Novo imposto

Bancada do Maranhão se posiciona contra nova CPMF de Guedes

Segundo o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro, o governo estuda incluir na reforma tributária um imposto sobre transações financeiras em meios digitais

Gilberto Léda, com Folha de S. Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Deputado João Marcelo se posicionou contra a nova CPMF mesmo não sendo o imposto igual ao anterior
Deputado João Marcelo se posicionou contra a nova CPMF mesmo não sendo o imposto igual ao anterior (João Marcelo)

Deputados que compõem a bancada do Maranhão na Câmara Federal manifestaram-se ontem a respeito da proposta de criação de uma nova CPMF, como defendido na quarta-feira, 18, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante evento do BNDES.
Segundo o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governo estuda incluir na reforma tributária um imposto sobre transações financeiras em meios digitais, como por aplicativos de celular ou via o internet banking.

Todos os parlamentares maranhenses ouvidos por O Estado posicionaram-se contra a instituição de qualquer nova contribuição.
“Na verdade, eu sequer acredito que o ministro Paulo Guedes vai encaminhar esse novo imposto para o Congresso, tamanha a sua impopularidade”, destacou Edilázio Júnior (PSD).

Aumentos

Ele pontuou que, no caso dos maranhenses - que sofreram com sucessivos aumentos de impostos, notadamente o ICMS, nos últimos cinco anos -, há resistência ainda maior a novos tributos.

“Todos nós já estamos fartos de impostos. A gente paga as maiores tarifas, os maiores tributos, no Maranhão, então, nem se fala. Então, eu sou totalmente contrário a qualquer nova tributação que possa vir a existir”, completou.

O deputado João Marcelo (MDB) ponderou que a proposta de Guedes não se trata da mesma CPMF, que vigorou até dezembro de 2007, mas ressaltou que, mesmo assim, tende a ser contra. “Não é o mesmo imposto, com certeza. Mas, a priori, sou totalmente contra”, declarou.

Manifestaram-se, ainda, contra a ideia os deputados Eduardo Braide (Podemos) , Pedro Lucas Fernandes (PTB) e André Fufuca (PP).

Diferente

Ao defender a proposta, Paulo Guedes argumentou que o novo imposto não seria igual à extinta CPMF, que sofreu críticas dentro do governo e foi barrada pelo presidente Jair Bolsonaro. “A CPMF virou um imposto maldito, o presidente falou que não quer esse troço. Se ninguém quer, CPMF não existe”, disse.

O ministro ponderou que sua equipe continua examinando formas de ampliar as bases de incidência dos tributos como forma de compensar uma futura redução do encargo trabalhista, o que classifica como o mais cruel e perverso de todos os impostos.

De acordo com Guedes, as transações por meios digitais e instantâneos vão ganhar cada fez mais força e o governo precisa encontrar meios para viabilizar a tributação.

“Nunca foi a CPMF, sempre foi transações. Como tributamos isso? Tem transações digitais. Você precisa de algum imposto, tem que ter um imposto que tribute essa transação digital”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.