Personalidade

Trump ironiza ativista do clima Greta Thunberg: ''Calma Greta, calma''

Greta foi anunciada na quarta-feira,11, como ganhadora do prêmio anual da revista ''Time'' por inspirar milhões de jovens a agir contra as mudanças climáticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Donald Trump fala a jornalistas no gramado da Casa Branca
Donald Trump fala a jornalistas no gramado da Casa Branca (Reuters)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a ativista do clima Greta Thunberg, dizendo ontem,12, que é "ridículo" que a jovem sueca tenha sido nomeada Personalidade do Ano da Time em 2019.

Greta, de 16 anos, foi anunciada na quarta-feira,11, como ganhadora do prêmio anual da revista por seu trabalho, inspirando milhões de jovens a agir contra as mudanças climáticas. É a pessoa mais jovem a conseguir este reconhecimento.

"Tão ridículo. Greta precisa trabalhar em seu problema de controle da raiva, depois ir a um bom filme antigo com um amigo! Calma Greta, calma!", escreveu Trump, de 73 anos, no Twitter, em resposta a um comentário parabenizando a adolescente.Essa não foi a primeira vez que o presidente norte-americano foi hostil com a jovem.

Em setembro, Trump retuitou um vídeo de um discurso da adolescente durante uma cúpula do clima da ONU, no qual Greta denunciou com raiva os líderes mundiais por não terem enfrentado as mudanças climáticas: "Como vocês se atrevem?", disse ela.

Trump comentou sarcasticamente: "Ela parece uma jovem muito feliz, ansiosa por um futuro brilhante e maravilhoso. Muito bom de ver!".

Greta também foi alvo de crítica esta semana do presidente Jair Bolsonaro, que a chamou de "pirralha". Em resposta, a jovem resolveu adotar a mesma palavra na descrição de seu perfil no Twitter.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.