Inconsistências

12.896 contribuintes no Maranhão estão na malha fina da Receita

Entre as razões que levaram à retenção de declarações em 2019, estão omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, despesas médicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Para saber o que há de errado com sua declaração de IRPF, o contribuinte pode acessar o site da Receita
Para saber o que há de errado com sua declaração de IRPF, o contribuinte pode acessar o site da Receita

A Delegacia da Receita Federal em São Luís informou que 12.896 contribuintes no Maranhão caíram na malha fina, devido a inconsistências nas informações prestadas. Em todo o país, 700.221 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2019 retidas.

As declarações que entraram em "malha fina" ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida. A quantidade de declarações retidas em malha corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 declarações apresentadas neste ano.

De acordo com a Receita Federal, das mais de 700 mil de declarações retidas em malha neste exercício em todo o país, 74,9% apresentam imposto a restituir; 22,4% apresentam imposto a pagar e 2,7% apresentam saldo zero.

Ainda segundo a Receita, as principais razões que levaram à retenção de declarações em 2019 foram, na seguinte ordem: omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes (35,6% das declarações com esta ocorrência); despesas médicas (25,1%); divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF (23,5%); dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras (12,5%).

Último lote do IR

Ainda estão abertas as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2019. Quem não aparecer em um dos sete lotes regulares do IR está automaticamente na malha fina do Leão.

Para saber o que há de errado com sua declaração, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

As consultas já podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo para tablets e smartphones.

Mais

O que é malha fina?

A malha fina é o procedimento para verificar inconsistências na declaração do Imposto de Renda. Uma espécie de análise de todas as declarações na busca de identificar algum erro nas informações declaradas pelo contribuinte. Qualquer informação incorreta ou omitida é o suficiente para a declaração entrar na malha fina.

Cair na malha fina não quer dizer que o contribuinte precisará necessariamente pagar multa. Na maioria das vezes, é preciso somente entregar a declaração retificadora para corrigir os erros declarados. A multa só é aplicada quando houver Imposto de Renda a ser pago, ou seja, sem estar quitado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.