Dom José Belisário - Arcebispo de São Luís

Cinco décadas de dedicação e amor ao próximo

Ele foi elevado a arcebispo em 2005, quando deixou a Diocese de Bacabal para comandar a Igreja de São Luís, onde desenvolve um trabalho missionário respeitado e elogiado

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Dom Belisário em momento de celebração na igreja
Dom Belisário em momento de celebração na igreja

São Luís - Meio século de trabalho eucarístico transcorrido com simplicidade. É assim a trajetória de um dos líderes religiosos mais carismáticos do Brasil. O arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, comemora seu Jubileu de Ouro neste sábado, momento que coincidirá com a abertura do Ano Missionário Arquidiocesano. No Maranhão, ele iniciou a jornada missionária em 2000, primeiramente em Bacabal e, cinco anos mais tarde, migraria para a capital.

“Logo na minha chegada ao Maranhão, senti uma diferença muito grande da região de onde eu vinha. Eu caminhava pelo interior e via que as estradas eram ruins e não havia energia elétrica em muitos povoados. Certamente, houve uma mudança muito grande ao longo desses 20 anos, para melhor. E a mentalidade das pessoas acompanha essas transformações. Isto, também, graças à TV brasileira, que é a grande educadora do povo brasileiro”, diz o mineiro natural de Carmópolis.

Dom Belisário conquistou a simpatia do povo maranhense e passou a ser admirado pela sua correta condução da Arquidiocese de São Luís e pelo seu compromisso com a palavra de Deus. Ele diz que, nessas cinco décadas de ordenação presbiterial, acompanhou as transformações da sociedade em seus variados campos.

“Quando analisamos o nosso país, vemos que, pelo menos no último século, assistimos a mudanças positivas. Hoje, temos um dos maiores eleitorados do mundo, pois no início do século XIX não chegava a 1% da população. Incontestavelmente, vivemos o período mais longo da democracia”, analisa.

O franciscano comemora avanços como o combate à corrupção. “As prisões de políticos não é algo bonito de se ver, mas é positivo para o futuro da nação, pois devemos nos preocupar com a nossa caminhada”, frisa.

Dom José Belisário é natural de Carmópolis, Minas Gerais
Dom José Belisário é natural de Carmópolis, Minas Gerais

Papel

Nesse contexto, ele destaca o papel da Igreja Católica, que acompanha tudo o que está acontecendo no Brasil. “A Igreja brasileira é representada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo papel, em certos momentos, é muito importante para que os cidadãos não se desanimem. Na época dos militares, por exemplo, o organismo foi importante para resguardar a esperança. Atualmente, experimentamos uma sociedade plural e o papel das instituições religiosas é fundamental”, afirma.

Reconhecido como Cidadão Ludovicense pela Câmara Municipal de São Luís, em 2015, e como Cidadão Maranhense, pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em 2016, devido aos serviços prestados à sociedade local, dom José Belisário distingue-se por seu jeito discreto de participar da vida da comunidade e na política, sendo acessível e querido.

De acordo com ele, o ano missionário tem como tema “Vão com a força do Espírito Santo e sejam minhas testemunhas”. Por conta da celebração, todas as 56 paróquias da Arquidiocese realizaram retiros preparatórios. “O ano missionário é fruto do Plano de Pastoral elaborado em 2015, durante a edição 26 da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que dentre as principais determinações, definiu o despertar missionário para 2020, passo definidor para a proclamação do estado permanente de missão”, declarou.

Certamente, houve uma mudança muito grande ao longo desses 20 anos, para melhor. E a mentalidade das pessoas acompanha essas transformações. Isto, também, graças à TV brasileira, que é a grande educadora do povo brasileiro”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.