Reciclagem

Moradoras transformam lona em sacolas e aventais durante oficina

Atividade de Reciclagem de Lonas acontece em vários bairros da Grande Ilha; última do ano ocorreu na Vila Maranhão, zona rural de São Luís; mais de 20 mulheres participaram da oficina

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Sustentabilidade ambiental é definido como o modo como o ser humano age na utilização dos bens naturais e encontra soluções para as suas necessidades e dos outros, de maneira que não agrida o meio natural, garantindo a sua utilização para as gerações futuras. Seguindo este pensamento, uma oficina, promovida pela Potiguar, ofereceu um aprendizado de confecção de bolsas e aventais, por meio de lonas descartadas da própria empresa, para moradoras da Vila Maranhão, zona rural de São Luís. O curso durou dois dias e foi encerrado ontem, 19.

A Oficina de Reciclagem de Lonas 2019 começou na quarta-feira, 18, realizada à tarde, das 13h às 18h. O curso foi oferecido na Associação dos Moradores do Sítio Conceição, na região da Vila Maranhão. O foco é a sustentabilidade e empoderamento feminino. A artesã Maria Divina, contratada pela Potiguar, foi a responsável por transmitir o conhecimento às moradoras da comunidade.

A oficina
Mais de 20 mulheres participaram da oficina. De acordo com Maria Divina, a oficina foi um minicurso de corte e costura ofertado gratuitamente para mulheres de baixa renda. O projeto é realizado em comunidades de vulnerabilidade social da região metropolitana de São Luís. Por meio da iniciativa, as moradoras aprendem novas habilidades. “É uma oficina de reaproveitamento de lonas. A comunidade escolhe qual peça vai fazer. Aqui, na Vila Conceição, elas escolheram confeccionar avental, sacola retornável e estojo. As lonas são da própria Potiguar”, explicou a artesã.

De acordo com a artesã, todo o material, como as máquinas de costura e linhas, são oferecidas pela Potiguar. Para as mulheres beneficiadas, o projeto servirá como uma forma de ganhar renda extra. Elas, mesmo com o término das aulas, continuam recebendo acompanhamento da empresa. “Eu faço as visitas, para conhecer a realidade da comunidade. Converso para saber se é isso mesmo o que elas querem. Eu vou a uma associação de moradores, que reúne as mulheres. O que é produzido, pode ser vendido ou utilizado nas casas”, esclareceu Maria Divina.

O foco, segundo Adriano Pestana, gerente de Marketing da Potiguar, é preservar o meio ambiente por meio da ideia de sustentabilidade. “Esse projeto existe desde 2017 e é muito especial, pois com ele o Grupo Potiguar promove o empoderamento feminino de pessoas em áreas de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que damos um destino ecológico a todas as lonas e banners plásticos que usamos nas lojas. Isso é praticar sustentabilidade em dose dupla, e pretendemos continuar com esse projeto de forma cada vez mais forte” disse ele.

Mulheres beneficiadas

As mulheres que participaram do projeto disseram que saíram satisfeitas. Leonildes Barboza, que vende suquinhos nas ruas de São Luís, declarou que vai utilizar a sacola que confeccionou para carregar sua caixa com os geladinhos. “Eu fiz essa sacola grande aqui. Para mim, o curso foi muito bom. Eu aprendi a me virar mais ainda na vida”, pontuou a moradora.

De igual modo, Jéssica Barbosa enalteceu a oficina, que ela considerou como uma oportunidade de emprego. “É uma forma de reutilizar vários materiais. Seria ótimo que todos nós fizéssemos nossa parte para preservar o meio ambiente”, comentou a jovem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.