COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A Direção Executiva do SINFA-MA (Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão), presidido por Diego do Amaral Sampaio, homenageou este Repórter PH, pela celebração do Jubileu de Ouro de Jornalismo, com a entrega do troféu Mérito Sinfa da Fiscalização Agropecuária, entregue na redação de O Estado, pelo assessor de Comunicação da entidade, jornalista José Salim
A Direção Executiva do SINFA-MA (Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão), presidido por Diego do Amaral Sampaio, homenageou este Repórter PH, pela celebração do Jubileu de Ouro de Jornalismo, com a entrega do troféu Mérito Sinfa da Fiscalização Agropecuária, entregue na redação de O Estado, pelo assessor de Comunicação da entidade, jornalista José Salim

Morreu um ícone
Fim de semana com um sabor amargo na boca e uma nuvem escura querendo cobrir as lembranças. Morreu a atriz Anna Karina, ícone da Nouvelle Vague francesa.
Alguém conseguirá me dizer quem foi Anna Karina, atriz, modelo, breve e para sempre mulher de Godard, cantora episódica?
Haverão de fazer as contas, sim, dizer os anos que tinha agora que morreu (não me lixem, terá para sempre entre 22 e 25 anos), que era dinamarquesa, que chegou a Paris no final dos anos 1950, que foi Chanel quem lhe adaptou o nome para este que dela teremos, que foi para sempre a alma de Jean-Luc-Godard, sim.
Só que há um segredo: Anna Karina fomos todos nós, homens e mulheres que, pelos 20 anos e antes das chinesices, também andávamos pelas praias e alamedas a perguntar o que havíamos de fazer e a dizer que não prometíamos o amor para sempre (mas acrescentando, terna e ironicamente, “oh, meu amor” e em francês, “oh, mon amour”).
Sim, Anna Karina fomos nós e foi provavelmente esse o seu mistério, o de nos sugar a vida e os sonhos.
Maravilhosa. Queríamos estar com ela pelo Sul da França, praias vazias, descapotável vermelho pelas falésias, noite alta por Pigalle iluminada por neons e jukebox, viadutos da periferia de Paris, dançar com ela em Barbès, todos nós fomos ela, correndo desabridos pelo Louvre, olhando a Falconetti-Joana d'Arc, todos a amamos e fomos felizes, alegres também, mesmo quando lhe víamos às lágrimas ou ela morria de um tiro numa rua, entre automóveis, como a Magnani.
Foi uma atriz? Ou foi (“apenas”) uma modelo?
Eu diria que, como Jacqueline foi para Picasso, ou Nush para Éluard, esta atriz por acaso foi a luz do Verão, a luz da manhã, a brisa com que saímos da adolescência, o nosso primeiro e eterno amor, o amor feliz.

Saques do FGTS
A Caixa Econômica Federal libera o saque complementar do FGTS a partir da próxima sexta-feira. Mais de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas.
Mas só terá direito ao saque extra quem tiver alguma conta de FGTS, ativa ou inativa, cujo saldo era de até R$ 998 em 24 de julho deste ano.
Quem tiver saldo acima desse valor só poderá retirar os R$ 500 originalmente previstos. O limite vale para cada conta, separadamente.

Fórum de vereadoras
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Netto, defendeu a participação feminina na política durante o I Fórum da Mulher Vereadora do Maranhão, realizado na última sexta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Carolina.
O evento foi uma iniciativa da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão.
Othelino elencou as ações do Parlamento maranhense para incentivar a participação de mulheres na política e combater a violência doméstica.

Pacote anticrime
O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que vetará do pacote anticrime aprovado pelo Congresso o trecho que aumenta a pena para crimes contra a honra, ou seja, de injúria, calúnia e difamação, cometidos na internet.
O Senado aprovou, na última quarta-feira, o projeto anticrime formulado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e que ganhou uma nova versão aprovada pela Câmara.
O pacote está pronto agora para ser sancionado pelo presidente e parlamentares já esperam vetos em alguns pontos.

Combate ao Aedes aegypti
O verão é o cenário ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. Por este motivo, em vários estados as secretarias da saúde estão montando Plano de Intensificação do Controle do Aedes durante a estação mais quente do ano. É o Verão sem Mosquito. É importante que também aqui, os agentes de combate às endemias intensifiquem as inspeções em praças, ruas, praias e demais pontos turísticos para eliminar focos do mosquito e reduzir a possibilidade da transmissão das arboviroses nas áreas de grande circulação de pessoas nesta época do ano.

TRIVIAL VARIADO

Assembleias Legislativas de oito Estados já aprovaram alterações nas aposentadorias dos servidores públicos: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso do Sul.

O tema ficou adormecido por décadas e agora se constata: os Estados não possuem receitas adicionais para compor um orçamento de seguridade social. É receita versus despesa e a despesa ganha de goleada.

Esta semana, completam-se dois anos do retorno à sigla MDB. Só perdeu uma letra. O objetivo era retomar as teses da fundação, em 1966, e ganhar as ruas. Não engrenou. Os métodos continuam sendo do PMDB.

O Réveillon do Casino Estoril, em Portugal, foi o endereço escolhido por Thatiana e César Bandeira e Cida e José Aparecido Valadão para saudar 2020. Já tive uma experiência dessa em terras portuguesas e foi inesquecível.
Em São Luís, já se sabe de, pelo menos, uma grande festa particular de Réveillon. É a que será realizada, mais uma vez, por Ana Lúcia e Mauro Fecury, na Península da Ponta d´Areia.

