PH

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
OS EMPRESÁRIOS Cristiano Barroso Fernandes e Magnólia Rolim serão eleitos hoje presidente e vice da ACM e lideram uma diretoria composta por 41 empresários, entre novos e veteranos da entidade
OS EMPRESÁRIOS Cristiano Barroso Fernandes e Magnólia Rolim serão eleitos hoje presidente e vice da ACM e lideram uma diretoria composta por 41 empresários, entre novos e veteranos da entidade
REUNIDOS na confraternização anual da equipe TVN, Karla Diniz, Jeferson Diniz, Flávia Pessoa, o Diretor Augusto Diniz, Fernanda Oliveira e Walkiria Pinto
REUNIDOS na confraternização anual da equipe TVN, Karla Diniz, Jeferson Diniz, Flávia Pessoa, o Diretor Augusto Diniz, Fernanda Oliveira e Walkiria Pinto

Confraternização

A liderança de mercado de uma empresa é reflexo também de uma boa gestão, que valoriza os colaboradores e seus talentos.
A TVN, sob a direção de Augusto Diniz, é exemplo de uma empresa atuante nas áreas de Internet Wi-Fi, TV HD, Telefonia e TVN Fibra, e que conta com uma equipe talentosa, engajada e motivada a buscar os melhores resultados operacionais e oferecer ao cliente o melhor atendimento e o mais confiável serviço.
Nesse clima, de celebrar as conquistas de 2019, o time TVN esteve reunido para o almoço anual de confraternização, com direito a sorteios, muita animação e temática tropical.

Lenita lança novo livro

A escritora maranhense Lenita Estrela de Sá faz a festa literária nesta sexta-feira, com o lançamento do seu mais novo livro, “Atrás do Baú de Guardados”, publicado com o selo da Editora Penalux, em São Paulo, onde ela está morando, recentemente aposentada pelo TRE-MA. O livro tem prefácio de Daniel Zanella e apresentação na orelha por Itamar Vieira Júnior (vencedor do Prêmio Leya 2018). O lançamento será na Adega e Restaurante Dona Carmen, na Rua Dr. Bacelar, 649, Vila Clementino, São Paulo.

Eleições da ACM
A classe empresarial vai às urnas durante o dia de hoje para eleger a nova diretoria da Associação Comercial do Maranhão.
A votação acontece das 8h às 18h na sede da entidade, localizada na Praça Benedito Leite.
Votam todos os sócios da ACM com mais de 6 meses de associados à entidade e adimplentes.
A nova diretoria eleita terá uma gestão de três anos, sem direito a reeleição, conforme diz o estatuto da entidade.

Eleições da ACM 2
Encabeçam a chapa única ao triênio 2020/2022, como candidatos à presidência e vice, respectivamente, os empresários Cristiano Barroso Fernandes (Grupo Atlântica, Internacional Marítima e Promo 3 Eventos) e Magnólia Rolim (Grupo Magnólia).
Eles lideram uma diretoria composta por 41 empresários, entre novos e veteranos da entidade.
Com o slogan Juntos + Fortes, os dois empresários chegam ao comando da ACM com proposta de aprofundamento dos pilares de fortalecimento da relação com o associado e networking para geração de oportunidades.

Parceria
Sucesso absoluto de público, a comédia maranhense “Muleque Té Doido” vai ter continuidade e dessa vez conta com apoio e parceria da TVN.
O projeto cinematográfico capitaneado pelo ator e diretor Erlanes Duarte em sua quarta versão será “Muleque Té Doido 4 – Morreu Maria Preá” e promete muitas gargalhadas com os atrapalhados personagens Erlanes, Guida, Nikima e Sorriso.
Para a TVN, empresa que sempre investe para fomentar a cultura e o entretenimento entre os maranhenses, terá sua marca diretamente ligada ao filme e suas personagens, conforme parceria selada em contrato nesta semana.

Encontro Presidencial
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves seguiu ontem para Brasília liderando uma comitiva formada por empresários industriais, vice-presidentes da Federação e presidentes de sindicatos patronais industriais do Maranhão para o encontro com o presidente Jair Bolsonaro, que ocorre hoje, na sede da CNI, onde serão recepcionados pelo presidente da entidade, Robson Braga de Andrade.
Baldez entregará ao Presidente um documento da Fiema com propostas para impulsionar o desenvolvimento da indústria e da economia do Maranhão.
Vale destacar que na solenidade, Bolsonaro será homenageado pela CNI com o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial, maior honraria da Confederação Nacional da Indústria.

Comitiva
A comitiva da Fiema, liderada por Edilson Baldez, é composta por Francisco de Sales Alencar, Benedito Bezerra Mendes Cirilo Campelo Arruda, Fábio Ribeiro Nahuz, João Batista Rodrigues, João Alberto Mota Teixeira Filho, José Orlando Soares Leite Filho, Leonor Gomes de Carvalho, Nayhara Miranda Vasconcelos, Pedro Robson Holanda da Costa, Manoel Messias Nunes Sarmento, Joanas Alves da Silva, Luís dos Santos Lima, Celso Gonçalo de Sousa, Arthur Gonçalo de Sousa Moraes, Antonio Carlos Lopes Ribeiro, Alexsandro de Jesus Caldas Coelho, Raimundo Nonato Pinheiro Gaspar e João Neto Franco.

