Segurança

Deputados responsabilizam Dino por mortes de indígenas no MA

Edilázio Júnior (PSD) e Hildo Rocha (MDB) ainda acusaram governo comunista de cortar benefícios de indígenas no estado e cobraram resultado de força tarefa anunciada pelo governador em novembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Hildo Rocha e Edilázio Jr. culpam governo Dino por mortes de indígenas
Hildo Rocha e Edilázio Jr. culpam governo Dino por mortes de indígenas (Hildo e Ed)

Os assassinatos de indígenas ocorridos no último fim de semana, no município de Jenipapo dos Vieiras, repercutiram em Brasília. Para os deputados federais Hildo Rocha (MDB) e Edilázio Júnior (PSD), a atual onda de violência contra índios no Maranhão é de responsabilidade do atual governo de Flávio Dino (PCdoB).

Rocha afirmou que o desprezo do governo pelos índios transformou o ambiente propício a falta de segurança. “O governo do Maranhão não dialoga com os indígenas. O governador Flávio Dino não proporciona segurança nos municípios onde estão as áreas indígenas, não age para evitar os conflitos que terminam ocasionando mortes como as que aconteceram no fim de semana”, disse o deputado.

Hildo Rocha também acusa o governo estadual de cortar benefícios da comunidade indígena no estado. “Ele cortou todos os benefícios que os índios recebiam. Durante o atual governo os indígenas deixaram de ter até o transporte escolar”, afirmou.

Sem benefícios


Ainda de acordo com Hildo Rocha, a grande ocorrência de roubos de cargas, assassinatos, assaltos a ônibus e veículos de passeios, sequestros e tráfico de drogas que ocorrem ao longo da BR-226, dentro das comunidades indígenas, são praticados por criminosos que se infiltram nas aldeias, ganham a confiança das comunidades e depois passam a praticar diversas modalidades de crimes.

“O governo estadual tem conhecimento disso, mas não faz nada, é omisso, deixa os indígenas sem assistência, sem segurança, sem nenhum tipo de apoio. O resultado dessa omissão está aí. Os assassinatos, roubos e outros tipos de crimes registrados nas aldeias aumentaram durante os cinco anos do governo de Flávio Dino”, destacou Hildo Rocha.

Já Edilázio Júnior cobrou do governador explicações sobre a suposta força-tarefa, anunciada em novembro, quando um outro líder indígena havia sido brutalmente assassinado.

“Em menos de um mês ele (Flávio Dino) foi para o Twitter e para a mídia nacional dizer que estava formando uma força-tarefa para evitar que novos fatos como este ocorressem. Os casos continuam. Então fica aqui o meu repúdio a essa balela do governador Flávio Dino”, disse o deputado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.