Em obras

Obras no Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia avançam

Requalificação dos espaços tradicionais do Centro fazem parte do programa São Luís em Obras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Obras da Praça da Bíblia está em ritmo acelerado
Obras da Praça da Bíblia está em ritmo acelerado (Praça da Bíblia)

O Centro de São Luís ganha uma nova configuração urbanística com espaços públicos requalificados e mais aprazíveis à população, a exemplo do Complexo Deodoro, obra realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís e entregue em dezembro do ano passado. Agora, por meio do programa municipal São Luís em Obras, estão sendo amplamente reformados o Parque do Bom Menino e a Praça da Bíblia, cujos serviços avançam dando mostras de que em breve este locais terão sua importância histórica resgatada e valorizada.

Na Praça da Bíblia, já foi concluída 90% da pavimentação, o que inclui as calçadas e o pátio central. Também chegou a 90% a construção dos quiosques, isto é, falta apenas a pintura e a cobertura do pátio, pois foi demolida toda a estrutura pré-existente para dar lugar a novos alicerces (sapatas de concreto), cisterna, alvenaria, pedras e bancadas, revestimento cerâmico e reboco.

No perímetro da praça está sendo instalado um piso tátil e, segundo os responsáveis pela obra, já foi concluído 80% deste serviço, que serve para orientar a caminhada de pessoas com deficiência visual. As escadarias e vias de acesso à praça estão em fase final de construção. Está em fase de instalação (70% concluído) o sistema de irrigação e será iniciado nos próximos dias o serviço de paisagismo. Lembrando que o prazo para entrega da obra é março de 2020.

A reforma da Praça da Bíblia visa ainda promover melhorias da integração física entre o passeio da Avenida Guaxenduba, onde fica localizada a praça, e a porção central do logradouro, além de nova iluminação pública para destacar o Monumento da Bíblia; e vai garantir acessibilidade universal em todo o espaço. Todo o projeto de reforma do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia e entorno atende às normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No parque
No Parque do Bom Menino, localizado na Avenida Alexandre de Moura, Centro, está sendo construída a superestrutura dos quiosques, próximo às quadras esportivas. Já foram construídas as sapatas de sustentação, os pilares de concreto e as paredes de alvenaria estão em fase de conclusão, passando para o reboco.

No local, já foram concluídas as escavações para a construção das biovaletas e também as travessias de pedestres da pista de cooper. Também está sendo reformado o prédio administrativo do parque, onde serão refeitas todas as instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e pluviais.

Na área do parque será edificado um novo prédio para a Guarda Municipal. Está em andamento também a construção do Skate Park, cujo serviço está com 35% completo, conforme os responsáveis pela obra. Em andamento também está a reforma do ginásio coberto, com a recuperação de todo o alambrado e a restauração das instalações elétricas, seguidas de pintura. Próximo ao ginásio, segue a reforma das duas quadras esportivas de concreto (sem cobertura), sendo que uma delas teve demolida totalmente a estrutura concretada para dar lugar a um campinho gramado para futebol society.

A área reservada para comércio de flores e plantas ornamentais também está em reforma. No local, já foram construídas os alicerces (sapatas de sustentação e contrapiso). O próximo passo será a construção das estruturas de madeira e o telhado. Os floristas instalados no parque foram remanejados, provisoriamente, para uma área ao lado da obra (mas inserida dentro do perímetro parque), enquanto é realizado o serviço.

A requalificação do Parque do Bom Menino visa organizar e estruturar estes espaços urbanos, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com as consequentes melhoria da qualidade de vida e melhora da saúde pública.

Todo o projeto de requalificação do Parque foi pensado para garantir o atendimento das normas de acessibilidade universal. É proposta a criação de uma rota em piso tátil interligando os dois principais acessos às principais edificações da zona central do parque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.