Estado Econômico

Ponta da Madeira tem melhor gestão ambiental

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), da Vale, localizado em São Luís, venceu o Prêmio Antaq na categoria "Maior Índice de Desempenho Ambiental 2018 TUPs". A cerimônia de entrega da premiação aconteceu, na sede da Agência, em Brasília. O Terminal de Uso Privado (TUP) da Portonave, de Navegantes (SC) ficou em segundo lugar e, o da Ilha Guaíba (TIG), no Rio de Janeiro, em terceiro.

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA), implementado em 2012, por meio da Resolução nº 2.650/2012, é um dado que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. É composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.

"O IDA é importante porque reúne indicadores capazes de comparar os portos do país. Adotamos o IDA há quatro anos, dentro de nosso processo do mapa estratégico. Naquela época, a Antaq só fazia essa avaliação com os portos públicos. Entretanto, nos últimos dois anos, começou a medir também os privados. E este ano conquistamos o primeiro lugar no ranking. É importante entendermos que conseguimos esse resultado com muita disciplina, muito esforço. Nosso desafio é continuar no topo do ranking em 2020 e, para isso, precisamos melhorar ainda mais nosso controle e nossa gestão ambiental", afirmou o gerente-executivo de operações portuárias, Roberto Di Biase.

Rede Assaí

A rede Assaí Atacadista, que faz parte do Grupo Pão de Açúcar (GPA), está finalizando a limpeza de terreno adquirido na avenida São Luís Rei de França, Turu, para a construção de sua primeira loja em São Luís, que ficará localizada entre os supermercados Mateus e Bompreço.

O projeto, porém, é de também se instalar na avenida Guajajaras, na capital maranhense, e na cidade de Imperatriz. As duas lojas na Ilha irão gerar 600 empregos diretos e 1.200 indiretos.

Empresarial e Contábil I

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realiza na próxima terça-feira (17), às 9h, o Workshop Empresarial e Contábil “Documentação e procedimentos para obtenção de crédito junto ao Banco do Nordeste”.

No evento, que acontece no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na av. dos Holandeses, os empreendedores serão informados sobre caminhos para obtenção de linhas de financiamento.

Empresarial e Contábil II

O evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fecomércio-MA e o Banco do Nordeste em maio de 2018, com o objetivo de facilitar o acesso dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo às linhas de crédito daquela instituição financeira

Além de linhas de crédito, serão apresentadas a lista de documentos solicitados pelo BNB para cadastro e as licenças exigidas para concessão de crédito. As inscrições são gratuitas e realizadas no site www.fecomercio-ma.com.br.

Reunião PDF

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF) completou 20 anos com a expressiva marca de mais de 2.800 fornecedores cadastrados, uma expectativa de geração de negócios com empresas maranhenses, superior a R$ 30 bilhões e mais de 50 encontros de negócios realizados.

O balanço foi feito na última reunião do Conselho Gestor do programa realizada este ano, da qual participaram executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras do PDF.

Restaurante Escola do Senac

Após quatro meses de reforma, o Restaurante Escola do Senac, localizado na Rua de Nazaré, no Centro, reabriu suas portas ao público.

A reforma incluiu intervenções de ordem estrutural, trazendo mais segurança e comodidade aos frequentadores, além de preservar as características arquitetônicas do prédio. Dentre as opções no cardápio, frutos do mar, pratos nordestinos e outros.

Varejo

Vendas no comércio

As vendas do comércio varejista desaceleraram para 0,1% em outubro, na comparação com setembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE. Apesar da redução no ritmo, trata-se do sexto resultado positivo seguido do setor este ano, com ganho acumulado de 2,7%.

Cortejo de Natal na Potiguar

A loja Potiguar na Cohama estará em clima de Natal neste sábado, 14, com a visita, às 10h30, de Papai Noel e todo o cortejo natalino da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL). Uma oportunidade especial para as pessoas tirarem fotos e interagir com todas as personagens.

Redução dos juros

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse que o corte da taxa de juros ao nível de 4,5% ao ano é sinônimo de um ambiente de negócios favorável ao avanço dos investimentos, da geração de empregos e da renda, o que possibilitará uma maior velocidade da recuperação econômica no ano.

“É a maior mudança estrutural na economia desde o controle da inflação”, ressaltou o presidente da Fiesp. No entanto, assinalou que é importante queos bancos façam a sua parte e reduzam os juros ao tomador final, que permanecem altíssimos, apesar da Selic estar no menor patamar histórico há dois anos.

Vendas em shoppings

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) projeta movimento maior nas vendas de Natal e festas de fim de ano, comparado ao mesmo período do ano de 2018. Um fator muito positivo para a estimativa de crescimento nas vendas de final de ano, além da liberação do FGTS, PIS/Pasep e pagamento da segunda parcela do 13º salário, é dado também pelas contratações temporárias.

Vagas de estágio

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estima que serão abertas mais de 85 mil vagas de estágio e aprendizagem só no primeiro trimestre de 2020. Uma boa oportunidade para jovens estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.