro II, Rua da Estrela – toda a orla marítima, incluindo a Avenida Litorânea, estão com militares em prontidão. Nos terminais de integração, de ferryboat e rodoviária o policiamento também está reforçado. A Polícia Civil apoia a operação com o reforço das delegacias e de plantões, para atender as comunidades.

Lei Seca

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), segue realizando ações da Operação Lei Seca em São Luís, com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito. Algumas blitzen já ocorreram nos últimos dias de dezembro, em avenidas como Daniel de La Touche, Colares Moreira e São Luís Reis de França. Os resultados destas operações específicas foram 329 abordagens a veículos, 294 testes do etilômetro (bafômetro), 35 recusas e 13 autuações a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool.

FIQUE POR DENTRO

Ministério Público Federal

O expediente a ser cumprido na Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) e nas Procuradorias da República nos municípios de Bacabal, Balsas, Caxias e Imperatriz será em regime de plantão de 20 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2019.

Comércio no Centro

Nesta terça-feira, a maioria das lojas da Rua Grande funciona até as 18h, enquanto que amanhã, dia de Natal (25), o comércio será fechado e reabre normalmente na quinta-feira.

Shoppings

Shopping da Ilha
Terça-feira (24) – funciona das 9h às 18h.
Quarta-feira (25) – lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h.

Rio Anil Shopping
Terça-feira (24) – funciona das 9h às 18h.
Quarta-feira (25) – lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h.

São Luís Shopping
Terça-feira (24) – funciona das 9h às 18h.
Quarta-feira (25) – lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h

Pátio Norte Shopping
Terça-feira (24) - funciona das 9h às 18h
Quarta-feira (25) - lojas não abrem. Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 20h

Tropical Shopping
Terça-feira (24) - funciona das 8h às 20h
Quarta-feira (25) - fechado

Mateus Supermercados

Hoje o funcionamento vai até as 20h em todas as lojas e amanhã estarão fechadas, reabrindo normalmente na quinta-feira (26).

Missas

Catedral Metropolitana de São Luís

- Terça-feira (24)
Missa às 19h
- Quarta-feira (25)
Missa às 17h30

Igreja de Santo Antônio

- Terça-feira (24)
Missa às 18h30
- Quarta-feira (25)
Missas às 9h e 18h

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

- Terça-feira (24)
Missa às 19h30
- Quarta-feira (25)
Missa às 19h30

Igreja Nossa Senhora de Fátima

-Terça-feira (24)
Missa às 19h

Igreja Divino Pai Eterno

- Quarta-feira (25)
Missa às 17h

Paróquia São João Batista

- Terça-feira (24)
Missa às 18h
- Quarta-feira (25)
Missa às 11h

Paróquia São Paulo Apóstolo

- Terça-feira (24)
Missa às 18h
- Quarta-feira (25)
Missa às 18h

Igreja São Luís Rei de França

- Terça-feira (24)
Missa às 18h30
- Quarta-feira (25)
Missa às 18h30

Igreja de São Marcos

- Terça-feira (24)
Missa às 19h30
- Quarta-feira (25)
Missa às 19h30

Programação Cultural

Palácio dos Leões

- Terça-feira (24)

Videomapping partir das 18h30

- Quarta-feira (25)

Videomapping partir das 18h30

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte