Estado Maior

Disputa no TJ

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Acontece amanhã a eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Devem se enfrentar na disputa os desembargadores Lourival Serejo e Nelma Sarney.

Nelma vem de derrota na eleição de dois anos atrás, quando foi eleito o desembargador José Joaquim Figueiredo do Anjos, atual presidente e que fica no cargo até abril do ano que vem, já que foi também escolhido entre seus pares para um mandato tampão.

O atual presidente apoia o seu vice, Lourival Serejo, que é, para muitos, o favorito, já que José Joaquim deu recente demonstração de força ao se eleger com tranquilidade para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Naquela disputa, JJ bateu a desembargadora Ângela Salazar por 17 votos a 11 - num resultado tido como surpreendente, já que se esperava uma disputa mais acirrada.

Essa vitória específica acabou ligando o sinal de alerta para a desembargadora Nelma Sarney: a larga vantagem de José Joaquim naquela ocasião mostrou que ele ainda tem boa aceitação entre seus pares no Tribunal, o que lhe garante, pelo menos em tese, poder de decisão nos rumos do pleito para o comando da Corte maranhense.


Cobrança

Durante entrevista à Rádio Timbira ontem (16), Flávio Dino (PCdoB) cobrou do Governo Federal a liberação do Fundo Nacional de Segurança Pública.

De acordo com o comunista, R$ 8 milhões devem ser encaminhados via União ao setor até o dia 31 deste mês.

Segundo ele, além do Maranhão, outros estados requerem os valores. Até o momento, o Governo Federal não se manifestou sobre o tema.


Omissão

Na mesma entrevista à Rádio Timbira, chamou atenção a omissão do governador Flávio Dino (PCdoB) para analisar o cenário eleitoral futuro na capital maranhense.

Nenhum questionamento sobre o assunto foi feito e tampouco o gestor citou o tema – o grupo dele tem vários pré-candidatos.

Dino também evitou críticas, por exemplo, à ex-governadora Roseana Sarney (MDB).


Orçamento

Conforme adiantado pela coluna ontem, a proposta de Orçamento 2020 da Prefeitura de São Luís será apreciada amanhã.

A matéria havia sido colocada em pauta, no entanto, retirada a pedido da liderança do Executivo.

Houve consenso dos parlamentares para a exclusão da matéria, que deverá passar ainda esta semana sem grandes problemas. A tranquilidade se dá pela garantia da liberação de verbas para cumprimento das emendas impositivas.


Apoio

O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), segue se movimentando na busca por apoio a sua eleição à Prefeitura de Imperatriz.

A mais nova ofensiva do PCdoB e seu grupo é pelo apoio do ex-prefeito Ildon Marques (PSB), bem contato na disputa.

- Estamos trabalhando por isso -, declarou o deputado à coluna. Há alguns dias, o senador Weverton Rocha (PDT) também aventou a possibilidade.

Veto

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que vetará o projeto com mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) caso o Congresso aprove a versão atual do texto.

O relatório do projeto na Câmara foi elaborado pelo deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA).

O presidente, contudo, lembrou que os parlamentares poderão derrubar um eventual veto.


De olho

250 mil, aproximadamente, é o número de eleitores maranhenses que não realizaram recadastramento biométrico e que, se não o fizerem até maio, ficarão impossibilitados de votar em 2020.


Madeira ou Duarte?

São cada vez mais fortes os rumores de uma disputa intestina no Partido dos Trabalhadores a respeito das eleições para prefeito de São Luís.

A corrente majoritária da legenda, liderada pelo deputado estadual Zé Inácio, segue defendendo a filiação e consequente candidatura do juiz federal José Carlos do Vale Madeira.

Já aliados do deputado federal Zé Carlos defendem a filiação do deputado estadual Duarte Júnior, atualmente no PCdoB, mas sem muito espaço por lá.


E mais

Por falar em PT, petistas andam com uma pesquisa eleitoral debaixo do braço, mas não mostram quase nada dela.

O único dado liberado até agora aponta que, para 60% dos eleitores, a dupla Lula/Haddad tem influência na eleição de São Luís.

A iluminação de Natal, totalmente em LED, colocada em São José de Ribamar deu um brilho especial ao aniversário de 392 anos da cidade.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.