Imigrantes

Dispara o número de brasileiros presos ao tentar entrar nos EUA

Mais de 18 mil brasileiros foram detidos pela Polícia de Fronteira; o ano fiscal de 2019 terminou em setembro, e o número de detenções continuou elevado em outubro e novembro, quando mais de 3 mil brasileiros foram presos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Soldado da Guarda Nacional americana observa migrantes em El Paso, Texas
Soldado da Guarda Nacional americana observa migrantes em El Paso, Texas (Reuters)

Legenda/Reuters

Soldado da Guarda Nacional americana observa migrantes em El Paso, Texas

WASHINGTON - O número de brasileiros presos pela Polícia de Fronteira tentando entrar irregularmente nos EUA aumentou em mais de 10 vezes no ano fiscal de 2019, para cerca de 18 mil, muito acima dos aproximadamente 1.600 no ano anterior, noticiou a CNN, a partir de dados obtidos com os serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras e séries históricas. A informação foi confirmada pela agência de alfândega e proteção de fronteiras americana.

O número máximo de imigrantes brasileiros presos antes era de 3.200 durante o ano fiscal de 2016, considerando uma série desde 2007. O ano fiscal de 2019 terminou em setembro, e o número de detenções continuou elevado em outubro e novembro, quando mais de 3 mil brasileiros foram presos.

No exercício 2019, encerrado em setembro, 977.509 pessoas foram detidas na fronteira sul, com o México, um aumento de 88% em relação a 2018. Após um pico em maio, os números caíram depois de acordos migratórios com México, Guatemala, Honduras e El Salvador.

O subsecretário para América Central do Departamento de Estado, Hugo Rodriguez disse em uma entrevista coletiva na terça-feira,10, que há pessoas que percorrem o caminho do Brasil até a fronteira sul dos Estados Unidos, e que “todos os países pelos quais eles passam devem fazer seu papel para se assegurar de que a viagem é legítima, e que eles só estão facilitando viagens para propósitos legítimos”.

"Tópico quente"

Na mesma entrevista, o secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna, Ken Cuccinelli, disse também que a imigração é um “tópico quente” nas conversas com o Brasil e que o governo americano tem um “diálogo aberto” com o país sobre o tema, que está sendo discutido “ativamente”.

Em julho, O Globo publicou que o governo brasileiro havia aceitado um pleito antigo dos americanos para facilitar a deportação de brasileiros que emigraram sem visto adequado aos Estados Unidos.

Fontes do governo brasileiro afirmam que o objetivo da medida não é prejudicar os brasileiros, e sim evitar que fiquem presos indefinidamente nos Estados Unidos, apenas aguardando o momento que seriam inevitavelmente deportados. Esse tipo de cooperação intergovernamental para identificar nacionais brasileiros presos teria tido início ainda durante o governo de Michel Temer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.