Editorial

Inadimplências e renegociação de dívidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Dados da Serasa Experian revelam que o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 63,9 milhões em outubro, 4% a mais do que no mesmo mês de 2018, quando eram 61,7 milhões. O montante alcançado pelas dívidas até esse período era de R$ 254 bilhões, com o valor médio de R$ 3.993,00.

Os números mostram ainda que a maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos (37,1% do total). Em segundo no ranking de participação, estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem por 34,1% do total.

Com relação a gênero, 48,3% das pessoas inadimplentes são homens e 46,7%, mulheres, sendo que a maioria das dívidas foi contraída em setores bancários e de cartão de crédito, totalizando 28,4% do total. O setor de contas básicas, como energia elétrica, água e gás respondeu por 20,2% do total de débitos em atraso.

É nesse cenário de dificuldades e endividamento que boa parte da população brasileira tem convivido nos últimos anos, sem falar que para piorar essa situação, o desemprego também tem contribuído. Sem ter como pagar, as pessoas ficam inadimplentes e negativadas, sem poder ter acesso a crédito. Por outro lado, bancos e administradoras de cartões ficam no prejuízo, buscando recuperar a dívida em atraso.

Neste fim de anos, diversos bancos aderiram ao projeto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, de realização da Semana da Negociação e Orientação Financeira, com o objetivo de facilitar a vida de quem está com dívidas em atraso a renegociá-las, inclusive com possibilidade de se quitar, a partir da oferta de condições especiais, como descontos.

Como a Semana da Negociação foi um prazo muito curto, de 2 a 6 de dezembro, o Banco do Brasil decidiu pela prorrogação até o final do mês de dezembro as condições especiais, oferecendo descontos de até 92%, prazos de até 120 meses e a carência que pode chegar a 180 dias serão oferecidos O BB também oferece, promocionalmente, taxas de juros 14% menores para as operações de renegociação.

Podem participar todos os clientes pessoa física que possuam operações de crédito vencidas com o BB, independentemente da faixa de renda e com mais de 30 dias de inadimplência. Todas as agências do Banco do Brasil e mais de 60 mil funcionários no país participam da ação.

A Caixa é outro banco que tem dado oportunidade a quem tem dívida a se regularizar. Após abrir agência em horário estendido em São Luís na Semana da Negociação, trouxe novamente o Caminhão Você no Azul, unidade móvel de atendimento para renegociação de dívidas de créditos comercias para pessoas físicas e empresas.

Outra boa notícia para quem tem dívidas em atraso e está procurando facilidades, a versão online do Feirão Limpa Nome do Serasa Consumidor foi prorrogado até dia 15 deste mês com descontos que podem chegar até 98%. Até o momento mais de 1 milhão de consumidores já negociaram suas dívidas que já somam mais de 1,6 milhão de acordos fechados. Isso representa um crescimento de 200% em relação ao último feirão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.