Missão

Ano Missionário aberto com celebração no Anjo da Guarda

Evento organizado pela Arquidiocese de São Luís aconteceu na Praça da Ressurreição, e que contou com a presença de padres, celebrou, também, os 50 anos de ordenação presbiteral do arcebispo dom José Belisário

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Comunidade do Anjo da Guarda, reunida na Praça da Ressurreição, na abertura do Ano Missionário
Comunidade do Anjo da Guarda, reunida na Praça da Ressurreição, na abertura do Ano Missionário (missionario)

São Luís - A Praça da Ressurreição, no bairro Anjo da Guarda, foi o cenário escolhido pela Arquidiocese de São Luís para a celebração que marcou, na tarde/noite de sábado, a abertura do Ano Missionário. Para os católicos significa o despertar da Igreja para a consciência de que a missão a renova e torna a verdade a expressão da fé. O evento, que contou com a presença de padres e pessoas de diferentes comunidades, também homenageou o arcebispo dom José Belisário, pelos seus 50 anos de ordenação presbiteral.
“Nós temos um plano de pastoral que renovamos de quatro em quatro anos e a previsão é que o atual seja concluído em 2020. Por isso, chamamos a atenção das pessoas para o fato de que a igreja existe para a missão. Nós esperamos que, ao longo de 2020, todas as nossas paróquias entrem nesse ritmo, pois a instituição tem de ser uma igreja em saída e não pode ficar fechada em si mesma”, disse o arcebispo, que conduziu a celebração.
Segundo Jadson Borba e Silva, coordenador da Articulação Missionária da Arquidiocese de São Luís, o objetivo é estimular as comunidades a um engajamento. “Nós queremos que elas percebam que o Evangelho não é para ficar aprisionado, mas deve estar em contato com as comunidades. Escolhemos a Praça da Ressurreição para essa abertura pelo seu simbolismo, pois em estando situada em um bairro da periferia de São Luís, nós damos uma prova de que a igreja vai ao encontro das pessoas onde elas estiverem. Além disso, sabemos que a ressurreição é o maior mistério da nossa fé”, frisou.

Tema
O tema do Ano Missionário é “Vão com a força do Espírito Santo e sejam minhas testemunhas” (At 1, 8). Todas as 56 paróquias da Arquidiocese de São Luís realizaram retiros preparatórios para esse momento. Todas as atividades estão sob a coordenação do padre Jadson Borba e de sua equipe. Assim sendo, 2020 será um ano em que serão intensificadas as visitas às famílias, hospitais, escolas, comunidades e instituições. “Todas ocorrerão em formato de celebrações, para promover o encontro com o próximo onde quer que ele esteja”, complementou o padre Jadson Borba e Silva.
O evento também marcou os 50 anos de ordenação presbiteral de dom José Belisário, que é mineiro de Carmópolis, mas se tornou cidadão maranhense e celebra meio século de vida eucarística e de dedicação ao próximo.
Ele vestiu o hábito franciscano em fevereiro de 1963, aos 18 anos, tendo sido ordenado sacerdote em 1969, na igreja matriz Nossa Senhora do Carmo, em Carmópolis, aos 24 anos. Em 1999, foi ordenado bispo e elevado a arcebispo, pelo papa emérito Bento XVI, em 2005, quando deixou o governo da Diocese de Bacabal (MA) para governar a Igreja de São Luís. Em 19 de novembro do mesmo ano, tomou posse da Arquidiocese Metropolitana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.