Rival direto pelo acesso

Cruzeiro perde, é rebaixado e será adversário do Sampaio na Série B

Equipe mineira foi derrotada pelo Palmeiras por dois a zero em jogo marcado por cenas de violência dentro e fora de campo; diretoria fala em "limpa" após vexame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Torcedores lamentam nas arquibancadas primeiro rebaixamento
Torcedores lamentam nas arquibancadas primeiro rebaixamento (Cruzeiro )

BELO HORIZONTE (MG) – Pela primeira vez em sua história o Cruzeiro Esporte Clube é rebaixado e jogará a Série B em 2020. Precisando vencer e torcer contra o Ceará – que empatou contra o Botafogo por um a um – o time celeste perdeu para o Palmeiras por dois a zero, ontem (8) no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Com o rebaixamento, o Cruzeiro será adversário do Sampaio Corrêa na Série D do ano que vem. Após o jogo, cenas de guerra dentro e fora do estádio foram registradas.

O jogo

O Palmeiras conseguiu assustar logo nos primeiros momentos da partida. Em cobrança de lateral pela direita, Marcos Rocha jogou a bola na área. Léo cabeceou para trás e Fábio precisou se esforçar para tocar por cima. Lucas Lima percebeu a subida de Zé Rafael pela direita e lançou na medida. Ele ganhou de Henrique e bateu cruzado para boa defesa do experiente Fábio.
Em uma rara subida ao ataque do Cruzeiro, Jadson cruzou da direita e Pedro Rocha mandou por cima. Já no final, Ezequiel desceu pela esquerda e tocou para o meio, mas Weverton interceptou. O único momento de vibração para a torcida local foi pelo gol do Botafogo contra o Ceará.
O Palmeiras conseguiu inaugurar o marcador aos 11 minutos da etapa complementar. Dudu recebeu lançamento em profundidade pela esquerda, levou a melhor sobre Cacá e tocou de calcanhar para Raphael Veiga cruzar. Zé Rafael completou rasteiro e superou o arqueiro cruzeirense.
Logo após o gol alviverde, o técnico Adilson Batista fez sua terceira alteração ao trocar Pedro Rocha por Maurício. A situação do Cruzeiro, já desesperadora, piorou ainda mais no momento em que o Ceará empatou contra o Botafogo no Rio de Janeiro.
Aos 38 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique cruzou da direita e Dudu completou de cabeça para ampliar a vantagem do Palmeiras. A adoção de torcida única no Mineirão não evitou confusão nas arquibancadas e o jogo precisou ser encerrado antes do final.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO-MG 0 x 2 PALMEIRAS-SP

Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 08 de dezembro de 2019, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gols:
PALMEIRAS: Zé Rafael (11 minutos do 2º Tempo) e Dudu (38 minutos do 2º Tempo)

CRUZEIRO: Fábio; Orejuela (Weverton), Cacá, Léo e Dodô; Henrique, Éderson e Jadson; Marquinhos Gabriel, Pedro Rocha (Mauricio) e Ezequiel (Sassá)
Técnico: Adilson Batista

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Antônio Carlos, Luan e Diogo Barbosa; Matheus Fernandes, Bruno Henrique e Lucas Lima; Raphael Veiga, Zé Rafael (Gabriel Veron) e Dudu
Técnico: Andrey Lopes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.