Saúde

Maranhão não atinge meta mínima de cobertura vacinal contra sarampo

Segundo o Ministério da Saúde, o Maranhão alcançou 90% de cobertura na campanha de vacinação; a meta mínima era de 95%

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Público-alvo da última campanha de vacinação contra o sarampo foi de pessoas de 20 a 29 anos
Público-alvo da última campanha de vacinação contra o sarampo foi de pessoas de 20 a 29 anos (sarampo)

O Maranhão está entre as nove unidades federativas que não atingiram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal contra o sarampo, que foi estabelecida pelo Ministério da Saúde. O estado conseguiu 90%, de acordo com informações divulgadas nessa sexta-feira, 13, pelo órgão do governo federal. Neste ano, foram realizadas duas campanhas nacionais para prevenir e combater a doença. A primeira foi destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Já a segunda teve como foco a população de 20 a 29 anos.

O Ministério da Saúde informou que, além do Maranhão, não conseguiram a meta mínima os estados do Pará (85,4%), Roraima (87,9%), Bahia (88,9%), Acre (91,4%), Piauí (91,9%), São Paulo (93,7%) e Amapá (94,9%). O Distrito Federal, com 93,7%, também está na lista. As unidades federativas que ultrapassaram a meta de vacinação foram: Mato Grosso do Sul (115,92%), Alagoas (115,7%), Rondônia (114,4%), Paraíba (110,2%), Pernambuco (109%), Ceará (108,2%), Minas Gerai (106,7%), Espírito Santos (105,7%), Santa Catarina (105,4%), Paraná (102,8%), Tocantins (102,5%), Rio de Janeiro (101,7%), Sergipe (99%), Rio Grande do Sul (101,1%), Goiás (103,4%), Mato Grosso (97,2%), Amazonas (96,4%) e Rio Grande do Norte (96,2%).

Bons resultados
Apesar de nem todas as unidades da federação terem conseguido a meta de vacinação, o Ministério da Saúde frisou que os esforços do governo federal para proteger a população brasileira contra o sarampo trouxeram bons resultados. Segundo o órgão, o Brasil ultrapassou a meta de cobertura vacinal da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). “No total, 99,4% das crianças de até um ano de idade estão vacinadas no país. O resultado é o melhor dos últimos cinco anos, embora oito estados e o Distrito Federal não tenham atingido a meta mínima, que é de 95%”, afirmou.

Mesmo com o bom desempenho do país, o diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, demonstrou preocupação com os municípios que ainda não cumpriram a meta. “Ainda temos cerca de 1,9 mil municípios que, mesmo com a intensificação das ações de vacinação por meio de campanhas, não conseguiram atingir a meta. Isso é preocupante para 2020 porque ainda existe surto da doença no país”, informou.

Casos no Maranhão
No Maranhão, seis casos foram confirmados em 2019, mas sem registros de óbitos, de acordo com o mais atual boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, números confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). As duas últimas situações afetaram uma criança de um ano, do município de Lima Campos, e um homem, de 32 anos, vindo de São Paulo, em visita à família em Pedreiras. Nesses dois episódios, as pessoas não eram vacinadas.

Os quatro casos anteriores foram registrados nos municípios de Vitorino Freire - uma mulher de 40 anos, vinda de São Paulo; em Lago da Pedra - um bebê de oito meses; em São Luís - um homem de 33 anos, vindo de Santos (SP), e em Caxias - uma criança, de sete meses.

Em todos os casos a Vigilância Epidemiológica dos municípios realizaram as ações de bloqueio, com imunização dos contatos diretos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, que o Maranhão registrou, até o momento, seis casos de sarampo. A SES acrescenta, ainda, que realizou capacitação de profissionais, além de efetuar a dispensação da vacina e insumos para Unidades Regionais de Saúde (URS), conforme cronograma previsto do Ministério da Saúde.

Por fim, a SES frisou que, embora o estado desenvolva ações complementares de vacinação, a ação da Secretaria não pode ser substituída pela ação municipal. Sobre a cobertura vacinal, será recomendado o reforço da vacinação de rotina nas unidades básicas de saúde.

Atualmente, a doença circula em 17 estados brasileiros, com um total de 3.565 casos confirmados nos últimos 90 dias, ou seja, de 1º de setembro a 23 de novembro. Este ano, já ocorreram 15 óbitos (14 somente em São Paulo). Dentre as vítimas, seis são menores de 1 ano, duas são crianças de 1 e sete são adultos maiores de 20 anos. O Ministério da Saúde alertou que a baixa cobertura vacinal é responsável pela disseminação do sarampo no Brasil.

CAMPANHA

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, coordenada pelo Ministério da Saúde, foi realizada de forma seletiva, e ocorreu em duas etapas. No período de 7 a 25 de outubro, o público-alvo foram as crianças de seis meses a menores de 5 anos. O Dia D (Dia de Mobilização Nacional) aconteceu em 19 de outubro. Já a segunda etapa, que aconteceu de 18 a 30 de novembro, teve como foco a população de 20 a 29 anos. O Dia D foi registrado em 30 de novembro.

Em São Luís, somente na primeira fase da ação, foram imunizadas quase 12 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.