Violência

Com morte de ciclista, dezembro já tem registro de 11 assassinatos na Ilha

No total, foram nove homicídios, um óbito decorrente de confronto com a polícia e um latrocínio, segundo dados da Secretaria de Segurança

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Ciclista "Raimundinho Pedal" foi assassinado no início da noite de sábado, 21
Ciclista "Raimundinho Pedal" foi assassinado no início da noite de sábado, 21 (ciclista)

São Luís - O mês de dezembro ainda não encerrou, mas já foram registrados 11 assassinatos na Região Metropolitana de São Luís, conforme dados do portal da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA). No total, são 9 homicídios dolosos, um óbito decorrente de confronto com a polícia e um latrocínio (roubo que resulta em morte). O último caso aconteceu na noite de sábado, 21, no município de São José de Ribamar, cuja vítima era ciclista.

Do dia 3 de dezembro, quando aconteceu o primeiro assassinato do mês, até o último sábado, oito pessoas foram mortas por arma de fogo e três por arma branca. Com relação às cidades que compõem a Grande Ilha, cinco crimes foram registrados em São Luís, quatro em São José de Ribamar e dois em Paço do Lumiar. Até o momento, não houve morte de mulheres nem de adolescentes.

Morte de ciclista

Em São José de Ribamar, mataram o ciclista “Raimundinho Pedal”, no início da noite de sábado, 21, por volta das 18h30. De acordo com esclarecimentos do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), ele teria sido abordado por dois assaltantes, que pediram o seu celular. Como a vítima reagiu, os criminosos desferiram disparos de arma de fogo no tórax do homem, que não resistiu no Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2).

Segundo apurado pelo Ciops com a família da vítima, o ciclista morava na Vila Jota Lima, em Ribamar.

Assassinato no Maiobão

No dia 3 de dezembro, um homem foi morto com um tiro no peito, no município de Paço do Lumiar. O caso aconteceu no Conjunto Maiobão, na Avenida 4, de acordo com informações do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2 (Cpam 2) e Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP). A vítima foi identificada como Westher Pereira de Oliveira, de 30 anos.

Segundo as primeiras informações coletadas pela Polícia Militar, o homem teria sido abordado por dois bandidos em uma moto, que anunciaram um assalto. Como a vítima se recusou a entregar o celular, foi atingida com um tiro no peito. No entanto, o aparelho telefônico não foi levado, o que poderia ter descaracterizado um latrocínio. Essa morte foi registrada na categoria dos homicídios dolosos.

Morte no Coroado

Na manhã do dia 10 de dezembro, aconteceu um homicídio na Rua Doutor Carlos Macieira, no bairro Coroado, em São Luís. O comerciante Edcarlos Costa de Sousa, de 43 anos, foi morto na porta de sua loja de material de construção, onde também era sua casa. O suspeito do crime foi identificado como sendo o vigilante Jailson Costa da Silva, 29, que cometeu suicídio pouco depois em uma praça. Para a SHPP, foi um crime passional.

“Mundico”, como era conhecido na comunidade, estava na calçada de sua residência, quando o autor se aproximou e desferiu os disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram o rosto do comerciante, segundo informações apuradas pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no local. No chão, os peritos criminais recolheram algumas cápsulas de uma pistola que seria .40.

Após o assassinato, de acordo com o delegado Marcos Amorim, do 2º Distrito Policial (DP), o vigilante seguiu até a casa dele, no Barés, na região do João Paulo, com o intuito de matar sua esposa, que, antes desse relacionamento, se envolveu amorosamente com Edcarlos Costa. Como o portão do imóvel estava trancado, Jailson se deslocou até a Praça São Marçal, na mesma região, onde cometeu o suicídio na frente de pessoas que aguardavam ônibus e outras que passeavam pelo logradouro.

O disparo atingiu o ouvido de Jailson, conforme o delegado. Há uma informação de que a pistola .40 havia sido roubada.

Homicídio no Anjo da Guarda

Em um dos fins de semana de dezembro, ocorreu uma tentativa de assalto na área Itaqui-Bacanga. O fato aconteceu no bairro Anjo da Guarda, no início da tarde do dia 14, por volta das 13h30. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), um dos envolvidos no delito morreu nessa ação. Ele foi identificado como Sergio Martins P. Do Nascimento F., de 35 anos.

Um desconhecido reagiu à ação criminosa e conseguiu atingir os suspeitos. Sergio Martins caiu morto após ser baleado. Ele já estava com o capacete na mão, pronto para fugir em uma motocicleta. O comparsa dele foi imobilizado e levado por uma guarnição da Polícia Militar ao Plantão da Área Itaqui-Bacanga, conforme o Centro Integrado.

Morte de faccionado

Na madrugada do dia 15, quando fazia rondas na região da Vila São Luís, município de São José de Ribamar, nas proximidades da Vila Jota Lima, um policial militar foi baleado. Segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança, o soldado Fonseca foi atingido no rosto. Dessa situação, um bandido, Thiago Vinicius Moreira Barros, de 21 anos, foi alvejado no confronto e caiu morto.

De acordo com o Ciops, mais de 30 disparos de arma de fogo teriam sido efetuados no local, na Rua do Acre, durante o confronto que ocorreu em uma residência. Segundo um policial do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição seguiu ao imóvel depois de ser informada sobre bandidos armados, prontos para atacar o grupo rival. Sendo assim, a incursão foi realizada. Dentro do domicílio, porém, “Mano TH”, como era conhecido o faccionado, reagiu atirando com dois revólveres.

O soldado, então, foi alvejado na face, enquanto o bandido foi atingido no tórax. O criminoso baleado ainda foi encaminhado ao Hospital Municipal Doutor Clementino Moura, mas não resistiu no Centro Cirúrgico. Após o confronto, os policiais apreenderam duas armas de fogo: um revólver calibre .38, da Taurus, e um revólver calibre .32.

Fique por dentro

Homicídios em 2018

No ano passado, conforme dados do Monitor da Violência (do G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade de São Paulo), aconteceram 1.699 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Maranhão. Com relação aos homicídios dolosos, foram 1.615. Janeiro foi considerado o mês mais violento, com 166 assassinatos. Na sequência, vêm junho e setembro, que ficam empatados com 154 situações.

Somente em dezembro de 2018 ocorreram 132 assassinatos, incluindo 125 homicídios dolosos, seis latrocínios e um caso de lesão corporal seguida de morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.