TRIVIAL VARIADO

É hoje o lançamento do mais novo livro da educadora e Reitora da UNDB Centro Universitário, Profa. Dra. Ceres Murad. Com o sugestivo título “De Beyoncê a Habermas: O Que eu Disse a Jovens Profissionais”, o livro é uma coletânea dos discursos que Ceres Murad proferiu como Reitora da UNDB, ao longo dos anos na colação de grau da instituição.

Para comemorar os 9 anos de trajetória da Fragrance Perfumaria, a empresária Anne Lima promove, hoje, um evento para reunir convidados e a imprensa. O objetivo do evento é apresentar aos participantes novas tendências do mercado da perfumaria no Brasil e no mundo para o ano de 2020. A comemoração está marcada para as 19h, no Tropical Shopping, na loja Fragrance Perfumaria.

Em novembro de 2018, funcionários ativos, aposentados e pensionistas do Estado Rio de Janeiro foram convocados para participar de recenseamento. O prazo de um ano se esgotou sem que 29 mil e 453 se apresentassem. O governo anuncia que cortará os salários. Muitos duvidam, convictos de que no Rio, capital nacional da desordem, vale tudo.

A Dinamarca é reconhecida pela Transparência Internacional como o país menos corrupto do mundo. Brasília fica 9 mil e 800 quilômetros distante de Copenhague. Um dia chegaremos lá.

Há uma maneira fácil de os governos acertarem suas contas: aumentando impostos, taxas e contribuições. Nos últimos 30 anos, a arrecadação para os cofres públicos cresceu mais do que a produção dos brasileiros. Enquanto isso, o poder público, em grande parte, desempenha o seu papel de forma ineficiente.

DE RELANCE

Língua e Oratória
Promovido pela Prefeitura de São Luís, o curso Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Oratória voltado para agentes de endemias e comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), será retomado em 2020. Este ano, o cronograma de formação foi encerrado no dia 3 de dezembro, na Escola de Governo e Gestão Municipal de São Luís, no Renascença e, somente nesta última turma, 45 profissionais receberam orientações sobre o uso correto das regras de ortografia e concordância.

Língua e Oratória 2
A ação soma-se à política da gestão municipal de valorização dos servidores. Além de consolidar o conteúdo voltado à língua, os profissionais também receberam reforço do uso da comunicação falada como ferramenta de abordagem prática durante as visitas domiciliares. Para 2020, a Superintendência de Educação em Saúde da Semus fará modificações no organograma de aulas, com o objetivo de ampliar as turmas e as horas de qualificação.

Língua e Oratória 3
O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão realizará no dia 13 deste mês uma palestra para discutir os impactos das mudanças nas regras do sistema previdenciário para os servidores públicos e os dispositivos da nova Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019). O evento será realizado no auditório da Sefaz/MA, localizado no Calhau. E os palestrantes serão o diretor de aposentados e pensionistas da Fenafisco, Celso Malhani, e o Assessor Especial da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, Danilo Gaioso.

Língua e Oratória 4
Tem mais: Malhani fará uma exposição sobre como as alterações realizadas na previdência irão impactar os servidores públicos. E discutirá ainda as implicações da nova Lei de Abuso de Autoridade, sancionada em setembro deste ano. Já Danilo Gaioso dará esclarecimentos sobre o Projeto de Lei Complementar que promove mudanças na previdência dos servidores estaduais do Maranhão.

Nova versão
Diante de um mundo cada vez mais digital, os Correios lançaram, no último sábado, uma nova versão do site da empresa (www.correios.com.br). O ambiente foi reformulado para melhorar a experiência de navegabilidade do usuário, além de trazer informações mais completas e acessíveis sobre os produtos e serviços da estatal.

Visita de vitorioso
O presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, recebeu na última segunda-feira a visita do candidato a presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Barroso Fernandes, que destacou a importância da união entre as entidades empresariais e a sugestão da implantação de um comitê permanente de discussão formado pelas lideranças empresariais do Maranhão visando o desenvolvimento do estado. O superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros e a diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral, também participaram da reunião.

Condição indispensável
Mais do que disputar fatias do generoso Fundo Partidário, dirigentes precisam dar novos instrumentos para os candidatos às prefeituras e câmaras municipais. Um deles é esclarecer sobre a elaboração, a interpretação e a fiscalização do orçamento. Torna-se o primeiro passo para evitar desperdícios. Deve ser acrescido das noções de transparência e responsabilidade na defesa dos interesses da população. Em países desenvolvidos é comum: candidatos a prefeituras e câmaras municipais dominam a situação financeira.

Bolso sem fundo
A maioria das prefeituras enfrenta crises porque administradores públicos sempre acharam que era fácil fazer despesas sem limites. Gastaram sem olhar para o orçamento e muitas quebraram. Se os partidos não tomarem a iniciativa de oferecer cursos, que os candidatos sozinhos ou em grupo se apropriem das informações necessárias para o exercício de seus mandatos. Caso contrário, continuará tudo na mesma. Não dá para prefeitos e vereadores ficarem dependendo apenas de tecnocratas, para saberem o que acontece com o recolhimento e a destinação dos impostos.

Comprovem
Há uma tarefa fundamental a ser exercida pelos eleitores: exigir dos candidatos que comprovem a existência de recursos para cumprir as promessas. Se não apontarem, dará para desconfiar. Sem essa premissa, municípios seguirão mergulhados na penúria.

Para escrever na pedra:
“A leitura é de grande utilidade quando se medita sobre o que se lê”. De Nicolas Malebranche, filósofo e teólogo francês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.