Em seis semanas

Novo premiê do Líbano tentará formar governo

Ex-ministro de Educação foi nomeado o próximo primeiro-ministro com o apoio do Hezzbollah e do Irã; gabinete deve excluir aliados dos EUA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Hassan Diab durante coletiva, em 20 de dezembro de 2019
Hassan Diab durante coletiva, em 20 de dezembro de 2019 (Reuters)

LÍBANO - O primeiro-ministro nomeado do Líbano, Hassan Diab, disse à Deutsche Welle na sexta-feira,20, que vai formar um governo em seis semanas para tentar tirar o país de uma crise econômica e política.

Diab, um acadêmico que foi ministro da Educação, foi apontado na quinta-feira,19, como o próximo primeiro-ministro com o apoio do Hezbollah e seus aliados, como o Irã.

“Os últimos governos desta década tiveram um ano para formar o governo, e eu tentarei formar um nas próximas quatro semanas, ou em um período que não vai ultrapassar seis semanas”, disse Diab.

A nomeação preparou o cenário para um gabinete que exclui aliados dos EUA e países árabes sunitas, ao mesmo tempo em que marca a influência do Irã no Líbano. Isso pode atrapalhar o país, porque ele vai ter mais dificuldade de receber ajuda financeira de países ocidentais, de acordo com analistas.

David Hale, um representante do Departamento de Estado dos EUA, chegou ao Líbano na sexta-feira,20, para ressaltar o apoio dos americanos à estabilidade do Líbano. Ele pediu reformas aos líderes do país.

“Estou aqui para apoiar os líderes políticos a se comprometer com reformas que podem levar a um Líbano estável, próspero e seguro”, disse ele depois de um encontro com o presidente Michel Aoun.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.