Registro

Histórias do comércio maranhense na telona

Associação Comercial do Maranhão lança documentário sobre trajetória da entidade e formação econômica do estado em avant première hoje, às 19h, no Golden Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O documentário tem a direção do cineasta Arturo Saboia
O documentário tem a direção do cineasta Arturo Saboia (doc ACM)

São Luís - No marco das celebrações dos 165 anos da Associação Comercial do Maranhão (ACM), comemorados neste ano, a entidade lança hoje, às 19h, o documentário “História do Comércio no Maranhão: Pioneiros e Construtores”. Dirigido pelo cineasta Arturo Saboia, o documentário tem duração de 60 minutos e será exibido em avant première na Sala Kino Evolution, do Golden Shopping (Calhau), em evento que marca também o último ato oficial da gestão de Felipe Mussalém no comando da entidade.

“Trata-se de um retrato dos 165 anos, dando voz à história escrita por pioneiros como João Gualberto da Costa, Eduardo Aboud e Martinus Hoyer e por economistas e professores, especialistas em inovação e empresários dirigentes da entidade, que atuaram fortemente na construção da história da nossa Casa. Um legado da nossa gestão à memória coletiva do empresariado maranhense, algo inédito na trajetória da entidade, que também expressa o entendimento do empresariado acerca dos principais desafios da economia maranhense”, explica o presidente Felipe Mussalém.

Desde sua concepção até a exibição final, foram 18 meses de trabalho, de uma iniciativa viabilizada através da captação direta de recursos em parceria com a Produtora Oito, apoio financeiro da Alumar e Potiguar, mobilizando cerca de 30 pessoas, oito meses de pesquisa, 22 entrevistados, 52 horas de gravação. A expectativa é que o documentário percorra um circuito de exibição em escolas e universidades durante todo o ano de 2020.

O documentário traz um rico acervo de imagens cedidas por parceiros como o Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (Mavam), dentre os quais comerciais de época e imagens ilustrativas dos ciclos mais marcantes da economia local e de documentos históricos da entidade.

Entrevistados

Para compor a pesquisa técnica do documentário, foram entrevistados, as professoras Regina Farias e Maria de Lourdes Lacroix; o jornalista, ex-deputado e presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; os economistas Felipe de Holanda e José Cursino, que em seu percurso profissional conta com passagem na ACM, no Departamento de Estatística da entidade; o presidente da Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago; o empresário e ex-secretário de Estado, Cláudio Azevedo, o professor Anderson Miranda, especialista em inovação, além do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon/MA), Fábio Nahuz. Também foram ouvidos os ex-presidentes Roberto Albuquerque, Carlos Thadeu Gaspar, Afonso Manoel, Júlio Noronha, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, José de Ribamar Belo, Haroldo Cavalcanti Júnior, Luzia Helena Fonseca Rezende e Felipe Mussalém.

“Trabalhamos nesse projeto com o desejo de celebrar tradições e de revisitarmos histórias da nossa história, compartilhando com a sociedade a trajetória da nossa entidade em 165 anos, vista dentro do contexto da formação econômica do Maranhão e das contribuições da ACM nesse processo, mas também evidenciando o pensamento das bases empresariais sobre a economia local, sobre como deve ser o papel das classes produtivas e de uma entidade como a Associação Comercial na construção das alternativas de desenvolvimento do nosso estado”, frisa Felipe Mussalém, acrescentando que “muito mais que um projeto, o documentário é um legado à memória coletiva do empresariado maranhense, projetado com o objetivo de também suscitar reflexões sobre os desafios do Maranhão do futuro”. Durante o evento, como manifestação de agradecimento aos parceiros financiadores, serão entregues placas de reconhecimento aos grupos Alumar e Potiguar.

Serviço

O quê

Lançamento do documentário “História do Comércio no Maranhão: Pioneiros e Construtores”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Sala Kino Evolution, do Golden Shopping (Calhau)

Fechado para convidados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.