Pacto federativo

Levantamento aponta cortes nos salários no MA

Avaliação é do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas; além do Maranhão, outros sete estados também podem ser obrigados a promover arrochos nas despesas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Flávio Dino
Flávio Dino (Flávio Dino é governador)

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, caso a Proposta de Emenda Constitucional do Pacto Federativo (PEC) estivesse aprovada, o Maranhão poderia ser obrigado a reduzir despesas com arrocho na folha salarial (em até 25%) dos servidores. A conclusão, divulgada no Valor Econômico, tem como base as despesas e receitas liquidadas em 2018.

Além do Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás) também estão no mesmo rol dos estados que seriam incluídos no gatilho de aplicação de medidas para enxugar custos da administração pública. Ainda de acordo com o Ibre, a redução proporcional dos salários também seria acompanhada de redução gradativa da jornada de trabalho.

Segundo o levantamento, além dos oito estados na mira da PEC – caso estivesse em vigência – outros 12 seriam avaliados negativamente, pois terminaram o ano com despesa corrente que variou entre 90 e 95% da receita total. Como a PEC não especificou o critério de receitas e despesas que estados e prefeituras devem considerar, o estudo da FGV considerou arrecadações com valores de bens e serviços orçados “e já entregues ao poder público”.

Ainda de acordo com a FGV, para a União, os gatilhos seriam automaticamente acionados a partir de “emergências fiscais”, conforme especificado pela PEC em seu texto. Caso o Maranhão fosse obrigado a aplicar as medidas de responsabilidade financeira, a redução de jornada - por exemplo - não atingiria professores e policiais militares. De acordo com o estudo, no caso destas categorias, o impacto das reduções seria mínima e o prejuízo à qualidade do serviço público seria maior.

Procurado, o Governo do Maranhão informou que "está realizando estimativas para aferir o seu possível enquadramento nos critérios em avaliação da PEC do Pacto Federativo". De acordo com a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), após as avaliações, a pasta adotará as medidas necessárias caso se encaixe nos critérios.

Mais

Ainda de acordo com o Ibre, com a PEC, caso no decorrer do ano seja constatada que o saldo de receitas e despesas não permitirá o cumprimento das metas fiscais, os poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública poderiam estipular um teto de despesas de forma discricionária.

A PEC está no Senado e, se chancelada, criaria o estado de Emergência Fiscal, que desindexaria despesas obrigatórias e criaria mecanismos automáticos de redução de gastos. Com os gatilhos automáticos previstos no texto, não seria possível ainda a realização de concursos e concessão de benefícios tributários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.