Coluna

PUREZA DO MARANHÃO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21


Heresia confessa: não tinha conhecimento de Dona Pureza Lopes Loyola até esta semana, quando o filme que conta a história dessa maranhense admirável passou a ser repercutido por conta do Festival do Rio. Estrelado por Dira Paes e com estreia prevista para o 1º semestre de 2020, "Pureza" traz a saga de uma mãe em busca do filho desaparecido, que acaba descobrindo e combatendo a prática do trabalho escravo contemporâneo em fazendas no Pará.

​[e-s001]

Roteiro de cinema
Decorrida no início dos anos 1990, a jornada de Dona Pureza, quase sempre à pé, converteu-se em centenas de trabalhadores rurais libertos e indenizados, um prêmio internacional, além do aguardado reencontro com o filho.


Profecia
Antes da peregrinação, uma pessoa profetizou a Pureza: "os olhos do mundo ainda vão te ver!". Episódio que ela compartilhou com Dira Paes em um dos encontros entre elas. Mulher grandiosa que é, a própria maranhense concluiu ao contar o acontecido: "Os olhos do mundo são o cinema". O episódio foi partilhado pela atriz em reportagem ao jornal O Globo.

Mais de uma década
Com direção de Renato Barbieri, Pureza será lançado 13 anos após o primeiro contato do diretor com a saga dessa mãe aguerrida. Ele, assim como Dira Paes, já esteve em Bacabal, onde vive a personagem, hoje com 76 anos, junto do filho, Abel.


Baú da Pureza
Após aval da dona da história para realizar o longa, Barbieri teve acesso a registros como cassete, fotos e até as cartas escritas a três presidentes: Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Além da condecoração pela Anti-Slavery International, mais antiga organização abolicionista do mundo.


Bate-papo
Encontro descontraído no pátio do Grupo Mirante, na tarde de ontem, reunia Fernando Sarney, Pergentino Holanda, o jornalista Félix Alberto Lima e o deputado Federal Márcio Jerry.


Música boa
Os amantes de Jazz da Ilha tem destino certo amanhã: o Secreto Bosque, no Turu, que abre as portas para Lucille Berce. A maranhense radicada em São Paulo volta após um bom tempo longe dos palcos da terrinha. Em tempo: a noite conta ainda com apresentação voz e violão de Regiane Araújo e a discotecagem apurada do DJ e jornalista Pedro Sobrinho.


Meu tesouro, meu torrão
O contato frequente com artistas maranhenses vem fazendo com que o diretor audiovisual Arthur Rosa se mantenha cada vez mais presente em São Luís. Radicado em São Paulo, ele está à frente, por exemplo, de diversos videoclipes recém-lançados. Ponto para a cena local, que ganha com trabalhos de alta qualidade.

A maranhense Pureza Loyola e Dira Paes. A primeira inspira a atriz com a personagem-título do filme Pureza, que deve estrear no primeiro semestre de 2020
A maranhense Pureza Loyola e Dira Paes. A primeira inspira a atriz com a personagem-título do filme Pureza, que deve estrear no primeiro semestre de 2020
Rafaella Ericeira recebeu nomes de charme da cidade, como Jacira Haickel e Daniele Braide, no lançamento da segunda unidade da loja feminina Duquesa, na Avenida dos Holandeses
Rafaella Ericeira recebeu nomes de charme da cidade, como Jacira Haickel e Daniele Braide, no lançamento da segunda unidade da loja feminina Duquesa, na Avenida dos Holandeses

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.