Consumo

Último domingo antes do Natal é de compras na Rua Grande

Principal via do comércio foi opção para consumidores que aproveitaram folga para fazer as compras de fim de ano; muitas pesquisaram preços

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A principal via do comércio de São Luís, a Rua Grande, foi tomada por consumidores no último domingo antes do Natal. O comércio foi aquecido graças ao pagamento da última parcela do décimo terceiro salário e também aos saques liberados pelo Governo Federal de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores. Muita gente aproveitou o dia de folga para garantir presentes e produtos para as festas de fim de ano.

Este foi o caso da auxiliar de serviços gerais Domingas de Jesus Sousa. “Aproveitei o domingo para comprar roupas para os meus filhos e a Rua Grande é a melhor opção. Gostei da abertura das lojas neste domingo porque a gente trabalha a semana toda e não tem tempo de vir outro dia”, disse.

O superintendente de uma loja de confecções, Sandro Farias, destacou que este ano o comércio vive um bom momento com a recuperação da economia. “A liberação dos recursos do FGTS somado ao pagamento do décimo terceiro salário e a recuperação da economia tem proporcionado um bom momento para nós este ano. O último domingo antes do Natal é tradicionalmente forte, pois os consumidores sempre vão às compras”, disse o supervisor.

Ambulantes

Além das lojas, os consumidores também buscaram o comércio informal. Mesmo estando nas vias transversais da Rua Grande, muitos colocaram suas mercadorias na via principal com o objetivo de impulsionar as vendas. Trabalhando há mais de 20 anos no local, a ambulante Ariane Barbosa disse não ter do que reclamar neste Natal. “As vendas estão muito boas, o povo está vindo para a Rua Grande que está toda reformada e com isso atrai as pessoas. Minhas vendas estão melhores este ano que as do ano passado, com certeza”, disse a comerciante.

A autônoma Luane Azevedo destacou a comodidade de poder ir às compras no domingo. “Para mim é ótimo, porque a gente tem opção de poder vir fazer as comparas de Natal em um dia que estamos de folga. Hoje vou aproveitar para comprar presentes para a família”, observou.

Este domingo as lojas permaneceram abertas até as 18h. Nesta segunda, a maioria funciona até as 20h e no dia 24, ficam abertas até as 18h. No dia de Natal, 25, o comércio é fechado e reabre em horário normal no dia 26.

Segurança
Para garantir a segurança, a Polícia Militar disponibilizou homens que faziam o patrulhamento da área. “Achei bem seguro aqui, tem muitos policiais e isto dá uma tranqulidade maior pra gente fazer nossas compras”, disse a dona de casa Fátima Santos.

De acordo com o Tenente Coronel Wellington, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o policiamento preventivo na área do centro comercial de São Luís teve um reforço nas modalidades do policiamento a pé e motorizado.
“Só sábado, por exemplo, o Centro teve um reforço de 60 policiais para compor o policiamento preventivo que já era realizado pelo Batalhão diariamente, com 50 PMs. Além disto, viaturas do 9º BPM, Batalhão Tiradentes e BPTUR reforçam o policiamento no centro comercial” disse o coronel.

Ele destaca ainda que o policiamento está sendo realizado de forma reforçada nos dias úteis, e nos fins de semana, aos sábados e domingos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.