PH

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O advogado Guto Guterres cercado pela família: A filha Luciana e o genro Leandro, as netas e a esposa Lucy
O advogado Guto Guterres cercado pela família: A filha Luciana e o genro Leandro, as netas e a esposa Lucy

Lançamento do Livro de Guto Guterres

Amigos e familiares do advogado Luís Augusto Guterres lotaram a sala de exposições SESC no lançamento beneficente de seu mais novo livro “Conversando sobre a Ordem e Outros Assuntos”, que teve toda a renda da venda doada para as obras de construção da Igreja de São Paulo Apóstolo.
Como disse Octavio Paz, “A memória é um presente que nunca deixa de passar”. Essa foi exatamente a intenção de Luis Augusto Guterres ao reunir em livro, diversas crônicas que eternizam temas relevantes e atuais. A maioria foi escrita por ele, e algumas em parceria com os amigos, e também escritores Daniel Blume, Misael Rocha, Carlos Helder Mendes, Alexandre Fragoso e Jobert Salgado.
O livro reúne 28 textos publicados em sites nacionais da área jurídica, assim como no jornal O ESTADO, no período de 2016 a 2018 e que coincide com a época em que o autor atuou como Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que deu a inspiração para o título do livro.
“Considero esse quarto livro uma vitória, fruto da disciplina pessoal e da vontade de registrar momentos da vida e da sociedade em textos”, disse o autor que tem uma verdadeira paixão pela literatura e cujas inspirações pessoais nessa seara são o escritor e amigo pessoal Joaquim Itapary, o qual Guterres define como sendo “lume e farol da literatura e erudição maranhense”. Na poesia, o autor admira a vasta e rica produção do poeta Luis Augusto Cassas.

Lançamento do Livro de Guto Guterres
Lançamento do Livro de Guto Guterres

Gestão de negócios

Proveitoso o I WI-Port, realizado concomitantemente à VIII Semana Gestão e Negócios da Faculdade de Negócios Faene, esta semana, com a presença dos professores doutores George Barbosa e Anderson Myranda e o representante do Porto do Itaqui/EMAP, Raul Lamarca. O evento foi organizado pelos alunos de Administração e Logística da Faene e incluiu, também, a exposição de projetos de novos negócios, aos cuidados dos alunos da graduação.

Boi imaterial
A notícia de que o bumba meu boi do Maranhão foi escolhido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco repercutiu de norte e sul do Brasil e, também,
no exterior.
Mas nada se compara ao brado retumbante dos maranhenses que rezavam ajoelhados para que isso acontecesse.
De fato, a notícia reverberou com mais intensidade nos terreiros que, o ano inteiro, acendem a fogueira dessa tradicional manifestação folclórica, aqui apresentada em diferentes sotaques e luxuosas indumentárias.
Nas redes sociais, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), Maurício Itapary, gravou vídeo em que celebra a eleição e agradece a todos os maranhenses.

Boi imaterial 2
Na sede do Boi de Maracanã, a presidente Maria José Soares ofereceu o troféu ao esposo falecido, Humberto de Maracanã, que neste exato momento deve estar batendo matracas de felicidade.
Afinal, em vida, o mestre se doou de corpo, alma e voz ao Batalhão de Ouro.
Há que se aplaudir, também, o esforço da ex-presidente do Iphan, Kátia Bogéa, na apresentação da candidatura. Foi o órgão que enviou, entre outras coisas, o vídeo de divulgação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi para os países que também tiveram manifestações culturais sob análise.

Boi imaterial 3
Como se sabe, a tradição do boi vem da antiguidade clássica, na Grécia. Chegou à Península Ibérica e, depois, aflorou no Brasil, onde foi ressignificada.
É uma manifestação cultural de suma importância porque reúne todas as etnias e envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal.
A manifestação tem a força de atrair turistas de vários cantos do mundo, principalmente no período junino.
Em resumo, os nossos parabéns à Unesco, por sua correta análise, que reforça o potencial do turismo cultural do Maranhão e do Brasil.

Natal da Integração
O projeto “Natal da Integração”, realizado pelo Grupo Oito e patrocinado pela Equatorial Maranhão e Governo do Estado, via Lei de Incentivo à Cultura, chega à sua segunda edição levando cultura e diversão de uma maneira inovadora a quem utiliza os terminais de integração de São Luís.
Nos dias 19 e 20 de dezembro, quem estiver nos terminais da Cohama, Cohab/Cohatrac, São Cristóvão e Distrito Industrial estará envolvido numa atmosfera mágica às vésperas do Natal.
Diversas apresentações culturais natalinas se apresentarão nos quatro terminais simultaneamente, sempre a partir das 16h.
Excepcionalmente neste ano, o “Natal da Integração” não ocorrerá no Terminal da Praia Grande, uma vez que o local passa por reformas.

