CONSCIENTIZAÇÃO

Órgãos de controle realizam caminhada contra a corrupção em São Luís

Atividade foi promovida pela Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Caminhada reuniu representantes de diversos órgãos de controle
Caminhada reuniu representantes de diversos órgãos de controle (Caminhada combate à corrupção)

SÃO LUÍS- Uma caminhada foi realizada na manhã de ontem (8) em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, lembrado nesta segunda-feira (9). Promovida pela Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, composta por instituições como o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC-MA), a atividade foi a forma escolhida pelos integrantes para chamar atenção da população sobre a importância de inibir e denunciar fraudes nos órgãos públicos.

A corrupção é um dos males que mais afeta e prejudica a população brasileira. Para demonstrar à população a importância de prevenir e enfrentar esses atos, a Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão reuniu centenas de pessoas, entre funcionários públicos e membros da sociedade civil organizada, para uma 1ª Caminhada Contra a Corrupção, em um percurso de 1,5 km realizado no Parque Estadual Sítio do Rangedor, no Calhau.

Entre os participantes e organizadores esteve o promotor de justiça e coordenador da rede, Marco Amorim, que destacou a população como principal prejudicada pela corrupção mas, também, atuante indispensável na fiscalização do poder público. Segundo ele, é essencial que os cidadãos se mantenham alertas às atividades das instituições do Estado para garantir que os serviços sejam feitos dentro da legalidade.

“A Rede de Controle do Maranhão é composta por 28 instituições, é uma das mais fortes do Brasil e todos os anos realizamos uma atividade para lembrar esta data. Nesse ano, promovemos uma caminhada pequena, mas marcante porque traz à sociedade essa necessidade que nós temos de enfrentar esse grande cupim da república, que corrói as bases estruturais do nosso país, que é a corrupção. A participação da população é fundamental para fiscalizar a coisa pública porque, além de ser a principal destinatária dos investimentos públicos, é quem, muitas vezes, sabe, de fato, onde está o problema, uma vez que é a sociedade que vê a sua rua sem saneamento, por exemplo, e cabe a ela trazer, aos órgãos de controle, aquilo que sofre para tomarmos providência”, esclareceu.

Conforme dados expostos pelo promotor Marco Amorim, mais de R$200 bilhões são desviados todos os anos pela corrupção no Brasil. Valor que poderia ser destinado à construção de escolas e hospitais, investir em saneamento básico, entre outras demandas sociais. Para Lilian Guimarães, titular da Secretaria de Transparência e Controle do estado (STC), a mobilização é um momento importante para demonstrar o engajamento dos órgãos perante a sociedade.

“Essa fusão dos órgãos de controle representa um momento muito importante para todos que estão aqui, participando desta caminhada e para a sociedade. Nessa atividade contra a corrupção, envolvemos nossas famílias e amigos para demonstrar que estamos aqui para somar, para colaborar com a população no enfrentamento deste mal e esperamos que essa impressão fique para todos os cidadãos e para as gerações futuras”, ressaltou.

Como frisado por Marco Amorim, a população pode e deve interagir em parceria à Rede de Controle por meio de ouvidorias e demais canais de denúncias vinculados aos órgãos responsáveis pelo combate à corrupção, conforme explicou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins. “Tem que haver controle, tem que haver transparência, tem que haver fiscalização e o maior fiscal é o povo. Nós estamos cobrando, constantemente, para que as prefeituras e os órgãos públicos tenham seus portais de transparência alimentados e a população deve fiscalizar e denunciar para que os órgãos de controle realizem o trabalho que a eles compete, que é, de fato, combater a corrupção”, destacou Martins.

Dia Internacional contra a Corrupção

O dia 9 de dezembro foi instituído mundialmente como o Dia Internacional contra a Corrupção. A data, proposta pela delegação brasileira, foi marcada pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada por diversos países neste mesmo dia, no ano de 2003, na cidade de Mérida, no México.

Composto por 71 artigos, o texto da Convenção é considerado o maior juridicamente vinculante de luta contra a corrupção, fenômeno que não é exclusivo e característico da cultura brasileira. Por atingir escalas mundiais, o objetivo da Convenção e da data é fortalecer o combate à corrupção no mundo inteiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.