Lixões

Investigação identificará causas de lixo irregular na área Itaqui-Bacanga

Região reúne quase 300 mil habitantes e sofre com lixões irregulares; projeto idealizado pela comunidade e apoiado pela Vale investigará causas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Lixões proliferam às margens da BR-135, na área Itaqui-Bacanga
Lixões proliferam às margens da BR-135, na área Itaqui-Bacanga (lixo Itaqui-Bacanga)

Quem trafega pela área Itaqui-Bacanga provavelmente já notou a quantidade de lixo descartado de maneira irregular nas ruas e avenidas do bairro, prejudicando a paisagem e a saúde de quem vive no local. A partir de janeiro, um projeto desenvolvido por moradores e apoiado pela Vale investigará as motivações individuais e coletivas desse descarte e apresentará um diagnóstico, que pode ser a base para tratar o problema. A pesquisa será coordenada pela Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB).

“A questão do lixo é complexa e envolve muitos atores, mas se a comunidade não agir isso aumentará. Basta ver como o lixo já toma conta da Avenida dos Portugueses. Queremos entender o que se passa na mente de quem descarta lixo de forma irregular e partir disso agir de maneira assertiva e articulada”, afirmou Ivan Júnior, presidente da ACIB.

A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga é uma organização não governamental de base comunitária que representa as cinco microrregiões da área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel), contemplando 70 bairros e uma população estimada em 250 mil habitantes.

O diagnóstico sobre o lixo será realizado inicialmente no bairro Fumacê, mas o objetivo é expandir para outros logradouros do eixo Itaqui-Bacanga. O conteúdo da pesquisa será apresentado em um seminário em junho de 2020 a diferentes parceiros interessados na solução do problema.

Em paralelo ao diagnóstico, a Vale também está apoiando um projeto de educação ambiental que inclui palestras em escolas e bate-papo com moradores sobre a importância do descarte correto do lixo.

“Não poderíamos ficar de fora dessa discussão porque o Itaqui-Bacanga é o nosso bairro e vivemos essa rotina junto com quem mora aqui. Importante destacar que essa não é a única parceria firmada para 2020 com o bairro. Apoiaremos outros 6 projetos voltados à educação, segurança e sustentabilidade. Serão mais de 1500 beneficiados diretamente”, destacou Daniel Florenzano, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale. O convênio entre a Vale e a ACIB foi assinado no dia 12 de dezembro, na sede da associação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.