Recital natalino
É hoje o recital natalino “Em Cantos de Natal”, no Anfiteatro Beto Bittencourt, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande.
O evento contará com performances das cantoras líricas Arleide Louzeiro, Eduarda Saraiva, Gerlene Ribeiro, Janeth Rocha, Juliana Cutrim, Patrícia Dias e Rosemary Sousa. Ao piano, estarão Willame Belfort e Ana Neuza Araújo.
O recital terá ainda a participação de atores e de vários cantores, entre eles, Mairla Oliveira e Roberto Brandão.

DE RELANCE

Virada no Villa
O cantor Lucas Seabra é a mais nova atração do Réveillon 2020 do Villa Reale. Além dele, a festa da virada terá os shows de Maiara e Maraísa, Michael Wesley, Argumento e Sambaceuma. A festa contará com o Espaço Suíte, que comportará 20 convidados e contará com atendimento de garçom e buffet exclusivos, Já o Espaço Jardim oferecerá a facilidade de mesas com 6, 8 e 10 lugares. Tem ainda a opção do Espaço Vivência, com open bar de cerveja. As crianças terão um espaço para a celebração do Ano Novo, com uma área adequada repleta de brincadeiras e diversão.


Dezembro é laranja
Estamos no “Dezembro Laranja” e o alerto é para os casos de câncer de pele, cujo tipo mais agressivo é o melanoma cutâneo, que tem origem nos melanócitos, ou seja, células produtoras de melanina, substância que determina a nossa cor. Esta semana, o médico cirurgião de cabeça e pescoço Stênio Roberto Santos se mostrou, mais uma vez, atuante, ao alertar sobre o fato de que a doença pode acometer, também, olhos, mucosas e meninges.


Dezembro é laranja 2
Segundo Stênio Santos, o melanoma representa apenas 3% dos cânceres de pele. Porém, pela sua característica de agressividade, é responsável por 80% das mortes. O melanoma é considerado agressivo porque as células podem se espalhar rapidamente pela corrente sanguínea. É o tipo com mais chances de causar metástase.


Orçamento 2020
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou ontem o Projeto de Lei 484/2019, de autoria do Poder Executivo, que prevê o Orçamento do Estado do Maranhão para o exercício financeiro de 2020. De acordo com o projeto, o Orçamento de 2020 estima uma receita global no valor de R$ 19 bilhões, novecentos e cinquenta e nove milhões, novecentos e oito mil e oitocentos e seis reais. O projeto, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador Flávio Dino, contempla todos os setores da administração pública e prevê recursos para o pagamento dos servidores em geral, especialmente dos pensionistas e aposentados, no exercício do ano vindouro.


Exoneração e nomeação
A historiadora maranhense Kátia Bogéa foi exonerada da presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cargo que ocupava desde junho de 2016. A decisão do presidente Jair Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Para substituí-la foi nomeada a arquiteta Luciana Rocha Feres, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e com doutorado pela Universidade de Massachusetts. Ela foi diretora na Fundação Municipal de Cultura (2013 a 2016) e gerente de Cultura no Sesc de Minas (2017 a 2019).


Exoneração e nomeação 2
Na nova função, Luciana receberá o mais alto salário do grupo DAS (Direção e Assessoramento Superiores). A troca faz parte de uma mudança volumosa no setor. O recém nomeado secretário especial da Cultura, dramaturgo e diretor Roberto Alvim, tem feito diversas mudanças na subpasta do Ministério do Turismo.


Conciliação Itinerante
Uma iniciativa do Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão, o projeto Conciliação Itinerante realizou 215 atendimentos nos dois dias em que recebeu a população de Carutapera, primeiro município visitado durante a sexta edição da ação, no Fórum da Comarca. Foram realizadas 158 audiências envolvendo demandas processuais e não-processuais.


Conciliação Itinerante 2
Na última terça-feira, o presidente do Nupemec, desembargador José Luiz Almeida, e o juiz coordenador do Núcleo, Alexandre Abreu, intensificaram os diálogos com o objetivo de acertar parceria para a instalação de um centro de conciliação em Carutapera e deslocaram-se, também, para Cândido Mendes, onde anteciparam as conversas com lideranças do município.


Para escrever na pedra:
“A transformação da modéstia em virtude foi de grande vantagem para os idiotas”. De Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.