Por falar em Mauro Fecury, ele inaugurou um novo espaço na Uniceuma com o nome do arquiteto Cleon Furtado, em tarde festiva, no sábado, com as presenças do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, do ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda e do ex-presidente José Sarney.

A grande sensação da “Festa dos Amigos” foi o show espetacular do cantor Altemar Dutra Júnior, que cantou durante mais de duas horas os grandes sucessos da carreira de seu pai e os maiores da mais recente produção musical do Brasil e do mundo.

Uma das mais vitoriosas festas de fim de ano realizadas em São Luís, o Sunrise ou Réveillon do Amanhecer está em novo endereço. O público dará as boas vindas a 2020 na área externa do Blue Tree Towers Hotel, no Calhau, de frente para a Baía de São Marcos.

Ou seja, com a mesma energia que marcou as edições anteriores, no Iate Clube de São Luís. Aplaudido com o mais duradouro, democrático e animado, o evento, que terá três ambientes, dois palcos e uma praça de alimentação, será embalado por 15 atrações e dez horas de música.

Hoje, à noite, em Teresina, as sócias da Lems, maior empresa de locação de material de festa daquela capital, realizam a sua confraternização de fim de ano com uma grande festa em sua grande sede, no bairro São Cristóvão.

O Museu de Arte Sacra, ao lado da Catedral Metropolitana de São Luís, foi o palco escolhido por Thelma Arraes e João Batista Garcia para oficializar sua união matrimonial e comemorar as Bodas de Prata desses 25 anos de muito amor, no próximo dia 20, às 20h.

DE RELANCE

Natal no Complexo
O fim de semana foi em clima de Natal em São Luís. No sábado, foi realizado o Cortejo Reisado Folias de Natal, que atraiu grande público. O cortejo partiu do Largo do Carmo e percorreu a Rua Grande em direção ao Complexo Deodoro. Logo depois, a cantora maranhense Lucille Berce fez um show de jazz com influências de destacadas vozes femininas, convidando o público a mergulhar na atmosfera da vintage music. Esta semana, no Complexo Deodoro, a criançada vai poder curtir a apresentação da Turma do Mickey e ouvir histórias musicadas com os palhaços Azedinho e Foguinho, além do show infantil com a Banda Vagalume.

Sobre aposentadoria
Assembleias Legislativas de oito estados já aprovaram alterações nas aposentadorias dos servidores públicos, inclusive o Maranhão. O tema ficou adormecido por décadas e agora se constata que os entes federados não possuem receitas adicionais para compor um orçamento de seguridade social. É receita versus despesa e a despesa ganha de goleada. Especialistas afirmam que as soluções amargas passam por uma combinação de aumento da contribuição, idade mínima, redução dos benefícios e elevação do tempo de contribuição.

Biometria no Estado
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza, hoje, solenidade para encerrar o processo de recadastramento biométrico dos eleitores no Estado. A meta do desembargador Cleones Cunha, que assumiu a presidência do TRE-MA em fevereiro de 2019, é que todos os eleitores dos 217 municípios do Estado votem com a biometria nas eleições municipais de 2020.
Esta edição do processo biométrico, que garante a redução significativa de fraudes no sistema eleitoral, foi obrigatório em vinte e três cidades do Maranhão e garantiu o recadastramento de mais de um milhão de eleitores.

Proposta orçamentária
O Congresso Nacional pode votar, amanhã, a proposta orçamentária para 2020. A sessão para a votação do Projeto de Lei do Congresso Nacional 22/19 está marcada para a tarde. Antes da análise por deputados e senadores no plenário, a Comissão Mista de Orçamento vota o relatório final da proposta por volta das 11h. O parecer preliminar apresentado pelo relator-geral do Orçamento, deputado Domingos Neto, modificou parâmetros que serviram para as projeções de receitas e despesas e também incorporou efeitos de propostas ao texto original do Orçamento enviado pelo governo.

Omissão vergonhosa
A cada balanço sobre muitas administrações municipais – inclusive no Maranhão – se reforça a certeza de que faltam escolas de gestão pública no País. Habilitariam pretendentes a cargos eletivos a conhecer o orçamento de uma prefeitura. Sem o domínio de princípios básicos, a consequência é desastrosa. No lugar de prefeitos sem competência, governam burocratas que costumam defender interesses corporativos. Criar escolas de gestão pública deve ser prioridade das siglas que recebem dinheiro do Fundo Partidário.

Formato superado
O momento é agora para repensar o formato das entrevistas em TVs com candidatos às prefeituras municipais. Nem há necessidade de pesquisa para concluir que o modelo se esgotou: perguntas de um minuto e meio, respostas de dois minutos, réplica de 45 segundos e tréplica de 30 segundos. Ao estilo de pegadinhas, não esclarecem nada, dando chance a que muitos escondam a ignorância.

Formato superado 2
Telespectadores acompanham para ver quem é o mais esperto e se algum candidato se perderá na curva, vai derrapar e bater na mureta. Como nas corridas de Fórmula 1. Ao final de uma hora e meia ou duas, não fica praticamente nada. O máximo que fazem é conduzir eleitores a um mundo encantado. Candidatos com a varinha mágica prometem o que não realizarão. Os produtores das emissoras precisam fazer com que os pretendentes a ocupar cargos demonstrem conhecimentos sobre o orçamento da Prefeitura e administração do dinheiro público. Caso contrário, é melhor nem ligar a TV.

Para escrever na pedra:
“A perspicácia de um momento às vezes vale a experiência de uma vida”. De Olivier Holmes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.