DEVOÇÃO

Missa campal marca enceramento do festejo de Nossa Senhora da Conceição

Mais de 100 mil pessoas participaram da celebração, na Praça Maria Aragão; festejo é realizado há mais de 200 anos no Monte Castelo

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Missa na Praça Maria Aragão reuniu milhares de fieis
Missa na Praça Maria Aragão reuniu milhares de fieis (Missa Nossa Senhora)

Repletos de fé e devoção, milhares de fiéis estiveram, no fim da tarde de ontem (8), na Praça Maria Aragão, onde foi celebrada a tradicional missa campal que marca o encerramento do festejo de Nossa Senhora da Conceição. Após a celebração, uma procissão acompanhou a imagem da padroeira até o Monte Castelo, onde está localizada a igreja que leva seu nome. De acordo com a organização, mais de 100 mil fiéis participaram das homenagens.

Ao longo do dia, várias atividades foram realizadas no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, como parte das comemorações dedicadas à santa. Durante o dia, de duas em duas horas, foram realizadas missas na igreja, mesmo quando as atividades estiverem acontecendo alusivas ao festejo em outras partes da cidade. Segundo a organização, essa é uma maneira de fazer com que os fiéis, que não podem ir a grandes distâncias ou não possam estar na grande multidão, sintam-se à vontade em espaços menores.

De acordo com o pároco do santuário, padre Carlinhos, como é reconhecido pelos fiéis, a cada ano mais fiéis têm se mobilizado para fazer parte das homenagens a Nossa Senhora da Conceição e chamou atenção para o tema deste ano, que remete a uma passagem bíblica marcada pela fala de Maria que indica o caminho do Senhor.

“Nós percebemos, inclusive, pelos comungantes da Hóstia, da Eucaristia, na comunhão, que a festa tem crescido. Hoje está sendo um dia surpreendente pelo número de fiéis que já passaram por aqui. Todas as missas estiveram lotadas. Este ano estamos trabalhando a passagem bíblica onde Maria diz ‘Minha alma glorifica o Senhor’. O nosso objetivo é evangelizar, e neste caso destacar o coração, o sentimento de Maria diante desta afirmação, pois pretendemos que ela nos eduque no caminho da santificação de nossas vidas”

O Festejo da Conceição tem uma programação que se estende por 30 dias. O ponto máximo do festejo, realizado ontem, Dia de Nossa Senhora da Conceição, levou mais de 100 mil fiéis à Praça Maria Aragão, no Centro da capital maranhense. Para o padre, a data e a celebração são essenciais para incentivar a população a viver uma relação ainda mais próxima com Deus.

“Essa data se torna importante para destacar e ressaltar a importância de uma espiritualidade mais viva e íntima com Deus. Buscar valores além do que vemos e vivemos no nosso cotidiano. Refletir que a vida não se encerra neste mundo, que Cristo, quando ressuscitou, nos garante a eternidade, e que o caminho para ela é o seguimento a Ele. Por isso da necessidade de momentos como este, para a gente parar e nos religarmos a nossa origem e fim último, que é nossa união com Deus”, frisou.

O festejo

Realizado há mais de 200 anos, o festejo é proposto pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo, com o objetivo de renovação de fé e devoção dos fiéis por meio da tradicional festa religiosa.

Ao longo desse período, o festejo passou por várias mudanças. Uma delas foi a alteração de “Igreja da Conceição” para “Santuário da Conceição”, ocorrida em 8 de dezembro de 2004.

O estilo do festejo também foi alterado. Ele passou a ser de 100% em cunho religioso, com duração de 30 dias, onde os missionários vinculados ao Santuário visitam as famílias do bairro, assim como ocorrem visitas aos órgãos público, paróquias e hospitais.

Dia de Nossa Senhora da Conceição

A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica da Igreja Católica celebrada em 8 de Dezembro. A afirmação da Imaculada Conceição de Maria pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento. Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nascendo, há dois mil anos, na zona da Palestina, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana.

No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. O culto à Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D.Pedro I. Já no despontar do século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.