Doação

Projeto arrecada bolsas de sangue em ação em Ribamar

Iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em parceria com o Hemomar, mobilizou voluntários em dia de solidariedade, para doar sangue e ajudar a abastecer banco

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cerca de 80 bolsas de sangue foram coletadas durante a ação que ocorreu entre às 8h e 16h do sábado, no projeto Vidas por Vidas
Cerca de 80 bolsas de sangue foram coletadas durante a ação que ocorreu entre às 8h e 16h do sábado, no projeto Vidas por Vidas (sangue)

Com o objetivo de salvar vidas e incentivar atos solidários, o projeto Vida por Vidas, uma ação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, promoveu a última edição de 2019 sábado, em São José de Ribamar. Dezenas de pessoas compareceram ao Colégio Batista Nova Aliança para doar sangue e, com isto, colaborar com o aumento de bolsas nos estoques do Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar).

De acordo com o coordenador da Regional de Jovens do Distrito de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, André Jonatas Costa, cerca de 80 bolsas de sangue foram coletadas durante a ação que ocorreu entre às 8h e 16h. “A maior parte dos doadores são jovens de até 35 anos, tanto do sexo masculino quanto feminino. Nosso objetivo com a ação é ajudar ao próximo mesmo sem saber de quem se trata, pois as bolsas não são nominais, elas vão diretamente para os estoques do Hemomar. Com isto, incentivamos a solidariedade entre os membros da igreja ao mesmo tempo em que ajudamos a salvar vidas”, disse o coordenador. Pela manhã foram oferecidos ainda exames de preventivo para as mulheres.

A coordenadora do núcleo de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, lembrou da importância da parceria institucional para manter abastecido os estoques do órgão, em especial nesta época do ano em que correm muitas festas e em que aumentam também a procura por bolsas de sangue. “Para nós do Hemomar estas parcerias são muito importantes, pois através destas ações podemos manter os estoques disponíveis para as urgências e emergências e, neste sentido, a Igreja
Adventista é uma grande parceira com as ações de coleta que ocorrem durante todo o ano”, pontuou a coordenadora.
Um dos doadores foi Elmi dos Santos, 35 anos, vigilante. “O que me traz aqui é o desejo de salvar vidas de pessoas que não conheço. Sou doador e sempre participo destas campanhas e o fato de ocorrer mais perto de casa, para mim, é muito bom”, disse.

A mesma motivação é apontada pelo operador de serviços gerais, Josias Dorneles. “Já sou doador e já doei sangue 22 vezes. A vontade de ajudar as pessoas que precisam e o espírito de amor pelo próximo me faz ser um doador”, apontou.
Aos 68 anos, Marcelino Ramos também compareceu à campanha de doação de sangue. “Sou doador há 42 anos. Acredito que doar sangue traz saúde para quem doa e sempre incentivo as pessoas a serem doadoras explicando que é um ato que não prejudica em nada a nossa saúde. Além de tudo, ainda ajudamos a quem precisa”.

A coordenadora do núcleo de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, explica que doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. “Qualquer pessoa pode chegar ao Hemomar para fazer sua doação. Para doar sangue é necessário que a pessoa venha com seu documento de identificação, esteja em boas condições de saúde, tenha entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e bem alimentado”, explicou.

SAIBA MAIS

Projeto

Esta foi a 14ª ação do projeto Vida por Vidas. Em 2019, o projeto já arrecadou mais de 1.200 bolsas de sangue, coletando aproximadamente 650 litros e ajudando mais de 3.500 pessoas. A iniciativa mobilizou centenas de jovens e adultos voluntários em várias cidades do Maranhão, onde a ação foi realizada. Paço do Lumiar, Tutóia, Itapecuru-Mirim, São Bernardo e São Luís foram cidades que receberam o projeto Vida por Vidas, sempre com a parceria do Hemomar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.