Ciência

Chuva de meteoros em São Luís: saiba como assistir

Fenômeno chamado de Geminídeas acontece todos os anos e terá seu ponto alto às 23h da noite de hoje

O Estado do MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Fenômeno poderá ser visto a olho nu na noite de hoje
Fenômeno poderá ser visto a olho nu na noite de hoje (Chuva)

Acontece nesta sexta (13) a última chuva de meteoros de 2019. Denominado de Geminídeas, o fenômeno uma vez por ano. Ele poderá ser visto em todo o Brasil, inclusive na capital maranhense. Especialistas afirmam que em locais distantes da iluminação a visualização será mais nítida.

Apesar de ter seu pico hoje, por volta das 23h, o fenômeno começou na última segunda (9). Todos os anos, em dezembro, a Terra cruza a órbita do meteoro 3200 Faetonte durante a sua trajetória ao redor do Sol. E ao passar por esta região, os detritos do corpo celeste — milhares de pedaços de rochas e pequenos destroços — acabam entrando na nossa atmosfera.

Na noite desta sexta será possível ver até 120 estrelas cadentes por hora no céu. Todo este espetáculo espacial pode ser observado a olho nu, sem usar telescópio ou qualquer tipo de equipamento.

Para ver a chuva de meteoros, basta olhar na direção leste. Uma dica interessante é olhar para o céu por alguns minutos para os olhos se acostumarem à escuridão, lembrando que a Lua cheia pode dificultar a visualização, assim como as condições meteorológicas e a poluição luminosa do local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.