Reclamou

Líder do Governo na Assembleia contesta críticas da oposição

Rafael Leitora afirmou que reclamação da banca de oposição não tem justificativa após rejeição de emendas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(Rafael Leitoa minimiza tentatia de aumentod e imposto do governo)

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Rafael Leitoa (PDT), criticou a bancada de oposição após encerrada a votação do Orçamento 2020 na Casa.

Durante a discussão da matéria, os deputados Adriano Sarney e César Pires, ambos do PV, e Wellington do Curso (PSDB), reclamaram muito de emendas propostas e que foram rejeitadas pelos dinistas. Eles pretendiam, principalmente, retirar recursos da Comunicação e redirecionar para a Saúde.

Leitoa rebateu.

“Todos os anos nós vemos aqui discursos como esses para que os deputados, que votam com a coerência que é o orçamento, sejam atacados e votem contra essas emendas aqui apresentadas, que não são emendas individuais”, disse.

Segundo ele, em vez de propor mudanças ao texto, definido com base no plano plurianual, os parlamentares que não integram a base poderiam destinar recursos às áreas que pretendem por meio das suas emendas individuais – cada deputado tem direito a R$ 4 milhões.

“Se eu quero resolver o problema de fato, eu coloco na minha emenda individual. Coloco lá R$1 milhão para a construção de um hospital veterinário [em referência a proposta de Wellington do Curso], mas assim os deputados não fizeram. Ficam fazendo aqui discursos falaciosos, tentando dizer que o governo Flávio Dino não executa as políticas públicas. Todos nós aqui, presidente, temos demandas nos nossos municípios, todos nós aqui gostaríamos de aprovar recursos diretamente para as nossas bases. Quem não gostaria? Mas não podemos mexer dessa forma no orçamento do Estado, a fim de apenas atrapalhar a execução que o povo do Maranhão já aprovou”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.