Expectativa

Confiança do consumidor fica estável em dezembro

Índice Nacional apresentou variações de acordo com o perfil do consumidor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) de dezembro de 2019 ficou em 47,3 pontos. O valor é o mesmo de setembro deste ano e pouco superior ao registrado em junho. O índice calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a confiança do consumidor passou a segunda metade de 2019 praticamente sem alteração.

O dado está estável pois a maioria dos índices que compõem o INEC sofreram pouca alteração. Os índices que acompanham as condições financeiras dos consumidores, os de expectativa de desemprego e evolução da própria renda permaneceram praticamente inalterados. Os dois componentes do INEC que tiveram um maior variação influenciaram o índice de formas opostas. Há uma maior expectativa de inflação, mas também há a expectatica de aumento das compras de bens de maior valor.

Embora o INEC da população como um todo encontra-se estável, a depender do recorte da população pesquisado, como gênero, idade, grau de instrução, renda familiar, condição do município e região geográfica, existem variações mais claras, embora não todas no mesmo sentido. Esse misto de variações positivas e negativas também explicam a estabilidade do INEC.

“O que o índice mostra não é que ninguém tenha percebido melhora ou piora, mas que não há um movimento único da população como um todo mostrando confiança. A depender do perfil a confiança melhorou ou piorou, mas como um resultado de população a confiança fica neutra.”, diz o economista da CNI, Marcelo Azevedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.