RECONHECIMENTO

Dia do Engenheiro tem comemoração antecipada em São Luís

Homenagem foi promovida pelo Clube do Engenheiro do Maranhão, com oferecimento de um almoço especial; participantes destacaram o papel da categoria para o desenvolvimento do estado

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Dia do Engenheiro foi celebrado antecipadamente
Dia do Engenheiro foi celebrado antecipadamente (Dia do Engenheiro)

SÃO LUÍS- O Dia do Engenheiro, oficialmente lembrado no dia 11 de dezembro, foi comemorado de forma antecipada sábado (7) pelo Clube de Engenharia do Maranhão, que reuniu profissionais da área e suas famílias para um almoço especial em um restaurante no Jardim Renascença. Além da data, a entidade celebrou o sucesso do Projeto Educação Continuada, que visa fortalecer a engenharia por meio do conhecimento técnico, incentivando, entre outras coisas, a participação de profissionais em palestras, cursos e visitas técnicas monitoradas.

A Engenharia é sinônimo de desenvolvimento e, em países emergentes como o Brasil, se mostra ainda mais indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social. Mesmo sempre estando presente em diversos setores, sua valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando nos últimos anos e, de acordo com o engenheiro civil Emanuel Miguez, presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, uma das conquistas comemoradas do almoço que homenageou o Dia do Engenheiro foi justamente a valorização desta profissão no estado por meio do conhecimento.

“O Clube de Engenharia é a atividade pioneira deste segmento no Maranhão e, além da nossa categoria, defendemos os interesses da sociedade e a melhor forma de atingirmos excelência é estimulando nossos profissionais com o que temos de melhor, que é a educação continuada, o treinamento permanente do profissional. O engenheiro constrói o mundo mas, para isso, ele precisa está na vanguarda da informação técnico-científica e isso só é obtido por meio de treinamentos. Essa é uma tecla que temos batido nos últimos três anos e temos oferecido este incremento de conhecimento aos nossos profissionais por meio de palestras, visitas técnicas e cursos”, explicou Miguez.

No que depender do Clube de Engenharia do Maranhão, o setor registrará aquecimento no ano que se aproxima. Isso porque, em 2019, a instituição firmou parcerias importantes, como a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-MA), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-MA), O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU/MA) e outros.

O presidente da Ademi, Cláudio Calzavara, presente na festa, destacou o Clube de Engenharia do Maranhão como uma entidade comprometida com a população e com engenharia do Maranhão. “O Clube de Engenharia se empenhou, todo este ano, em defender a segurança dos prédios residenciais e comerciais do Maranhão, lutando para que haja normas atuais de defesa contra o incêndio”, afirmou em referência a firme campanha da instituição, realizada este ano, para a atualização do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico no Estado do Maranhão (Coscip), uma Lei Estadual que está ultrapassada, há décadas, e está sendo revista pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

“As entidades que representam os engenheiros devem participar da atualização do código com os recentes conceitos tecnológicos para garantir segurança e prevenir catástrofes causadas por sinistros tecnicamente evitáveis”, afirmou.

A presidente do Ibape-MA, Virginia Fernandes, ressaltou que a festa é em comemoração ao excelente trabalho que o Clube de Engenharia vem realizando, nos últimos anos, em defesa dos engenheiros e da engenharia do Maranhão e também destacou seu papel para o crescimento do estado. “O Ibape-MA e o Clube de Engenharia são parceiros no desenvolvimento do Maranhão e em defesa da profissão do engenheiro como construtor do Mundo. A engenharia unida é o nosso forte”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.