Revista Forbes

Angela Merkel é a mulher mais poderosa do mundo

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, levou o segundo lugar. Em terceiro veio a líder da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A chanceler Angela Merkel, foi eleita a mulher mais poderosa do mundo
A chanceler Angela Merkel, foi eleita a mulher mais poderosa do mundo (Reuters)

ESTADOS UNIDOS - A revista Forbes elegeu as 100 mulheres mais poderosas do ano. A chanceler alemã, Angela Merkel, ficou com o 1º lugar pelo nono ano seguido.

Em segundo veio a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e, em terceiro, a líder da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.

"Em 2019, mulheres de todo o mundo entraram em ação, reivindicando posições de liderança no governo, negócios, filantropia e mídia. Não se deve mexer com essas pioneiras", escreveu a revista.

A frase remete à declaração que a democrata Nancy Pelosi fez a um repórter que insinuou que os motivos dela para buscar o impeachment do presidente americano, Donald Trump, eram pessoais. "Não mexa comigo", disse Pelosi, segundo a Forbes.

A revista destacou a postura da americana durante os embates com Trump e o fato de que a terceira posição é a mais alta que ela já teve desde que entrou no ranking, em 2015 - quando ocupou o 38º lugar.

Em 4º lugar ficou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e, em 5º, Mary Barra, CEO da General Motors.

A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey apareceu em 20º; a premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, em 38º; a rainha Elizabeth II, em 40º; a filha do presidente americano, Ivanka Trump, ficou em 42º; a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, apareceu em 50º.

As cantoras Rihanna, Beyoncé e Taylor Swift ficaram em 61º, 66º e 71º, respectivamente. A diretora financeira da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, ficou em 77ª posição.

A tenista Serena Williams também figurou na lista, ocupando a 81º posição.

A ativista ambiental Greta Thunberg, de 16 anos, foi uma das 23 novatas na lista, aparecendo em último lugar.




Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.