Eleições

Mais de 250 mil eleitores com títulos cancelados no Maranhão

Fim do ciclo de cadastramento biométrico validou 4.287.068 e cancelou 256.007 em todo o estado.

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Urna eletrônica
Urna eletrônica (Urna)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou nesta segunda (16) a conclusão do processo de cadastro biométrico no Maranhão. Segundo o presidente do tribunal, desembargador Cleones Cunha, 94,36% do eleitorado maranhense foi cadastrado e poderá para votar por meio da impressão digital nas eleições de 2020. Por outro lado, cerca de 250 mil eleitores, 5,64% do eleitorado, não compareceu e tiveram seus títulos cancelados.

O processo de coleta de impressões digitais foi festejado no TRE na tarde. Iniciado em 2009, o procedimento começou pelas cidades de Paço do Lumiar e Raposa. Nos últimos dez anos o TRE iniciou o processo de revisão de 4.543.075 títulos eleitorais nos 217 municípios do estado.

Desse total, 4.287.068 (94.36) conseguiram fazer o cadastramento biométrico. Exatos 256.007 títulos, que representam um percentual de 5.64%, não compareceram aos postos montados pelo TER e tiveram seus títulos cancelados.

Durante o processo de cadastramento biométrico algumas situações inusitadas foram identificadas pelo TRE. O desembargador Ricardo Duailibe relatou o caso de um homem que tinha quatro títulos nos quatro municípios que compõe a grande São Luís. “O cidadão tentou regulamentar os quatro títulos no mesmo dia. Além de ser denunciado pela digital, também foi flagrado usando a mesma camisa nas fotos. Situações que, com absoluta certeza, ficaram no passado e não irão repetir-se nunca mais”, explicou.

Com o fim do cadastramento biométrico, as eleições de 2020 no estado serão totalmente digitais. Apesar de aparentemente elevado, o número de títulos cancelados no Maranhão segundo Cleones Cunha, foi o menor da federação.

“Até agora 15 estados conseguiram bater 100% da meta. E, felizmente para nós, o Maranhão obteve a menor taxa de abstenção entre todos eles”, disse o presidente do TRE.

Técnicos do TRE entendem que as razões para o não comparecimento são variadas. “Muitas pessoas já faleceram, outras mudaram de estado e outras tantas simplesmente abdicaram do direito do voto”, disse um dos técnicos.

O cancelamento dos títulos não é definitivo. Quem estiver entre os eleitores que perderam o cadastramento biométrico e desejam regularizar a situação poderão fazê-lo até o dia 15 de maio.

Processos eleitorais de 2016 ainda sem julgamento

Durante a apresentação do fim do ciclo de cadastramento biométrico, o desembargador Cleones Cunha falou a respeito do julgamento de ações das eleições passadas. A intenção do TRE era julgar todas as ações até o fim de 2019. Cleones lamentou o não cumprimento da promessa. Segundo o presidente do TRE, o alto número de ações relacionadas a prestação de contas congestionou a área técnica do tribunal. “Infelizmente são muitos processos, a maioria relacionada a prestação de contas que dificulta muito o trabalho do departamento de controle interno. Infelizmente vamos entrar 2020 com alguns processo de 2016 ainda a serem concluídos”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.